quarta-feira, 8 de maio de 2013

Boa Noite e curta a página do Blogão no Facebook


Macaé: Programa Saúde na Escola segue com diversas atividades de saúde na rede.



Cerca de mil estudantes do Colégio Municipal Balneário Lagomar devem ser atendidos até a próxima sexta-feira (17) pelo Programa Saúde na Escola (PSE). A programação envolve os estudantes das turmas
do 1º ao 5 º anos com ações como teste de acuidade visual, ministrado pelos integrantes do Estratégia Saúde Família (ESF) e Secretaria de Educação. O teste de acuidade visual contribui com o reforço da saúde dos alunos. 

A turma do 1º ano de escolaridade, lecionada pela professora Luciana Souza Tavares, foi uma das que mais apresentou alunos com dificuldades na leitura.

A finalidade é que todos os alunos que apresentarem alteração visual sejam encaminhados pelo ESF para o serviço especializado de oftalmologia da Prefeitura de Macaé. Os estudantes Crislayne Costa, Taina Correa Silva, Guilherme dos Santos fazem parte desta lista. Com
apenas seis anos, eles falaram que nunca fizeram teste de acuidade visual.

"Não enxerguei as letras pequenas. Agora vou falar com minha mãe para me levar ao médico", disse. Da mesma opinião é a professora Thuane Belmonte. Ela, que está à frente de uma turma de 17 estudantes, contou que o teste é muito importante. "Temos muitos alunos que sentem dores de cabeça, e tudo isso por conta de problemas com a visão. Este projeto é essencial", ressaltou.

Também serão ministrados junto aos alunos do Colégio Municipal Balneário Lagomar trabalhos de medição de peso e altura desenvolvida pelos integrantes da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), ESF e equipe da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente.

Também haverá atividade lúdica da Coordenação Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, que ficará responsável pela abordagem sobre “Sexualidade”, “Fatores de Proteção contra as Drogas” e “Alcoolismo”.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também vai participar, levando os serviços de aferição de pressão arterial e verificação do percentual de gordura. Já os integrantes do teatro Grutas da Divisão de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde vai apresentar uma ação especial de Alimentação Escolar.

Para a diretora-adjunta da unidade, Helena Oliveira, o PSE merece ser parabenizado. "Fico muito satisfeita em ver o empenho dos profissionais que atuam no programa. Nossos alunos precisam e muito de atividades voltadas para a área de saúde", conta.

O Programa Saúde na Escola já foi realizado nas unidades municipais Joffre Frossard, no bairro Botafogo; Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares, no Morro São Jorge; Tarcisio Paes de Figueiredo, na Bicuda Grande e Colégio Municipal Balneário Lagomar, no Lagomar. As equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), em parceria com representantes da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente já estão executando os dados referentes aos estudantes que não atingiram a escala de avaliação optométrica de SNELLEN (exames referentes à visão) para posterior cuidado da saúde visual.

O PSE visa à promoção das atividades e a articulação entre as redes municipal de ensino e rede Básica de Saúde. O governo considera o PSE uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação de políticas públicas
voltadas para o bem-estar, saúde e cidadania.

Rio das Ostras: Parceria entre Prefeitura e PM traz mais policiamento



A segurança em Rio das Ostras foi reforçada na manhã desta terça-feira, dia 7, com a chegada de novos policiais para o patrulhamento ostensivo. Trinta homens foram apresentados durante a cerimônia, realizada na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Sabino, do vice-prefeito Gelson Apicelo, do presidente da Câmara Municipal, Alzenir Pereira Melo, do comandante do 32º Batalhão da PM, Ten. Cel. Ramiro Bastos além da delegada Carla Guimarães, titular da 128ª DP de Rio das Ostras. 

A chegada do efetivo é uma conquista da população e resulta do empenho do prefeito junto ao comando geral da PM no Estado. 

Sabino deu as boas-vindas aos novos policiais e destacou que o município trabalhará em parceria com as policias civil e militar e com o Corpo de Bombeiros a fim de garantir a segurança pública para a cidade. 

