terça-feira, 2 de julho de 2013

Saquarema:Reinauguração da USF de Água Branca

Na noite da última sexta-feira, 28/06, aconteceu a reinauguração da USF de Água Branca.  Contamos com a presença da Prefeita Franciane Motta, do deputado estadual Paulo Melo e de vereadores e secretários municipais.

A USF Maria Costa Lopes retomou o seu funcionamento, com todas as suas salas reformadas: consultórios médico, ginecológico e odontológico, recepção, salas de expurgo, curativo, vacinação, educação e saúde, copa/cozinha, reuniões, DML, guarda de material, farmácia e banheiros para funcionários e pacientes. A unidade também recebeu nova área externa, com muro e jardinagem novos.
Vejam as fotos da reinauguração.

Búzios: Polícia Militar prende traficante

Publicado Originalmente no Jornal Noticiário dos Lagos

Victor Viana

Na noite da última sexta-feira (28) a Patamo 5ª Cia – Búzios após denúncia anônima via 190, deteve Dheymison Silva de Jesus, conhecido como “Baiano”, acusado de estar traficando na Rua Mercedes n° 70, bairro Cem Braças, em Búzios. Ainda mais dois acusados foram detidos, Rogério Lopes Correa e Clayton Fonseca Negreiros, os dois tinham consigo dois tabletes de maconha. Na casa do “Baiano” foram arrecadadas 23 tabletes de maconha, uma balança de precisão e R$ 300,00 em dinheiro, segundo os policiais, proveniente da droga adquirida pelos outros dois acusados.

 Os acusados foram levados primeiro á 127ª DP (Búzios) e posteriormente á 126ª DP (Cabo Frio), que era a delegacia de área daquela noite, onde Dheymison, o Baiano, ficou preso e os outros dois foram ouvidos e liberados como usuários. Após pericia constatou-se que os dois tabletes de maconha somados pesavam 663 Gr.


Araruama: Prefeitura prorroga campanha de anistia fiscal até 31 de julho


A Câmara Municipal de Araruama, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, dia 27 de junho, aprovou o projeto de lei nº 068, de 26 de junho de 2013, de autoria do poder executivo, que prorroga a campanha de anistia fiscal até o dia 31 de julho, que concede descontos de até 100% dos juros e multas dos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e taxas municipais dos exercícios anteriores a 2013.

De acordo com o prefeito Miguel Jeovani, a prorrogação da campanha visa aumentar a arrecadação no município e contribuir para que os cidadãos, que se tornaram inadimplentes por algum motivo tenham a oportunidade de renegociar seus tributos, diminuindo consequentemente a dívida ativa no município. Este investimento retorna para população em qualidade de serviços e desenvolvimento para a cidade.

“Ao pagar em dia seus tributos, o cidadão contribuinte dá condições ao governo municipal para desenvolver diversos programas urbanos e sociais na cidade, promovendo o desenvolvimento e qualidade de vida da sua população”, disse.

Os contribuintes que pagarem os impostos atrasados em até três parcelas terão 100% de anistia dos juros e multas. Para ser beneficiado por esta lei, o contribuinte deverá formular o pedido até 31 de julho deste ano, mediante a quitação integral do tributo ou da primeira parcela.

Os impostos poderão ser divididos em até 18 parcelas.

De 1 a 3 parcelas – 100% de remissão de juros e multas;
De 4 a 6 parcelas – 90% de remissão de juros e multas;
De 7 a 9 parcelas – 80% de remissão de juros e multas;
De 10 a 12 parcelas – 70% de remissão de juros e multas;
De 13 a 15 parcelas – 60% de remissão de juros e multas;
De 16 a 18 parcelas – 50% de remissão de juros e multas.

Arraial do Cabo: Secretaria de Educação terá formatura do PROERD

O Comando do 25º BPM e a Secretaria de Educação, Cultura Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo estarão realizando a formatura de 345 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, que participaram do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas. A cerimônia vai acontecer, nesta terça-feira, 2 de julho, às 9h, na quadra da Escola Municipal João Torres, na Prainha. O evento vai contar com a presença de cerca de 700 pessoas, entre pais, alunos, policiais militares e coordenadores do curso. 

O PROERD consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família visando, através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental no país. Com estudos organizados e desenvolvidos com auxílio de material didático, o programa oferece estratégias preventivas para a comunidade escolar e potencializa a participação da família no contexto escolar e no convívio social.


