sexta-feira, 20 de maio de 2016

Casimiro de Abreu supera meta de vacinação contra a gripe H1N1



100% das pessoas que fazem parte do público alvo foram imunizadas durante campanha

A estratégia adotada pelo município para garantir que a vacina contra a gripe H1N1 fosse aplicada em todas as pessoas do grupo prioritário resultou em um grande êxito. Ao final da campanha, que se encerra nesta sexta-feira, dia 20, mais de oito mil pessoas foram imunizadas. Isto significa que 100% do público alvo foi imunizado. O percentual é superior à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 70%.  

"Encerramos mais uma campanha de vacinação com sucesso, mesmo enfrentando algumas dificuldades com o fornecimento das doses, que foi feito de maneira fracionada pelo órgão federal. Isto mostra o comprometimento da nossa equipe em fazer o melhor para atender as necessidades da nossa população", destaca o secretário de Saúde, Edson Mangefesti. 

Em Casimiro de Abreu, assim como a maioria das cidades do RJ, a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 teve início no dia 25 de abril. Neste período, foram imunizadas gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas, que precisaram apresentar laudo médico.

A vacina protege o indivíduo contra os três subtipos da gripe que mais circula no período de inverno, a H1N1, H3N2 e Influenza B. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Angélica Pinto, mesmo o município não tendo registrado nenhum caso suspeito da doença, é importante proteger o público alvo contra a doença. "Estas pessoas estão mais suscetíveis ao contágio da doença, por isto são consideradas de risco pelo Ministério da Saúde", disse. 

A DOENÇA -  A gripe H1N1 é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

Os sintomas são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais se a pessoa apresentar febre alta, acima de 38º, e de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. 

Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, em todo o Brasil, 71 pessoas já morreram devido ao H1N1.