quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Veiga de Almeida: Universidade amplia atendimento de Psicologia à comunidade


 O acompanhamento é realizado por estagiários, sob a supervisão de professores especialistas


O Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Veiga de Almeida (SPA/UVA) ampliou a oferta de serviços à comunidade da Região dos Lagos. A partir deste semestre, o acompanhamento psicológico, que já era oferecido para adultos, adolescentes e crianças, também será ofertado aos casais e famílias. A clínica atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no campus da UVA, na Estrada das Perynas, s/n°. Além do atendimento clínico, o SPA oferece serviços como orientação vocacional para jovens e adultos e psicodiagnósticos.
As pessoas que necessitam de atendimento psicológico devem procurar o SPA para preencher uma ficha de interesse. Não há necessidade de encaminhamento de outros profissionais. As fichas seguem para triagem pelas equipes de atendimento e um aluno do curso de Psicologia que está na etapa final da graduação fará o acompanhamento do paciente. Depois do preenchimento da ficha, a pessoa deve aguardar o agendamento da primeira sessão.
Com o ingresso de novos estagiários, o que representou um reforço de 70% nas equipes clínicas e institucionais, o SPA pode disponibilizar novas vagas. Atualmente, 110 estagiários estão vinculados ao serviço. Desde a inauguração da clínica do SPA, em agosto do ano passado, mais de 70 pessoas procuraram o serviço, o que resultou em 306 atendimentos.
Os atendimentos ocorrem com hora marcada, em salas preparadas de acordo com as normas do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Psicologia, que tem como princípio zelar pelo sigilo e privacidade do paciente. O número de sessões depende da necessidade de acompanhamento de cada paciente. O SPA funciona na modalidade de clínica social, isso permite a ampliação do atendimento ao público, principalmente das pessoas que tem dificuldade de acesso a esse tipo de serviço. O paciente contribui com uma taxa, que é definida no início do tratamento e possui valor de acordo com suas possibilidades.
A coordenadora da clínica, professora Clarice Medeiros, explica que este estágio supervisionado é obrigatório e integra o processo de formação dos futuros profissionais. “O estágio profissional agrega crescimento aos alunos para a inserção no mercado de trabalho, assim como contribui para um serviço de qualidade oferecido à comunidade”, ressalta Clarice. Para isso, os alunos recebem treinamento sobre as questões éticas que envolvem o relacionamento entre o profissional e o paciente. Todo atendimento é supervisionado por mestres e doutores do curso, com reconhecida experiência na área.

Parcerias
O SPA conta, ainda, com acompanhamento psicológico institucional em áreas como saúde mental, hospitalar, organizacional, jurídica, educacional e esportiva. Além das parcerias já firmadas com órgãos públicos, há disponibilidade para novos convênios do SPA com instituições públicas e privadas em Cabo Frio e demais municípios da Região dos Lagos.


SPA – Serviço de Psicologia Aplicada
Universidade Veiga de Almeida – campus Cabo Frio
Endereço: Estrada das Perynas, s/n°
Telefone: (22) 2647-5275, ramal 278
Atendimento de 2a a 6a, das 8h às 20h

Acesso de ônibus: Linha 334 (Contorno X Universidade). Para quem utiliza outras linhas que passam pelas Avenidas América Central ou Joaquim Nogueira, a dica é caminhar até o início da Estrada das Perynas, nas imediações da antiga Sendas, e aguardar o ônibus da própria universidade.