“Medidas importantes estão sendo tomadas para aumentar a segurança, mas compreendemos as necessidades da população e reconhecemos que ainda há muito a ser feito”, disse o prefeito, lembrando o apoio do Legislativo Municipal para a vinda do efetivo. 

A cidade também recebe mais três viaturas para atuar no patrulhamento. 

MAIS SEGURANÇA - Os policiais militares permanecerão inicialmente em Rio das Ostras, durante um mês, sendo que parte do grupo atuará em Macaé. Após esse período, a PM vai decidir sobre o efetivo que permanece na cidade. De acordo com o Ten. Cel. Ramiro Bastos, a medida visa oferecer segurança no eixo entre as duas cidades. 

“Não adianta realizar operações somente em Rio das Ostras e não realizar em Macaé. Os policiais trabalharão diariamente garantindo mais segurança para a população, principalmente à noite, período de maior incidência de criminalidade”, disse o comandante. 

Segundo Cel. Ramiro, com a inauguração do Centro de Formação de Praças da Polícia Militar, em julho, serão mais 100 policias militares formados a cada semestre, incrementando a segurança do município. 

O Centro de Formação de Praças vai funcionar em um prédio construído pela Prefeitura. O Governo Municipal também construiu a nova sede da 3ª Companhia da PM, onde também serão alocados os policiais a partir de julho. 

BOMBEIROS - Na oportunidade, o prefeito Sabino esclareceu que a Prefeitura fará a sua parte para que a cidade tenha o seu destacamento do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, Rio das Ostras não abrirá mão do direito de contar com uma unidade da corporação. “Precisamos garantir esse benefícios à população”, enfatizou. 

Também participaram do evento secretários, vereadores e demais autoridades do munícipio.

Saquarema: Prefeitura inicia vacinação contra Febre Aftosa


A Prefeitura de Saquarema dá início a sua Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A primeira etapa da ação será realizada durante todo o mês de maio.

 A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca pede aos pequenos produtores que se cadastrem na sede da Secretaria, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 54, afim ficarem aptos a receber o benefício. Para aqueles que já estão cadastrados, basta solicitarem através do telefone um dia para receber a visita da equipe de vacinação.

A Prefeitura de Saquarema disponibiliza a vacina e os vacinadores gratuitamente para produtores que tenham até 70 animais.

 Para mais informações ligue para: (22) 2654-1235.

Búzios: Projeto "Búzios Canta" na Praia de Geribá



No próximo sábado, dia 11 de maio, Búzios receberá a segunda edição do projeto “Búzios Canta”. O projeto teve início na cerimônia de lançamento do Calendário de Eventos da cidade, com a apresentação da cantora Chiara Civello, e trará para cidade diversos artistas ao longo do ano. A próxima atração será a banda carioca Seu Cuca, acompanhada pela banda local Faces do Abstrato.
Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, o Búzios Canta tem a meta de realizar a integração dos músicos locais com músicos renomados da música brasileira. O Projeto contará, ainda, com a apresentação da escola de circo da cidade, CircoLo de Criação.
Seu Cuca é uma banda carioca, com 13 anos de carreira, que mescla gêneros musicais como o reggae e o rock. A banda, hoje composta por cinco integrantes, é associada ao surf por seu estilo musical.  O grupo já foi indicado ao prêmio Multishow e participou de grandes festivais como o Planeta Atlântida e o Ceará Music.  
A banda Face do Abstrato é liderada pelo músico Léo Ackerman, que é acompanhado por outros cinco músicos, todos moradores de Búzios. Léo realiza apresentação em hotéis, pousadas e restaurantes da cidade, desde 1998. O repertório, formado pelo estilo pop rock, inclui clássicos da música nacional e internacional passando pelos anos 80 e 90, até os sucessos que hoje estão entre as mais pedidas nas rádios de todo país.
A segunda edição do Búzios Canta acontecerá na Praia de Geribá, a partir das 17h30.