De acordo com a psicóloga Ariete Loreto, coordenadora da orientação educacional, por intermédio dos conhecimentos adquiridos no PROERD, os alunos das escolas do município cabista aprendem como as drogas podem tornar as pessoas infelizes e violentas. 


“Também aprenderam a reconhecer e resistir às diversas pressões que poderão influenciar os jovens a experimentar cigarro, bebida alcoólica, maconha, inalantes e outras drogas. Daí a importância desse programa”, concluiu a psicóloga. 

São Pedro da Aldeia: Semana da Empresa Bacana supera meta e faz 2029 atendimentos

Mais de dois mil atendimentos, profissionais capacitados, quase quatrocentas legalizações e micro e pequenos empresários saindo do trabalho informal. Assim foi a Semana da Empresa Bacana, realizada em São Pedro da Aldeia pela Prefeitura em parceria com o Sebrae. Em uma estrutura de 600m2, os micro e pequenos empresários legalizaram suas empresas, participaram de cursos e receberam consultorias gratuitamente.
Com a previsão inicial de mil atendimentos, no terceiro dia a meta foi ultrapassada. No total, 2029 atendimentos foram realizados e 372 formalizações de micro e pequenos empresários.
Segundo o Prefeito Cláudio Chumbinho, o evento trouxe grandes benefícios aos empresários locais e da região, que puderam formalizar seus negócios. “A Semana da Empresa Bacana deu a oportunidade aos empresários de formalizar suas empresas e usufruir de uma série de benefícios como linha de crédito, CNPJ, acesso a programas sociais e serviços bancários, entre outras vantagens. Fico muito feliz com o sucesso do evento e, através de parcerias com instituições fortes como o Sebrae, vamos trazer mais eventos de grande porte para São Pedro da Aldeia”, disse.
De acordo com a diretora de apoio empresarial, Ivonete Santos, o evento superou as expectativas estabelecidas. “O evento foi um verdadeiro sucesso em São Pedro da Aldeia. Tínhamos, em princípio, a meta de realizar 800 atendimentos e conseguimos ultrapassar dois mil. Fico muito feliz de saber que a Semana da Empresa Bacana pôde auxiliar os micro e pequenos empresários a entrarem para a formalidade com seus negócios”, afirmou Ivonete.

Maricá: ‘Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá’ em novo horário

Numa parceria entre as secretarias municipais de Turismo e Agricultura, o projeto musical “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” será realizado a partir desta sexta-feira, dia 05/07, em mais um horário,  a partir das 12h, como atração especial da “Feira do Agricultor e do Artesanato”, realizada na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça da secretaria de Turismo) todas as sextas-feiras e sábados.

Dando início às apresentações musicais, o cantor Leandro Junnhyor vai apresentar o melhor da MPB a partir das 12h. Em seguida, às 14h, haverá a apresentações dos cantores Roberta Tilio e Ricado Agura. Às 16h, a festa fica por conta de Edy Baiano. Às 19h, se apresenta Sidney Santos e, às 21h, Jô Borges e Aldo Correa encerram a programação.

No sábado, dia 06/07, o projeto também visita a Feira Turística na Praça Conselheiro Macedo Soares com os shows de Raul Palmeira, às 10h, e, às 12h, de Mirene Alves e Serginho.

Na feira, o público pode encontrar peças de artesanato e esculturas, além de produtos orgânicos (sem agrotóxico) cultivados na cidade, como aipim, abóbora, maracujá, banana, além de mel, queijo, ovos caipiras, geleias e doces em compota (laranja da terra, goiaba e gengibre em conserva). O evento foi criado pela Prefeitura como forma de incentivo à produção local.

Shows também em Itaipuaçu 
O projeto musical também visitará a Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu, neste fim de semana. Na sexta-feira, dia 05/07, às 21h, os artistas Gianne Mello e Raphael do Cavaco apresentam grandes sucessos da música popular brasileira no Arraiá de Itaipuaçu. Já no sábado, no dia 06/07, às 21h, haverá show de Ricardo Pop na Praça dos Gaviões durante a realização do Arraiá de Itaipuaçu.
Idealizado há mais de um ano pela secretaria municipal de Turismo, o projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” oferece, gratuitamente, música de qualidade em diversas praças da cidade, garantindo à população uma opção de lazer e uma oportunidade para prestigiar os artistas da cidade.