Cabo Frio: LBV e Melhor Idade firmam parceria para atendimento aos idosos


Parceria foi firmada em reunião que aconteceu nesta quarta-feira na sede da SEMEI
Jackeline Cardoso (assistente social da LBV), Cristiane Fernandes
 (secretária da Melhor Idade de Cabo Frio) e Maria de Fátima Barbosa (gerente da LBV)

Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Melhor Idade (Semei) e a Legião da Boa Vontade (LBV) de Cabo Frio promete levar mais saúde a um número maior de idosos no município. Uma reunião na sede da Semei definiu os detalhes finais sobre a parceria, onde a secretaria passará a atender no CEMI – Centro Especializado da Melhor Idade - todos os 20 idosos cadastrados na LBV. A parceria também prevê que a Secretaria promova, uma vez por semana, atividades esportivas com esses idosos. As primeiras ações da parceria começam hoje.
- Toda a estrutura da Semei, a partir de agora, estará disponível para os idosos atendidos pela LBV de Cabo Frio. Além de todo o atendimento social, cultural e jurídico, eles também serão atendidos por toda nossa equipe de fisioterapeutas. Para isso, a LBV precisa, apenas, nos fazer o encaminhamento – anunciou a secretária Cristiane Fernandes.
Quanto às atividades esportivas, a LBV realizava ações uma vez por semana na quadra da instituição, mas devido à falta de um profissional de educação física, os trabalhos foram suspensos. “Agora, com esse apoio da Secretaria da Melhor Idade, nossos idosos poderão voltar às atividades esportivas, que são tão importantes para o seu desenvolvimento e como auxiliar no tratamento de saúde”, comentou a assistente social da LBV, Jackeline Cardoso. “Como o espaço no CEMI é pequeno para receber mais 20 idosos de uma só vez, durante a manhã, a parceria prevê que um profissional da nossa Secretaria vá à LBV uma vez por semana para promover as atividades” - explicou Cristiane Fernandes.

CREDITO DA FOTO: Secretaria Municipal da Melhor Idade de Cabo Frio

Araruama: Primeiro Encontro de Prevenção de Riscos

                                                                                                                Por Luigi do Valle



A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Primeiro Encontro de Prevenção de Riscos de Araruama com a parceria e participação dos alunos da Escola Municipal Politécnica Antonio Luiz Pedrosa, entre os dias 19 e 22 de fevereiro.


Com o tema central “Trabalhando consciente a prevenção de riscos”, o evento contou com a participação de especialistas em controle de infecção hospitalar, sanitaristas, médico infectologista, terapeutas ocupacionais, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas, gestores médicos e enfermeiros.



Segundo a coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva, o objetivo do programa é incentivar a prática de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), saúde bucal, saúde do trabalhador, tabagismo, dengue, gripe suína, hepatites, tuberculose, hanseníase, higienização de mãos e imunização.

Búzios: Cidade se prepara para sediar Campeonato Mundial de Vela da Classe RS: X


Competição contará com participação de 120 atletas de 28 países

  A partir desta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, Armação dos Búzios receberá atletas do mundo todo que participarão, na Praia de Manguinhos, do Campeonato Mundial de Vela da Classe RS: X, modalidade de windsurf adotada nos Jogos Olímpicos. O evento, que acontece até o dia 7 de março, promete ser o maior da categoria já organizado na América do Sul. A organização é de responsabilidade do Búzios Vela Clube, fundado em 1999 e com experiência na realização de diversas regatas nacionais e internacionais, e tem apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e Turismo.
Segundo os organizadores, as regatas RS: X são rápidas, exigindo excelente preparo físico dos atletas para as manobras táticas. E, com o intuito de facilitar o acesso do público à competição, as raias serão montadas próximas da praia, criando um diferencial nesta edição realizada em Búzios:
“O windsurf é a modalidade de vela mais popular no mundo. Um esporte que reúne diferentes tribos e propicia o multiculturalismo. Temos a certeza de que este campeonato marcará a história da modalidade e também do balneário, pois iremos assistir a disputa dos melhores atletas da vela, numa das melhores raias que existe para este tipo de competição”, afirma Bruno Marques, organizador do evento.
Ainda de acordo com Marques, o balneário é ponto de treinamento para atletas do mundo todo e os próprios competidores comemoraram a escolha da cidade como local de realização do evento:
“Búzios é um pólo de windsurf para atletas que vêm treinar todos os verões. A escolha do município para o Mundial foi amplamente festejada, pois temos condições de vento e mar que não se encontram em lugar nenhum. Lamentamos apenas pelos atletas que ficaram de fora pois, com a crise na Europa, muitos perderam o patrocínio”, afirmou ele.
Ao todo, são esperados cerca de 120 velejadores, sendo 65 homens e 41 mulheres, com idade entre 15 e 35 anos, e representantes de mais de 28 países, além de técnicos, juízes, jornalistas e espectadores, que devem somar mais de 400 pessoas envolvidas.   Entre os grandes nomes do esporte, destaque para a participação já confirmada do campeão mundial Ricardo Winick, o Bimba, de Búzios. De acordo com Ricardo, gerente de Esportes Náuticos do município, a Prefeitura vem trabalhando em cada detalhe para que o evento transcorra com sucesso:
“Além da estrutura e do apoio logístico, o governo está oferecendo alimentação aos atletas que já estão na cidade treinando. Temos acompanhado a montagem do evento e esperamos que a população desfrute de mais este evento de qualidade em nossa cidade”, disse ele.
Para o Secretário de Turismo de Búzios, José Márcio dos Santos, “a realização de eventos como este não apenas movimenta a cidade na pós-temporada, como também traz visibilidade para o município na mídia nacional e internacional”.
“Queremos firmar o nome de Búzios como importante raia para a prática de esportes e turismo náuticos e aproveitar o momento especial que o país vive, com a proximidade dos megaeventos esportivos, como as Olimpíadas”, declarou José Márcio.


