terça-feira, 25 de agosto de 2015

LEI SECA - Operação Lei Seca fiscaliza mais de 700 veículos durante o fim de semana em cidades do interior

Ações aconteceram em Angra dos Reis, Porciúncula e Rio Bonito

A Operação Lei Seca (OLS), da Secretaria de Estado de Governo, abordou, durante o fim de semana, 734 veículos em três cidades do interior do estado. As ações aconteceram nos municípios de Angra dos Reis, Porciúncula e Rio Bonito.
A fiscalização no interior realizou, na sexta-feira (21/8) e no sábado (22/8), 671 testes do etilômetro, com 37 casos de alcoolemia e 32 CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) recolhidas. As ações resultaram em 171 veículos multados e 33, rebocados.
Balanço da Operação Lei Seca
A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro. Desde então, até a madrugada de 24/08/2015, 1.991.088 motoristas foram abordados, 388.263 foram multados, 78.585 veículos foram rebocados e 136.329 motoristas tiveram a CNH recolhida. Um total de 145.537 condutores sofreu sanções administrativas, sendo que 5.200 deles também sofreram sanções criminais. Os agentes realizaram 1.744.544 testes com o etilômetro.
Operação Lei Seca no interior
Angra dos Reis (21 e 22/8) – 352 veículos abordados, 89 multados, 26  rebocados, 17 CNHs recolhidas e 319 testes com etilômetro realizados, com 19 casos de alcoolemia.
Porciúncula (21 e 22/8) – 214 veículos abordados, 21 multados, dois rebocado, 13 CNHs recolhidas e 191 testes com etilômetro realizados, com 14 casos de alcoolemia.

Rio Bonito (22/8) – 168 veículos abordados, 31 multados, cinco rebocados, dois CNHs recolhidas e 161 testes com etilômetro realizados, com quatro casos de alcoolemia.

RJ - Turistas ganham guia com roteiros no interior do estado

Encarte da Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio lista centenas de rotas e dicas de lazer, gastronomia e cultura fora do eixo metropolitano


Os turistas que visitarem o Rio de Janeiro passam a contar oficialmente a partir de semana que vem com o primeiro guia de roteiros turísticos do Estado. O encarte, lançado pela Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio, com 98 páginas, sugere programações históricas, gastronômicas, ecológicas e culturais, com centenas de dicas para o turista que deseja conhecer o interior do estado. O material trás ainda calendários de eventos, com as principais festas populares nas regiões turísticas da Costa Verde, Agulhas Negras, Costa do Sol, Serra Verde Imperial e Vale do Café.

O material faz parte do programa Rio+3, que incentiva os visitantes da capital a conhecerem cidades a até três horas de distância do município carioca.

- O interior fluminense é um oásis turístico ainda pouco conhecido por algumas pessoas. Nosso trabalho está voltado para dar visibilidade a estas regiões, que oferecem uma enorme riqueza e variedade cultural, gastronômica, climática e histórica. Em até três horas do Rio podemos conhecer praias deslumbrantes na Costa do Sol e na Costa Verde, apreciar o valor histórico da Serra Verde Imperial, as imponentes fazendas do Vale do Café, além de múltiplas programações de ecoturismo nas cidades de Agulhas Negras. Em até três horas do Rio, tem muito mais Rio para se conhecer – conta o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix.

O Guia Rio+3, elaborado e editado pela Imprensa Oficial do Estado do Rio, será distribuído gratuitamente na rede hoteleira, bares, restaurantes, postos de informações e principais pontos turísticos da capital.

ARARUAMA - Fórum Permanente de Educação Infantil de Araruama começa na próxima terça-feira

Com o objetivo de promover debate sobre a função e a qualidade da educação infantil no município, acontece na próxima terça-feira, dia 25, às 9 horas, a cerimônia de abertura do Fórum Permanente de Educação Infantil de Araruama no Centro Municipal de Educação Mário Revelles Castanho, ao lado da Casa do Futuro..

Tendo como tema “Por uma Pedagogia da Educação Infantil: possibilidades e desafios para a prática”, o evento contará com mesa redonda onde serão apresentados trabalhos sobre corpo e movimento na educação infantil, a experiência de criação do cinema, primeiros socorros na infância, autonomia e o mundo da imaginação.