Programação
05/07 - Sexta-feira 
Praça Conselheiro Macedo Soares - Centro - Feira Turística
12h - Leandro Junnhyor
14h - Roberta Tilio e Ricado Agura
16h - Edy Baiano
19h - Sidney Santos
21h - Jô Borges e Aldo Correa
Praça dos Gaviões - Arraiá de Itaipuaçu
21h - Gianne Mello e Raphael do Cavaco
06/07 - Sábado
Praça Conselheiro Macedo Soares - Centro - Feira Turística
10h - Raul Palmeira
12h - Mirene Alves e Serginho
Praça dos Gaviões - Arraiá de Itaipuaçu
21h - Ricardo Pop

Cabo Frio: 9ª Festival do camarão promete agitar a cidade

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, através das secretarias de Eventos e de Turismo realizará durante quatro dias a nona edição de um dos maiores festivais de gastronomia da região: o Festival do Camarão. O evento acontece na Praia do Siqueira e irá oferecer diversos pratos à base do fruto do mar tradicionalmente pescado na lagoa, além de shows musicais e exposição de artesanato local.
O camarão cinza é um dos principais pescados de Cabo Frio. Famoso pelo seu sabor, o fruto do mar é, também, o principal ingrediente deste festival gastronômico que faz parte do Calendário Oficial da cidade e mobiliza a comunidade da Praia do Siqueira.
O evento acontece de 4 a 7 de julho, com início às 18h, na quinta e na sexta-feira. No sábado e no domingo, o festival começa às 12 horas para almoço.
Criatividade é o que não falta nos pratos oferecidos, nas mais diferentes formas e sabores, vão dos petiscos como os pastéis, bolinho de aipim, empanados e o tradicional e delicioso alho e óleo, até as receitas mais sofisticadas e inventivas.
Ao todo serão 35 barracas com comidas e bebidas, 12 barracas de doces e ainda 23 barracas de artesanato. Haverá 63 pratos diferentes, preparados com dez toneladas de camarão. Cada prato custará R$ 15.
De acordo com a coordenadora do Artesanato, Vânia Carvalho serão 13 barracas para os artesãos da Praia do Siqueira e 10 para os artesãos do centro da cidade, além de duas barracas para as entidades dos projetos da Prefeitura como O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), DAPED, Secretaria da Melhor Idade e projetos sociais da cidade.
Segundo o subprefeito da Praia do Siqueira, Eli da Costa Cardoso, são mais de 500 pessoas do bairro envolvidas diretamente no evento.
- A participação da comunidade é impressionante e a nossa expectativa não poderia ser a melhor possível e estamos trabalhando muito para isto. Este festival vai bombar, comemora Eli, informando uma expectativa de público de 20 mil pessoas.
Além da participação na organização do evento, a secretaria de Turismo colocará uma Central de Atendimento ao Turista (CAT), distribuindo kits de informações turísticas. Neste ano, serão seis horas de show entre os dois palcos ao longo da praia, que terá a praça de alimentação com vista para a lagoa e o por do sol mais bonito de Cabo Frio.

Segue a programação dos shows
Dia 04/06 - quinta- feira:
* Laís Afradique
* three Dance

Dia 05/06 - sexta- feira:
* Adriano Marques e banda
* Juceir Junior e banda


Dia 06/06 - sábado
* Banda in Pulse
* Allan e Alex

Dia 07/07 - domingo
* Jero e banda
* Chico Mazza


Casimiro de Abreu: Ministério do Trabalho aponta município entre os melhores com bons resultados de empregabilidade

Cresce em mais de 500% o número de emissão de carteiras de trabalho nos últimos sete meses 

Casimiro de Abreu está na sexta posição entre 65 municípios do Estado do Rio de Janeiro que conseguem bons índices de emprego para a população por meio do Banco do Sistema Nacional de Empregos – SINE. Recentemente, o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE divulgou o ranking das taxas de aproveitamento em vagas oferecidas. O prefeito Antônio Marcos comemora os resultados dos investimentos que a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda têm feito para viabilizar o preenchimento da oferta de emprego na região. 

“Esse documento revela a credibilidade que a nossa Administração tem conquistado junto às empresas, que sempre são parceiras quando as procuramos para captar vagas para a população casimirense e que também sempre recorrem ao nosso Banco de Empregos para oferecer oportunidades para os munícipes, tendo em vista a seriedade e afinco com os quais o trabalho é realizado pelo Poder Público”, declarou Antônio Marcos.