Crédito das fotos: Evelin Martins

Cabo Frio: 2º distrito - Artistas terão a chance de mostrar seu potencial


Projeto é desenvolvido pela Superintendência de Cultura da CODESTAM. 
Matrículas estão abertas para crianças, jovens e adultos

Começam nesta quarta-feira (27/2) as inscrições para a “Vitrine de Talentos de Tamoios”. O projeto, que é realizado pela Superintendência de Cultura da CODESTAM, é uma iniciativa que pretende incentivar os artistas do distrito a mostrar o seu potencial em seus respectivos segmentos. Além disso, a “Vitrine” servirá como elemento motivador para que o profissional da arte e da cultura possa ampliar os seus conhecimentos, se aprimorando profissionalmente.
As inscrições estão abertas na Biblioteca Municipal de Tamoios, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os interessados devem apresentar uma foto 3x4, cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência, cópia do atestado de saúde e cópia de uma declaração escolar que comprove que a criança/jovem esteja estudando e cópia da identidade e CPF do responsável (para alunos de 5 a 17 anos);
uma foto 3x4, cópia da identidade e CPF, cópia do comprovante de residência e cópia do atestado de saúde (para alunos maiores de 18 anos).
Segundo Andréa Aguiar, superintendente de Cultura da CODESTAM, os objetivos principais são: dar oportunidade paritária a todos os talentos locais de mostrar a sua arte; dar Visibilidade ao artista através de eventos, tais como: Encontros, Festivais, Feiras, Fóruns, Serestas, Recitais, Sarais, Concursos e todos os meios de comunicação; e avaliar o grau de conhecimento técnico que esse talento possui em seu segmento para que possamos ter as bases necessárias para implantarmos cursos de capacitação para esses talentos.
O projeto vai oferecer atividades nas seguintes “vitrines”: retrato a carvão; capoeira; maculelê; samba de roda; aprendendo a tocar instrumentos de capoeira (berimbau, atabaque e pandeiro); dança folclore; dança do ventre; dança de salão; “street dance”; dança cigana; jazz; balé; musicalização; canto coral; artesanato; artes plásticas; teatro; introdução à fotografia; audição para companhia de dança.
Andréa Aguiar acredita que a “Vitrine de Talentos de Tamoios” terá uma grande aceitação pela comunidade cultural do Distrito.
– Através da “Vitrine de Talentos de Tamoios” teremos a oportunidade de conhecer os artistas locais e o seu público. Os resultados que iremos alcançar irão mensura qual a nossa demanda Cultural em Tamoios, para que possamos planejar qual será a nossa oferta, para atender de forma satisfatória a população de Tamoios que anseia por vivenciar a Arte e a Cultura em seu dia-a-dia – explicou a superintendente.
Além de escolher qual “vitrine” vai participar, de acordo com o conhecimento artístico que deseje adquirir, o cidadão de Tamoios vai ter oportunidade de conhecer os artistas locais e de fazer uma avaliação, através de um questionário que será montado pela Superintendência de Cultura.
– A partir daí, poderemos avaliar a demanda e desejo da população tamoiense. Teremos uma base para traçar as diretrizes de trabalhos que iremos realizar na Superintendência de Cultura em Tamoios, com uma aproximação maior com a população do distrito – finalizou Andreia.