O fórum terá encontros nas segundas quartas-feiras de cada mês, às 18 horas, na Casa de Cultura José Geraldo Caú.

SÃO PEDRO DA ALDEIA - Escolas municipais aldeenses escolhem livros didáticos para o triênio 2016, 2017 e 2018

Dentro do Programa Nacional dos Livros Didáticos – PNLD 2016, supervisores e diretores das escolas municipais de São Pedro da Aldeia reuniram-se na última sexta-feira, dia 21 de agosto, no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, para uma reunião que teve como objetivo a unificação dos livros didáticos a serem utilizados no triênio 2016, 2017 e 2018 para o primeiro segmento do ensino fundamental em toda a rede municipal de ensino. Todo o processo foi acompanhado por equipes da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

Para facilitar a escolha, foi elaborado um calendário com momentos distintos. A primeira etapa, realizada antes mesmo do recesso escolar, foi a recepção aos representantes de e
ditoras na SEMED, seguida da análise dos livros por eles enviados. Os representantes das escolas analisaram todo o material do dia 10 ao dia 20 de agosto, fazendo as pré-escolhas, e no dia 21 participaram do encontro para a unificação dos livros didáticos. A última etapa será o preenchimento da escolha unificada no portal do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – pelos representantes das unidades escolares acompanhados pela equipe pedagógica da SEMED.

O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) que elabora o Guia do Livro Didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE.

MACAÉ - FSMA realiza a II Semana de Psicologia

A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) realizará a II Semana de Psicologia. O evento será nos dias 26 e 27 de agosto, quarta e quinta-feira, das 18h30min às 21h30min, no auditório Ir. Maria Léa, e tem como público-alvo estudantes de psicologia, mas também é aberto à comunidade.
Serão emitidos certificados para os participantes, cada dia. A participação no evento vale como atividade complementar para os alunos do curso de Psicologia da FSMA.
- A Semana de Psicologia traz questões inerentes à prática do psicólogo e reflexões importantes que vão além dela, considerando que é parte integrante da formação profissional a discussão sobre o lugar do psicólogo na sociedade e como este trafega na política da vida, sensibilizando os alunos-cidadãos a uma reflexão cujo objetivo é o embasamento ideológico e emocional dos mesmos – diz o coordenador do Curso de Psicologia da FSMA, Dr. Marcello Santos.

         Programação:
         Dia 26/8 – Quarta-feira - Mesa-redonda – Tema: “Ética pra quê?”

         Dia 27/8 – Quinta-feira - Dia do Psicólogo - II Jornada da Clínica Escola Santa Teresa

RJ - Terceiro caderno de gênero "Mais mulheres no poder" é lançado no TRE-RJ

No encerramento do seminário "Cariocas na Política: Mulher, Democracia e Poder", nesta segunda-feira (24), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-Rio) lançou, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o terceiro caderno de gênero, com o tema: "Mais mulheres no poder". Nesta edição, o caderno aborda a subrepresentação das mulheres, o direito à participação política, além de orientar sobre o processo político-eleitoral. "Trata-se de um instrumento de trabalho para todas as mulheres interessadas em ingressar na política", ressaltou a responsável pela SPM-Rio, secretária municipal Ana Rocha.

"Precisamos fazer mais parcerias para ampliar o debate sobre tema tão complexo", enfatizou a secretária municipal, ao agradecer o apoio do TRE-RJ, de 15 partidos políticos e outras entidades da sociedade civil para a realização do seminário. Antes do lançamento da nova edição do caderno, o procurador de justiça Marcos Ramayana concluiu o último módulo dos encontros com uma breve palestra sobre "O processo político-eleitoral". Ele falou sobre as principais normas, resoluções e etapas eleitorais, destacando assuntos como filiação, registro de candidatura, propaganda, prestação de contas, crimes e multas.