Moradora do bairro Santa Terezinha, Daiana Garcia estava desempregada até procurar o Banco de Empregos. Depois de cadastrar o currículo, em menos de duas semanas conseguiu seu primeiro trabalho com carteira assinada. “Não imaginava que seria tão rápido conquistar uma oportunidade. Fui muito bem recebida e orientada. Recomendo a todos que estão em busca de uma chance no mercado, que procurem a Secretaria de Trabalho e Renda”, disse Daiana.

De acordo com o relatório do Ministério do Trabalho, o número de pessoas que conseguiu emprego com carteira assinada, por meio da Administração Municipal, saltou de oito para 44 por cento, em apenas sete meses. O documento também mostra o crescimento da emissão de carteiras de trabalho, o que sugere que mais pessoas têm conseguido emprego. Em outubro do ano passado, o número passou de 18 para 101, em abril deste ano, ou seja, um aumento de 561 por cento. 

A secretária de Trabalho e Renda, Alessandra Teófilo, atribui esses índices aos investimentos em qualificação dos moradores e à parceria com as empresas da região e até mesmo de outros Estados. “Estamos engajados para capacitar a população e ampliar as chances de ingresso no mercado de trabalho. Já começamos a oferecer uma série de cursos gratuitos que vão contribuir para que os candidatos às vagas estejam cada vez mais no perfil exigido pelas empresas. Acreditamos que dessa maneira esses bons resultados de empregabilidade só tendem a crescer”, avaliou a secretária.   

Cabo Frio: Polícia troca tiros com bandidos no final de semana no Valão

Publicado originalmente no Jornal Noticiário dos Lagos 
Cabo Américo com a arma apreendida

por Victor Viana


No último domingo (30) a Policia Militar (Patamo Bravo) foi até a comunidade do Valão, bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, averiguar a informação de que estava acorrendo uma troca de tiros no local. Ao chegar à Rua Abel Gomes os polícias foram recebidos a tiros por três homens, dois estavam armados de pistolas e um terceiro com uma escopeta calibre 12. Os acusados fugiram por um terreno baldio, deixando para trás uma espingarda da marca Boito, calibre 12 e duas munições intactas. Os polícias arrecadaram as armas e levaram á 126ª DP (Cabo Frio) onde foi feito o registro. Ninguém foi preso. 


Componentes da Patamos e drogas apreendidas

Material apreendido pela 5ª CIA
Um dia antes, no sábado (29), A Patamo Alfa em conjunto com a Patamo Bravo, durante averiguação de denúncia anônima arrecadou em uma casa na Rua 12 de Maio, bairro Rainha da Sucata, Cabo Frio, uma grande quantidade de drogas, 300 pedras de crack, 100 trouxinhas de maconha, 40 cápsulas de cocaína e uma pistola sem numeração aparente. Sendo encontrada uma mulher, Verônica Francisco Pacheco, de 26 anos, onde foi dada voz de prisão à mesma e encaminhada a 126ª DP (Cabo Frio).




A Patamo Bravo é comandada pelo cabo Américo e composta pelos cabos Roberto e Cosmo. A Patamo Alfa é comandada pelo subtenente Bernardo e composta pelo cabo Meirelles. 

Macaé: Crack, álcool e outras drogas são temas do 1º Congresso Municipal sobre Drogas

Macaé chega aos 200 anos trazendo à pauta de discussão tema dos mais complexos e contemporâneos: drogas. Nos dias 16 e 17 de julho, na Cidade Universitária, acontecerá o 1º Congresso Municipal sobre Drogas, realizado pelo Governo Municipal através da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (Cepod). A programação faz parte das comemorações pelo bicentenário e as inscrições podem ser feitas no site www.macae.rj.gov.br. 

 O 1º Congresso Municipal sobre Drogas propõe novas perspectivas nas políticas públicas sobre crack, álcool e outras drogas apresentando o tema e propondo discussão com a participação popular e de experts como a psiquiatra Flávia Fernando, os especialistas Pedro Gabriel Delgado e Erotildes Maria Leal, além de outros nomes que despontam no cenário nacional e internacional quando o assunto é droga.



- Macaé coloca em pauta com o 1º Congresso Municipal sobre Drogas um tema de destaque e atemporal, trazendo personalidades, estudiosos e autoridades para falar com toda propriedade e conhecimento. Não podemos fechar os olhos para a realidade ‘droga’, que está em toda parte e envolvendo muitas pessoas que têm suas vidas impactadas pelo consumo indevido - destacou o coordenador da Cepod, Gleison Guimarães, que ratifica a importância da participação popular para que seja massificada a informação.