Texto: Katyuscia Chaparral | Assessoria de Imprensa da CODESTAM

Espaço Movement: A Estética Corporal

Espaço Movement


          Os tratamentos Corporais Estéticos têm como objetivo dar uma melhor definição aos contornos corporais por meio de redução de medidas, combate à celulite, flacidez, gordura localizada e todos os transtornos que comprometem a silhueta.
          Para saber qual o melhor tratamento a ser seguido em cada caso, visto que não há duas pessoas iguais, se faz necessária a avaliação prévia, para que se possa ter base de qual programa de tratamento da Estética Corporal será utilizado.
          Falaremos a seguir um pouco sobre cada tratamento, para que se saiba as maravilhas que a estética corporal pode fazer pelo corpo.
 
* Endermologia: Provoca hiperemia (aumento da circulação e absorção) local, melhora a elasticidade, faz uma pressão negativa no tecido adiposo promovendo uma drenagem linfática e um tônus na tela cutânea.
 
* Ultrassom: Melhora a circulação local por aquecimento ou pelo atrito de ondas ultrassonoras. Equipamento que promove uma desfibrilização da gordura, facilitando o extravasamento do interior celular para o meio intersticial, ou seja, diminuindo o tamanho das células adipocitárias. Faz a fonoforese (introdução de princípios ativos pela utilização das ondas sonoras), auxiliando no processo de cicatrização, muito utilizado nos pré e pós-cirúrgucos, celulites e gorduras localizadas.
 
* Corrente Russa: Utilizado para estimulação isotônica e isométrica, trabalhando fibras musculares, tonificando-as intensificando a sustentabilidade da malha cutânea depositadas sobre os músculos. Usado para, entre outras coisas, flacidez muscular, drenagem linfática, relaxamento muscular, abdominais, levantamento de glúteos, etc.
 
* Termoterapia: Mantas térmicas, utilizadas na redução de medidas, facilitando a penetração de princípios ativos pela vasodilatação e pela permeabilidade cutânea. Também muito utilizado nos tratamentos de Thalassoterapia, Hidratação Corporal, nos protocolos de SPAs.
 
* Eletrolipoforese: Aparelho dotado de várias características que possibilita seu uso em vários procedimentos de ordem estética, principalmente celulites, gordura localizada, aumento da nutrição e irrigação tecidual, consequentemente, aumento do metabolismo local, melhorando a fisiologia da região a ser tratada, melhora as respostas de todas as manobras e uso de cremes de massagens.
 
* Ionização de Superfície: Equipamento que consegue fazer uma desintoxicação no tecido corporal por meio de suas trocas iônicas em suas células. Com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, vasodilatadoras e vasomotoras.
 
* Drenagem Linfática: Com finalidade de melhorar o fluxo linfático líquido circulante no organismo, que traz de volta, junto à circulação, retorno pobre em oxigênio e nutrientes. Para isso a drenagem segue um padrão de movimentos suaves e contínuos, ajudando o retorno dessa linfa, cujas toxinas serão eliminadas pelas glândulas e órgãos excretores, voltando ao ponto de partida para se juntar a grande circulação e receber oxigênio e nutrientes. Por ela não ser bombeada pelo coração, o que determina sempre a sua movimentação, é a musculatura. Portanto, a drenagem auxilia no metabolismo e fisiologia de todo o organismo, especialmente nos pré e pós-cirúrgicos.
 