Maricá: Sine da cidade oferece 15 vagas para ajudante de obras


O Serviço Nacional de Emprego (Sine) oferece 15 vagas de emprego para ajudante de obras da empresa Sertenge. A construtora é a encarregada de erguer as 3 mil unidades habitacionais previstas no programa Minha Casa Minha Vida em Maricá. As vagas são destinadas para homens, sem limite de idade e sem exigência de escolaridade mínima. O salário é de R$ 882,00, além de benefícios como vale transporte e cesta básica.

Os candidatos devem procurar a secretaria de Trabalho, localizada no 2º andar do Paço Municipal (Rua Álvares de Castro nº 346 - Centro) das 10h às 16h, com o currículo e documentos pessoais (carteira de identidade, CPF, PIS, carteira de trabalho e comprovante de residência).

Funcionando como um intermediário entre empresas e o trabalhador, o Sine de Maricá é responsável por orientar pessoas em busca de reinserção profissional ou aqueles que procuram o primeiro emprego, na cidade e na região. Os serviços do Sine são coordenados pela secretaria municipal de Trabalho e Emprego e são gratuitos.

Casimiro de Abreu: Secretaria de Agricultura inicia campanha de vacinação contra a aftosa

Começou na segunda-feira (6), a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Casimiro de Abreu. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, através do Departamento de Pecuária, estima atender 142 pequenos pecuaristas e imunizar um rebanho bovino de quase três mil animais. Cada pequeno produtor pode vacinar gratuitamente até 40 animais. A primeira localidade atendida pela equipe da Prefeitura foi o Brejão. No dia 9, a vacinação acontece no Sapê, Rio Dourado, Boa Esperança, Vila Verde e Palmital. Nos dias 13 e 14, no Visconde, dia 15 no Ribeirão e dia 16 na sede de Casimiro de Abreu. 

A febre aftosa é uma doença que atinge as espécies animais de cascos partidos, em especial bovinos e bubalinos. Estes são de grande importância econômica para o Brasil, pois produzem leite e derivados e carne de excelente qualidade muito apreciada pelos grandes consumidores mundo afora. Entretanto, para que o país possa manter suas exportações é necessário ter o rebanho isento do grande mal chamado febre aftosa. “A Prefeitura de Casimiro de Abreu colabora para que a doença não chegue ao nosso município. Fazemos nos meses de maio e novembro a profilaxia da febre aftosa. Temos orgulho de dizer que sempre conseguimos índices altíssimos de vacinação, que é oferecida gratuitamente ao pequeno pecuarista casimirense”, explicou o secretário de Agricultura, Ubirajara Pina.

São Pedro: Cederj oferece mais de seis mil vagas


Por: Mônica Marins

Estão abertas as inscrições para o vestibular do Centro de Educação à Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ). As inscrições são feitas somente pela internet, na página www.vestibular.cederj.edu.br, até o dia 12 de maio. O valor da taxa é R$ 55,00. No ato da inscrição será necessário escolher o polo de ensino e o curso. São Pedro da Aldeia é um dos pólos. A distribuição das vagas pelos 32 polos existentes em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, que representam as universidades, pode ser consultada no site www.cederj.edu.br. A secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer é parceira do CEDERJ na cessão de pessoas, também de materiais didáticos e de expediente administrativo.


Os candidatos têm a opção de escolher entre os seguintes cursos: Administração (659 vagas); Administração Pública (437); licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (385), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (790), Pedagogia (786), Química (276), Turismo (285); Tecnologia em Sistemas de Computação (799) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250). A prova do Vestibular Cederj acontece no dia 8 de junho (sábado) e os aprovados iniciarão a graduação no segundo semestre letivo de 2013.
O Consórcio Cederj pertence à Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Atualmente, conta com mais de 30 mil alunos matriculados nos cursos universitários a distância e disponibiliza 32 polos regionais, localizados em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flôres, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um Ambiente Virtual de Aprendizagem (pela internet) e disponibiliza tutores para apoio direto em relação ao conteúdo das matérias, incentivando a participação nas atividades propostas e orientando para a metodologia da educação à  distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. Além disso, o estudante recebe todo material didático do curso gratuitamente e realiza avaliações presenciais em datas e horários pré-determinados. Dúvidas também podem ser tiradas por telefone (0800) ou pela internet.