Programação



16 de julho (terça-feira)

· 18 às 19 horas – Credenciamento

· 19 às 19h30 – Mesa de abertura com autoridades locais



· 19h30 às 20h10 – Palestra “A política do Ministério da Saúde para Crack, Álcool e outras Drogas”, com Pollyanna Pimentel, assessora técnica do Ministério da Saúde e apoiadora do Núcleo de Álcool e Drogas da Coordenação de Saúde Mental



· 20h10 às 20h50 – Palestra “A clínica da recepção: escuta e cuidado”, com Dra. Flávia Fernando, psiquiatra, mestranda em estudos da subjetividade, Psicologia – UFF e preceptora da residência em psiquiatria do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro.



17 de julho (quarta-feira)



· 8 às 9 horas – Credenciamento e café da manhã



· 9 às 9h45 – Palestra “As políticas públicas em crack, álcool e outras drogas: as experiências em outros países”, com Dr. Pedro Gabriel Delgado, psiquiatra, professor doutor do Núcleo de Políticas Públicas da UFRJ – IPUB/UFRJ.



· 9h45 às 10h25 – Palestra “Rede de cuidados e território – a universidade e a cidade”, com Dra. Erotildes Maria Leal, psiquiatra, professora doutora do curso de medicina – UFRJ/Macaé, pós-doutora pelo Programa Internacional de Formação de Pesquisadores no Fenômeno das Drogas – Universidade de Toronto – Canadá.



Mesas redondas:



· 10h30 às 12 horas – Crack em Macaé – Plano Crack é possível vencer/ Consultório na Rua / Abordagem Social na Rua ao Usuário de Crack – Moderador Dr. Pedro Gabriel Delgado e palestrantes Camila Butinholli Rangel (Cepod) / Maria Luiza Baccari Quaresma (Semdes) / Viviane de Motta Gil Rocha (Semdes).



· 10h30 às 12 horas – Os equipamentos da rede AD: Rede AD Municipal / Atenção Psicossocial / Álcool e outras drogas na Estratégia Saúde da Família – Moderadora Ananda Moura Rezende e palestrantes Monica Andrade, gerente do Programa de Saúde Mental da Semusa; Maíra de Mello Cabral e Matos, coordenadora de Política de Drogas e Saúde do Viva Rio; Adriana Silva Lopes, CAPS ad – Semusa.



· 12 às 13 horas – Intervalo almoço



· 13h30 às 15 horas – O uso prejudicial de drogas lícitas: álcool, tabaco e benzodiazepínicos - Moderador Dr. Gleison Marinho Guimarães e palestrantes Dr. Tiago Mussi, FMHM-HPM; Dra. Patrícia Andrade Meireles, Cepod – Programa Girassol; Dr. Joelson Rodrigues, subsecretaria de Ciência e Tecnologia.



· 13h30 às 15 horas – A prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas em Macaé: I Levantamento de Álcool X Direção em Macaé / Ações na Educação / A identificação cultural dos jovens como diálogo da subversão ao processo de alienação – Moderador Denis Petuco e palestrantes Ruth Escudero (Cepod) / Adriana Feliciano (Cepod), Paulo Azevedo (Cia de Gente).



· 15 às 15h30 – Coffe break



· 15h30 às 16 horas – Apresentação de Pósteres / Performance Artística com a Cia de Gente



· 16 às 16h40 – Palestra “As políticas de segurança pública para crack, álcool e outras drogas” com Luiz Carlos Fiore, sociólogo, participante do Comitê de Articulação Local dos Territórios da Paz/RJ e do Grupo de Apoio a Gestão Nacional do Programa Crack é possível vencer.



· 16h40 às 17h20 – Palestra “Drogas ilícitas: proibir ou legalizar? As experiências do Brasil e de Portugal com Denis Petuco, cientista social, mestre em educação, doutorando em Ciências Sociais, Redutor de Danos, Educador Popular, consultor autônomo sobre drogas, educação e saúde. 



· 17h20 – Encerramento.

Cabo Frio: Cidade realiza Encontro Regional de Conselhos Municipais de Educação da Região Litorânea

O Conselho Municipal de Educação, com o apoio operacional da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, realizou na sexta-feira (28/6), no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, o Encontro Regional de Conselhos Municipais de Educação da Região Litorânea, com o tema Conselho Municipal de Educação e suas atribuições face aos desafios atuais.