* Massoterapia: Muito parecida com a drenagem, mas o diferencial fica por conta de que aqui é permitido o uso de cremes ou óleos de massagem mesmo feita de movimentos iguais, mas deslizante, ao passo que na drenagem convencional não se desliza apenas bombeia-se a linfa. Usada em todos os casos de tratamentos corporais estéticos. 
 
* Massagens modeladoras: Há uma gama de massagens modeladoras, seu intuito é sempre ser profundo de movimentos mais vigorosos movimentando a massa corpórea. Para isso existem várias técnicas nas quais são empregadas conforme a necessidade de cada caso ou protocolo a ser seguido. 
 
* Massagens localizadas: Forma mais tradicional de massagem, levando-se em conta a área a ser trabalhada e sua necessidade de força somada ao movimento, normalmente envolve a musculatura e a massa corpórea, também no efeito analgésico e relaxante.
 
* Tratamento corporal ortomolecular: Tipo de tratamento que é mais específico ainda por se tratar das necessidades individuais de cada um, onde mediante um questionário, chega-se ao diagnóstico específico, só aí então será preparado um tratamento exclusivo de desintoxicação, redução de medidas, etc.
 
* Gomage Corporal: Pode ser por meio de cremes ou cristais de sais. A técnica de exfoliação no corpo e face é necessária antes de qualquer procedimento estético para preparação da pele, retirando células mortas, ativando a circulação, para se tornar mais receptivas ao uso de cosméticos. Excelente, sem dúvida, deixa a pele macia, brilhante e renovada em qualquer época ou ocasião.
 
* Tratamento com Gesso: Essa técnica é usada para potencializar todos os procedimentos que necessitam de oclusão para uma melhor absorção dos ativos. Normalmente usado para tonificação de bustos e glúteos.
 
* Vinhoterapia: O vinho tem propriedades antioxidantes, combate os radicais livres. Excelente nos procedimentos corporais e faciais, como máscaras, peelings, exfoliantes, termoterapia, etc.
 
* Crioterapia: Método eficaz no combate à flacidez. Tonifica a pele e anexos, normalmente em forma de géis, ou com argila.
 
  
          Ainda há técnicas que clareiam ou douram os pelos do corpo, o Banho de Lua Dourado, uma técnica segura, que deixa a pele macia e pelos dourados com hidratação corporal. Para mãos e braços com manchas, pintas e envelhecidos, peles escamosas e ressecadas.
          Também tem a Talassoterapia  que é um tipo de hidratação com algas vermelhas, géis, cremes associados com as massagens e termoterapias. Ideal após inverno e verão. Corporal, com cera quente e materiais descartáveis.
          A Estética Corporal ainda engloba a depilação e o bronzeamento artificial, que pode ser com máquina com lâmpadas de Ultravioleta ou obtido por meio de jato spray de bronzeamento, como se “tingisse” a pele, com duração aproximada de oito dias.
          Tem o Banho de Parafina com cera de parafina aquecida, onde se mergulha as mãos, formando uma luva de parafina que deixa as mãos super macias e hidratadas. Nos pés usa-se a exfoliação e a hidratação com termoterapia, aromaterapia. Normalmente, podem ser feitos juntamente com outros procedimentos como, limpeza facial, reflexologia, etc.
          Resumindo, são várias técnicas a serviço da beleza, não só reduzindo medidas, mas hidratando a pele e o corpo em geral, trazendo bem-estar e relaxando o corpo e mente. *


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/6122/a-estetica-corporal#ixzz2M80ZcDmh




Estética Corporal é no Espaço Movement - 2623-6732




Av. José Bento Ribeiro Dantas, 3056

Manguinhos - Armação dos Búzios / RJ

Búzios: Comentário sobre a Suspensão do Concurso Público

No Brasil acontece de tudo.Paguei a inscrição,estudei,passei no concurso e agora tenho que simplesmente esperar a boa vontade desses políticos para que verifiquem as condições orçamentárias da prefeitura,isso, porque ninguém verificou antes de realizar o concurso.Eles em momento algum tem a coragem de dizer a verdade:

O QUE TEM DE CONTRATADO OCUPANDO O NOSSO LUGAR,dava pra chamar todos que passaram. É lastimável........

