quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cabo Frio: Pacientes contam com fisioterapia no leito no Hospital Municipal Municipal São José Operário

O serviço de fisioterapia nos leitos já está sendo realizado no Hospital Municipal São José Operário. Todos os dias, a fisioterapeuta Núbia Gama visita os pacientes acamados e hospitalizados por muito tempo, desenvolvendo o trabalho especialmente com os doentes que apresentam algum histórico de problema pulmonar, amputações ou alguma patologia motora.
Segundo a Dra. Núbia, com os exercícios da fisioterapia, é possível manter o padrão respiratório do paciente, proporcionando a reexpansão pulmonar dessa pessoa que possui alguma dificuldade de respirar.
- São exercícios que possibilitam a ventilação do pulmão desse paciente que normalmente apresenta alguma deficiência respiratória. Além disso, conseguimos evitar infecções respiratórias, pneumonias, atrofia muscular e a fraqueza nos músculos, muito comum entre os pacientes que ficam muito tempo sem se movimentar – explicou.
A dificuldade respiratória em pacientes acamados tende a piorar porque quando deitados, a respiração fica mais superficial, e se for mantida assim por tempo prolongado, algumas estruturas pulmonares se fecham, o que faz com que os problemas respiratórios se agravem.
- O nosso trabalho visa melhorar um pouco o dia a dia dessas pessoas que já passam por tantas dificuldades em consequência das doenças. Os resultados são muito positivos: conseguimos muitas vezes evitar que uma infecção se desenvolva, colaborando para uma alta mais rápida – afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário