terça-feira, 25 de agosto de 2015

MACAÉ - Fórum discute diversidade étnico-racial

Será realizada nesta terça-feira (25) a primeira reunião do Fórum Permanente da Educação para a Diversidade Étnico-Racial de Macaé. O encontro será realizado no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), às 14h. O objetivo da programação é mobilizar a sociedade civil e a comunidade escolar para melhor implementação da lei 11.645-2008 e do Fórum Permanente da Educação para a Diversidade Étnico-Racial de Macaé. A intenção é reunir representantes da comunidade e de movimentos negros e indígenas.

Fórum - O Fórum Permanente da Educação para Diversidade Étnico-Racial de Macaé vai atuar de forma autônoma com encontros trimestrais. O objetivo do trabalho do Fórum é integrar representantes de instituições  do poder público e da sociedade civil, para prestar apoio à políticas públicas para educação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações étnico-raciais e ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O Fórum visa acompanhar, propor e debater políticas voltadas para Educação das Relações Étnico-Raciais de Diversidade; levantar demandas para populações abrangidas pela temática da diversidade; sensibilizar a comunidade local quanto ao assunto, promover grupos de trabalho, oficinas e seminários para estudar, orientar e pesquisar, além de executar levantamento das atividades de implementação das Leis 10.639-2003 e 11.645-2008.

Programa - A rede municipal conta com o programa de Cultura Afro-Brasileira e Indígena.  A proposta  é instrumentalizar os educadores com as novas metodologias e informações para trabalhar
com a temática das relações raciais, inserindo o indígena (Lei 11645/08). Esta é uma lei complementar à Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta é intensificar a formação integral voltada para reconhecimento das etnias, diversidade cultural e usar as escolas municipais como cenários de produção de cultura, conscientização e valorização da identidade. Já a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, comenta que a intenção é destacar o ensino da história e cultura afro-brasileira e inúmeras etnias que fazem parte da sociedade.

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