Arraial do Cabo: Bandidos invadem prefeitura de Arraial do Cabo e roubam documentos


A suspeita da polícia é de que eles tenham entrado pelo buraco do ar-condicionado


Bandidos invadiram a Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos e roubaram documentos na sala do departamento de compras e licitações. Funcionários acreditam que os bandidos conseguiram entrar pelo buraco do ar-condicionado.

A Perícia Criminal avalia o caso com a Polícia Civil. O crime aconteceu na última sexta-feira (22 de fevereiro), mas somente foi divulgado à Imprensa nesta terça-feira (26).


O secretário de Ordem Pública da cidade, Marcelo Adriano, informou que está tomando as providências sobre o crime, com o objetivo de descobrir quem são os ladrões.

“Havia um guarda de plantão que, assim que ouviu um barulho, tomou as providências de praxe, acionando a supervisão da guarda e as autoridades competentes. A partir de então, foi instaurado um inquérito policial”, explicou o secretário.

O resultado da perícia deve sair em 30 dias. Depois disso, a prefeitura deve tomar outras medidas contra a invasão e o dano contra o patrimônio público. “Esperamos pegar quem fez isso, mas até que saia o resultado da perícia, não podemos falar mais nada”, completou Adriano.  

Espaço Movement - Cristiana Oliveira é adepta do Pilates


                                fonte: Pure People

Depois de desfrutar da primeira experiência como avó, Cristiana Oliveira agora virou adepta do pilates. "Minha mais nova paixão...", escreveu a atriz ao postar, em seu Instagram, uma foto dela praticando o exercício na tarde desta quarta-feira (20). Cristiana completou 49 anos em dezembro do ano passado e mostra que não existe idade para ter um corpão. A atriz apareceu em forma durante as cenas de praia e piscina em "Salve Jorge", na qual interpreta a perua Yolanda.
Recentemente, a atriz deu uma repaginada no visual. Cristiana ficou mais loira, enquanto esperava a filha mais velha, Rafaella, ter seu primeiro filho, Miguel, que já apareceu no colinho da mais nova vovó, que não aguentou e já mostrou o seu rostinho do bebê.
Petra Mattar, filha de Maurício Mattar, acompanhou o dia do nascimento e também já posou com o pequeno em várias fotos. Sua mãe, Fabiana Sá, fez questão de elogiar a amiga: "A Dricatambém não se desgruda do neto e está radiante".
Assim que Rafaella entrou no nono mês de gestação, Cristiana desabafou: "Estou nervosa e ansiosa. É como se fosse meu filho prestes a nascer. Minha filha entrou no nono mês e, às vezes, tenho que respirar muito fundo". Mas respirou aliviada depois que Miguel chegou.

Pilates é no Espaço Movement - 2623-6732




Av. José Bento Ribeiro Dantas, 3056

Manguinhos - Armação dos Búzios / RJ


Cabo frio: Fernanda Brum no Segundo Distrito


O evento contou com a presença de cerca de 140 congregações evangélicas locais. Tambvém prestigiaram o show  o vice-prefeito de Cabo Frio, Silas Bento; o chefe de gabinete do prefeito, Dirlei Pereira; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM), Cesar Pinho; o  pastor Sergio Cunha, presidente do Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Tamoios (CONPLET); e o coordenador de eventos gospel da CODESTAM,  Sérgio Junior, e o superintendente de eventos Marrom Siva, dentre outras autoridades

FOTOS: Cesar Garfinho

Macaé: Combate e prevenção às Dorgas


A prefeitura se uniu, por meio da Guarda Municipal, com a Delegacia de Polícia Federal de Macaé, nesta segunda-feira (25), com o objetivo principal de realizar ações de repressão no aeroporto e na rodoviária do município. Além desse trabalho, agentes da PF e guardas municipais apresentarão palestras, como a realizada na Escola Municipal Maria Isabel Damasceno, onde cerca de 20 turmas participaram de debate sobre drogas ilícitas nesta segunda. 