"As eleições exigem um preparo não somente pessoal, ou seja, não somente daquilo que se deseja defender e lutar, mas também estudo, um preparo jurídico, um cuidado que vocês devem observar para não serem prejudicadas", argumentou o procurador Ramayana. Ele destacou que muitas mulheres acabam sendo penalizadas por não fazerem, corretamente, a prestação de contas de campanhas ou por nem entregá-las à Justiça Eleitoral no prazo devido. Por isso, as candidatas ficam, após as eleições, sem o direito à certidão de quitação eleitoral, sujeitas à inelegibilidade e multas.

Ao encerrar o seminário, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RJ (EJE-RJ), desembargador Wagner Cinelli, defendeu que a afirmação da cidadania da mulher é um interesse da democracia. "Isso passa pela inclusão feminina no debate, no processo e na vida política", enfatizou o desembargador. Nesse último módulo do seminário, atuaram como debatedoras a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), a coordenadora das Mulheres em Movimento do PSDC, Marcela Nosseis, e a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio, que também é vice-presidente do PDT Nacional e vice-presidente da Internacional Socialista Mulher da América Latina.

MACAÉ - Fórum discute diversidade étnico-racial

Será realizada nesta terça-feira (25) a primeira reunião do Fórum Permanente da Educação para a Diversidade Étnico-Racial de Macaé. O encontro será realizado no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), às 14h. O objetivo da programação é mobilizar a sociedade civil e a comunidade escolar para melhor implementação da lei 11.645-2008 e do Fórum Permanente da Educação para a Diversidade Étnico-Racial de Macaé. A intenção é reunir representantes da comunidade e de movimentos negros e indígenas.

Fórum - O Fórum Permanente da Educação para Diversidade Étnico-Racial de Macaé vai atuar de forma autônoma com encontros trimestrais. O objetivo do trabalho do Fórum é integrar representantes de instituições  do poder público e da sociedade civil, para prestar apoio à políticas públicas para educação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações étnico-raciais e ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O Fórum visa acompanhar, propor e debater políticas voltadas para Educação das Relações Étnico-Raciais de Diversidade; levantar demandas para populações abrangidas pela temática da diversidade; sensibilizar a comunidade local quanto ao assunto, promover grupos de trabalho, oficinas e seminários para estudar, orientar e pesquisar, além de executar levantamento das atividades de implementação das Leis 10.639-2003 e 11.645-2008.

Programa - A rede municipal conta com o programa de Cultura Afro-Brasileira e Indígena.  A proposta  é instrumentalizar os educadores com as novas metodologias e informações para trabalhar
com a temática das relações raciais, inserindo o indígena (Lei 11645/08). Esta é uma lei complementar à Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta é intensificar a formação integral voltada para reconhecimento das etnias, diversidade cultural e usar as escolas municipais como cenários de produção de cultura, conscientização e valorização da identidade. Já a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, comenta que a intenção é destacar o ensino da história e cultura afro-brasileira e inúmeras etnias que fazem parte da sociedade.

CABO FRIO - Boca do Mato recebe o Salineira com a Comunidade no dia 29 de Agosto

No próximo dia 29 de Agosto, a Auto Viação Salineira realizará o evento Salineira com a Comunidade na Praça da Boca do Mato, em Cabo Frio, das 10 às 15 horas.

Serão oferecidos aos moradores, gratuitamente, os serviços de medição da taxa de glicose, aferição de pressão, aplicação de flúor, corte de cabelo, recreação infantil, sorteio de cestas básicas, atendimento jurídico, Fale com a Salineira (atendimento da equipe operacional), palestra educativa, caricatura ao vivo, inclusão digital, manicure e muito mais. 

Reforçando e dando continuidade à campanha que visa diminuir o impacto do descarte incorreto do óleo de cozinha usado no meio ambiente, a empresa fará a coleta do resíduo e trocará por sabão ecológico, produzido a partir do processo de reciclagem do óleo usado. 



Salineira com a Comunidade tem por objetivo promover a integração entre a empresa e a população da Região dos Lagos. 