Búzios: Em breve pizzaria com entregas em toda cidade

PIZZARIA SABOR DO DANE

Com a façanha de vir suprir uma necessidade que sempre esteve nas discussões nas redes sociais ultimamente. A exclusão do Bairro da Rasa nas tele-entregas de Búzios. Em breve inaugurando na Cem Braças e fazendo entregas em toda a cidade. O Blogão dos Lagos já é fã!!

Búzios: O Melhor pastel e caldo verde da cidade

 Próximo ao ponto final das vans em Tucuns

Arraial do Cabo: Balcão de Empregos


Búzios: Água com o melhor preço da cidade

A partir de R$5,50



Cabo Frio: Circuito da Música continua neste fim de semana


Após o sucesso do Portinho Boêmio, sábado tem Jazz e Blues no Bairro Passagem
 por: Aimée Barbosa
A Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Eventos, realiza o Circuito da Música que traz todo fim de semana uma atração diferente em um novo ponto da cidade. Semana passada foi a vez do Portinho. Neste fim de semana, quem recebe o evento é o Bairro Passagem.
Neste sábado (11), o Largo São Benedito será o palco desta grande festa da música, a partir das 22h. Paulinho e banda sobem ao palco montado no bairro trazendo Jazz e Blues para o canto mais bucólico do Município, que conserva parte da nossa história.
Se você pensa que parou por ai, ainda teremos muito mais: no dia 18 deste mês, o Circuito continuará no Boulevard Canal. Aguardem.


Búzios: A Praia de Geribá será palco da segunda edição do Búzios Canta


No próximo sábado, dia 11 de maio, Búzios receberá a segunda edição do projeto “Búzios Canta”. O projeto que teve início na cerimônia de lançamento do Calendário de Eventos da cidade, com a apresentação da cantora Chiara Civello, e trará para cidade diversos artistas ao longo no ano.  A próxima atração será a banda carioca Seu Cuca acompanhada pela banda local Faces do Abstrato.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SeTur), o Búzios Canta tem a meta de realizar a integração dos músicos locais com músicos renomados da música brasileira. O Projeto contará, ainda, com a apresentação da escola de circo da cidade, CircoLo de Criação.
Seu Cuca é uma banda carioca, com 13 anos de carreira, que mescla gêneros musicas como o Reggae e o Rock. A banda, hoje composta por quatro integrantes é associada ao surf por seu estilo musical.  O grupo já foi indicado ao prêmio Multishow e participou de grandes festivais como o Planeta Atlântida e o Ceará Music.  
A banda Face do Abstrato é liderada pelo músico Léo Ackerman, que é acompanhado por outros cinco músicos, todos moradores de Búzios. Léo realiza apresentação em hotéis, pousadas e restaurantes da cidade, desde 1998. No repertório, formado pelo estilo Pop Rock, inclui clássicos da música nacional e internacional passando pelos anos 80 e 90, até os sucessos que hoje estão entre as mais pedidas nas rádios de todo país. 

A segunda edição do Búzios Canta acontecerá na Praia de Geribá, em frente ao Fishbone Café, a partir das 17h30.

Capa da Zero Hora hoje: Presos preferem facilidades do semiaberto a tornozeleira

Leia Zero Hora on line

Capa do Correio Braziliense hoje: Brasileiro terá como missão destravar comércio internacional



Capa da Folha de São Paulo hoje: Brasileiro é eleito para chefiar órgão mundial de comércio


Capa do Jornal O Globo de hoje: O Brasil na cúpula do Comércio.

Leia o Globo on line

Curta a Página do Blogão dos Lagos no Facebook


É só clicar no link e curtir a página. É rapidinho e você recebe o conteúdo do Blogão na sua página principal 
https://www.facebook.com/pages/Blog%C3%A3o-dos-Lagos/151612248253169