De acordo com informações do delegado titular da Delegacia de Polícia Federal de Macaé, Júlio Ribeiro, a intenção é realizar pelo menos três palestras por mês. Poderão participar do projeto tanto alunos da rede pública de ensino como de escolas particulares.
- A nossa intenção é trabalhar a prevenção. Dar a oportunidade aos estudantes de acessar as informações corretas, para orientar os jovens para seguir o caminho certo e não experimentar drogas - pontuou.
Todas as palestras serão ministradas pelos agentes da Polícia Federal, Mel Staineski e Jardel Cardoso, além de guardas municipais da Prefeitura de Macaé. A policial Mel explica que o objetivo é passar a mensagem para os alunos de forma informal. 

- Nós queremos realizar uma palestra informativa, no entanto, proporcionar um momento de bate-papo descontraído - acrescentou. Na Escola Municipal Maria Isabel Damasceno participaram cerca de 200 alunos, do sexto e do sétimo anos, do Ensino Médio.
No auditório da escola, quando os policiais perguntaram ao público, em sua maioria dos dez aos 13 anos, se conheciam alguém que utilizava algum tipo de droga, os jovens levantaram a mão quase na totalidade, o que mostra a necessidade de aumentar a conscientização.
Cães - Nas ações de repressão realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Guarda Municipal, são utilizados cães da raça pastor Belga, que são treinados desde um mês de vida. Em Macaé, são dez cães: nove cães de faro e patrulhamento, da raça Pastor Belga Malions, e um Golden Retrive, para Cinoterapia, incluindo trabalho com crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.
Segundo informações da agente da Polícia Federal, Mel Staineski, os animais ficam prontos para as ações policiais com um ano de vida. Eles podem ser utilizados pra farejar drogas, além de bombas.

Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br) 
Foto: Moisés Bruno

Rio das Ostras: Vice-cônsul do Canadá busca parceria estratégica


A vice-cônsul do Canadá, Meena Bhullar, esteve nesta segunda-feira, 25/02, em visita oficial a Rio das Ostras com o objetivo de identificar oportunidades de negócios entre o entre aquele país e a cidade. A vice-cônsul foi recebida pelo prefeito Sabino e por secretários de Governo, que apresentaram os projetos do município nas áreas de Turismo; Ciência, Tecnologia e Inovação; Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Após o encontro, a representante canadense foi convidada a conhecer a Zona Especial de Negócios – ZEN.
Meena Bhullar agradeceu a receptividade dos representantes do município e disse que o encontro foi uma oportunidade de conhecer os principais projetos da Administração Municipal. Segundo a vice-cônsul, o Brasil é visto como um dos parceiros estratégicos para o Canadá, que tem o interesse em viabilizar parcerias em áreas como Indústria, Infraestrutura, Turismo, Qualificação Profissional e Petróleo.  

Carta aberta de uma mãe indignada



por Camila Raupp 

Decidi me matar mais ainda de trabalhar e pagar uma escola particular pro meu filho.
Graças a Deus eu posso, penso em quem não pode. Penso em quem depende da escola pública. É triste. Meu filho é um menino inteligentíssimo, e quero que ele tenha as oportunidades que eu não  tive.

Na escola pública, no primeiro dia em um trenzinho ele mostrou sua personalidade participativa e criativa, a professora, despreparada ou cheia de tantos problemas para resolver nem sequer olhou em seu rostinho. A animação dele era visível, mesmo com a precariedade do local e dos materiais. Uma escola suja, fria e sem cor. Já demonstrando o tamanho da sensibilidade e disposição às situações difíceis do dia a dia que farão e fazem parte de sua vida desde o seu nascimento.