MACAÉ - Fundação Macaé de Cultura realiza palestra Mulheres Empreendedoras

Palestras, oficinas e debates, sempre focados na mulher, constam no programa Mulheres Sem Fronteira que realizou, na última sexta-feira (21), o primeiro encontro no Polo de Cultura Fronteira. O evento foi uma realização da Fundação Macaé de Cultura (FMC), que teve como tema o empreendedorismo. A iniciativa tem o objetivo de levar às mulheres da comunidade e bairros vizinhos, conhecimentos e experiências relevantes para o seu desenvolvimento familiar e de seus negócios, bem como oferecer um espaço para o diálogo.
A ação reforça o compromisso com a sustentabilidade local e o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico das comunidades. Neste primeiro encontro, a palestrante convidada foi a vice-presidente de Preservação e Promoção de Igualdade Cultural e Racial, Zoraia Dias, com a palestra Mulheres Empreendedoras.  O discurso trouxe orientações e incentivo para abertura do próprio negócio e a necessidade da formalização.
“Naturalmente nós mulheres somos empreendedoras, aprendemos a ser mães desde pequenas, pois cuidamos de nossas bonecas ganhadas na infância. Temos habilidades naturais que é o cuidar. Aprendemos a lavar e passar as roupas, cozinhar e etc. Essas habilidades podem ser transformadas em dinheiro e isso é empreendedorismo. Saindo da informalidade elas podem se estabelecer no mercado de trabalho”, frisou Zoraia.
A programação contou ainda com exemplos de sucesso. Mulheres que se destacam em diferentes áreas, como Marineide Pereira (beleza), além de Zilanir Alves (cosméticos) e Bia Mara Barbosa (turismo) que contaram um pouco de suas vidas e como conseguiram destaque no mercado macaense.
A comerciante Luciana Alves, dona da lanchonete Vitória, no bairro Fronteira, falou um pouco sobre a sua experiência no processo da formalização por meio de programas como o Micro Empreendedor Individual, o MEI. “Ser legalizado é uma forma de ter diversas vantagens, pagar o seu INSS com uma taxa menor, possuir CNPJ e a vantagem de ser um comerciante correto”, ressaltou.
A coordenadora do Polo Fronteira, Keila Quirino, acredita que investir em mulheres é uma das formas mais efetivas na redução das desigualdades e na qualidade de vida familiar. “O investimento na educação de mulheres tem um significativo efeito multiplicador. É a mulher quem educa e, em muitos casos, responsável pelo sustento dos filhos. Portanto, a melhor maneira de garantir que nossas crianças tenham uma vida estável, emocional e intelectual, é oferecer meios para que as mães alcancem sua independência financeira e tenham orientação para cuidar dos seus filhos. Cuidar das mães é a melhor maneira de cuidar das crianças”, avalia.
A partir desse primeiro encontro, a Fundação Macaé de Cultura vai investir em parcerias para levar ao Polo da Fronteira cursos de capacitação. As interessadas podem entrar em contato com a secretaria do Polo, das 8h às 17h ou pelo telefone 2762-4716.

BÚZIOS - Feijoada feita pelas Mães da APAE marca lançamento de projeto de geração de renda

No dia 29 de agosto, de meio-dia às 18h, a ONG Pescador de Ideias e a APAE Búzios realizarão uma feijoada para marcar o  projeto “Mães da APAE Búzios”. O evento será realizado no Buda Beach, localizado na Orla Bardot, em Búzios, e custará R$20 o ingresso, que dará direito a feijoada e a apresentação musical do Clube do Choro Búzios. 
 
O “Mães da APAE Búzios” é um projeto criado pelo  empresário Flávio Duncan, diretor geral da ONG Pescador de Ideias.que visa proporcionar a autonomia socioeconômica e criar geração de renda para as mães dos assistidos da instituição, através de oficinas de qualificação, promovendo oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho. 

 
“Inicialmente a APAE irá realizar oficinas de gastronomia para que as mães possam saber cozinhar e comercializar o que produziram. A cozinha da APAE Búzios foi disponibilizada para este projeto”, explicou Flávio Duncan, diretor geral da ONG Pescador de Ideias. “No site do PDI (www.pescadordeideias.com.br), os interessados podem conhecer mais sobre o projeto e fazer uma doação para a realização das oficinas”, finalizou. 
 
Mais Informações:

Data: Sábado, 29 de agosto de 2015 
Horário: Meio-dia às 18h 
Local: Buda Beach – Orla Bardot – Búzios/RJ