Não vou criticar a escola, ou os funcionários, pois esse não é o objetivo do meu texto. E sim trazer à discussão que tipo de escola vem sido oferecida aos nossos filhos. Isso não fica apenas no âmbito de Búzios, é um problema nacional.

Depois desse dia voltei para casa chorando e desanimada de deixar meu filho naquela escola. Pensei, como podem profissionais que trabalham com crianças dessa idade sem nenhuma motivação. Eu não sou professora, mas essa é a profissão mais importante do mundo. Todos passam por ela, todos! Desde a presidenta até o astronauta brasileiro.  As lembranças de nossos professores são muito importantes e eu mesma lembro da minha primeira professora em Búzios, tia Viviane, no CEFAP. Quer o mesmo para o meu filho.

Não tenho pena de me privar de divertimentos ou desfazer alguns planos para acomodar o meu orçamento às necessidades do meu filho. Todo pai e mãe quer dar aos filhos o melhor. Por querer o melhor não apenas para o meu filho é que eu não poderia deixar de escrever minha impressão da educação pública.

A educação púbica está negligenciada como um todo. Um governo que lança um programa que tem como base 8 anos para a alfabetização, é um governo que quer manter as mentes limitadas e pouco questionadoras. Meu filho tem 4 anos e conhece todo o alfabeto, escreve o próprio nome, conhece os número de 1 a 20 e faz pequenas somas.


Outro dia, fiz um texto em uma rede social. “Quero ver quem será o vereador que criará a lei e que prefeito a sancionará. Uma lei que mantenha os filhos dos nossos governantes nas escolas públicas. Se isso ocorresse teríamos a melhor educação do Brasil.” NINGUÉM me respondeu. Se fosse um parabéns ou um tapinha nas costas teria curtidas, compartilhamentos e respostas.

Fica aqui o relato. Relato de uma mãe, apaixonada pelo filho e que não mede esforços para vê-lo ter as melhores oportunidades da vida. Peço a Deus que meus esforços o tornem um grande homem que possa dar continuidade às ideias de liberdade e direito para todos que tanto defendo.
















Camila Raupp é blogueira
Editora do Blogão dos Lagos


Cabo frio: Agência do SINE em Cabo Frio oferece mais de 50 vagas de emprego nesta semana


As vagas estão disponíveis para toda a Região dos Lagos

O Sistema Nacional de Emprego – SINE, agência Cabo Frio, oferece nesta semana, 55 vagas de emprego em toda a Região dos Lagos.

Ajudante de cozinha – 3
Ajudante de pasteleiro – 2
Ajudante na produção de óleos vegetais – Ind. Alimentar – 20
Atendente de mesa – 1
Auxiliar de Pedreiro – 3
Camareira de hotel – 2
Carregador de caminhão – 1
Caseiro – 2
Chapeiro – 4
Cozinheiro de restaurante – 1
Cozinheiro de Restaurante – 3
Cozinheiro geral – 1
Governanta de hotelaria – 1
Motorista de caminhão – 1
Oficial de serviços gerais – 4
Operador de Telemarketing ativo – 1
Pedreiro – 3
Pizzaiolo – 1
Vendedor no comércio de mercadorias – 1

Os interessados nas vagas podem acessar o portal do Ministério do Trabalho através do endereço eletrônico: http://maisemprego.mte.gov.br. No site, o candidato faz um cadastro para poder consultar as vagas.

O mesmo cadastro pode ser feito pelos empresários interessados em ofertar vagas. O procedimento também pode ser feito diretamente na sede do SINE Cabo Frio que funciona à Avenida Teixeira e Souza, 1870, próximo ao espaço onde está sendo construída a Delegacia Legal de Cabo Frio.

O horário de atendimento da agência vai de 8h30 às 16h30. Informações também podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2647-2553.

Texto: Luiza Trindade