Cabo Frio recebeu outros 15 municípios integrantes dos Conselhos Municipais de Educação (CME) da Região Litorânea. A programação variada foi bastante elogiada por todos. Ainda pela manhã, os participantes refletiram sobre Os Conselhos Municipais de Educação e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): autonomia e a gestão democrática do/no conhecimento escolar, com a Prof.ª Doutora Elaine Constant, coordenadora geral do PNAIC. Já a tarde ficou para abordar o tema Judicialização no Sistema Municipal de Ensino, com o Prof. Doutor Alvaro Chrispino, professor do Centro Educacional de Educação Tecnológica - CEFET-RJ. Além disso, alunos da Rede Municipal de Ensino fizeram apresentações culturais desenvolvidas nas escolas pelo Programa Mais Educação.

O evento foi direcionado principalmente para os representantes dos CME dos 16 municípios que integram a Região Litorânea, para representantes das escolas municipais de Cabo Frio, das escolas de Educação Infantil da Rede Particular com funcionamento autorizado pelo CME, das Secretarias com conselhos constituídos e das Universidades do município.

Para a professora Manuela de Almeida Ribeiro, diretora do Centro Educacional Linhares Ribeiro, mais conhecido como Escola Pequeno Aprendiz, o evento foi bastante válido e informativo. A diretora, que fez questão de levar algumas professoras para participar do encontro, se comprometeu ainda em multiplicar os assuntos tratados entre os profissionais de sua escola. “Adoraria que todas pudessem estar aqui aproveitando esse momento importante de troca e integração”, acrescenta a professora Manuela. Ela aproveita para ressaltar a necessidade de os pais procurarem uma instituição com funcionamento autorizado pelo CME na hora de matricular os filhos.

– A escola passa por um processo delicado e severo para conseguir a legalização, mas é necessário estar adequada às exigências para garantir a segurança dos alunos. Por isso, é imprescindível que os responsáveis procurem uma escola que tenha funcionamento autorizado pelo CME – reforça.

A professora Margarida Alves é presidente do CME de São Pedro da Aldeia. Ela também aprovou toda a programação do encontro. “Atividades criativas e temas muito pertinentes”, definiu Margarida que estava animada para escutar a palestra do professor Dr. Alvaro Chrispino.

Cabo Frio é pioneira na criação do Conselho Municipal na região: São 16 anos de história. O CME foi implementado no governo do prefeito Alair Corrêa, em 1997. Para a secretária geral do CME de Cabo Frio, professora Leonor Costa, é uma grande honra para a cidade sediar esse evento de tamanha projeção no estado. Leonor Costa explica ainda que a existência de um CME foi uma das prerrogativas para que a cidade tivesse um sistema de ensino próprio, autônomo, desvinculado da rede estadual.

Para mais detalhes sobre o CME de Cabo Frio basta acessar o sitewww.cmeducacaocabofrio.webnode.com. Lá é possível encontrar pautas semanais, atas das sessões, legislações educacionais, entre outras informações.

Búzios: Prefeito instalará gabinete móvel no bairro Boa Vista

Na próxima quarta-feira, dia 3 de julho, o Prefeito André Granado atenderá as demandas da gestão municipal no gabinete móvel que será instalado no bairro Boa Vista. A atividade itinerante, a partir das 9h, tem o objetivo de identificar as demandas do bairro, abrindo espaço para um atendimento mais dinâmico aos moradores da localidade. Neste dia, todas as atividades rotineiras do gabinete, tais como despacho de processos e reuniões, também serão realizadas no Boa Vista.
Esta é a terceira vez que o Executivo realiza a atividade itinerante. Por iniciativa do Prefeito, o primeiro gabinete móvel foi instalado em abril, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, onde ele atendeu pacientes, acompanhou todas as atividades da unidade hospitalar e recebeu a população em geral. No mesmo mês, o Prefeito seguiu com o gabinete para o Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), bairro da Rasa, objetivando identificar as demandas e intensificar os esforços para melhorar a estrutura da unidade escolar.
 “Manter esta proximidade com a população é um dos trabalhos que realizarei periodicamente na administração pública. Meu objetivo é estar perto dos cidadãos para ouvir suas necessidades e criar oportunidades para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou o Prefeito.
O endereço do gabinete móvel de quarta-feira é a Rua Monte Verde, nº 12 (casa do Ronaldo).

AGENDA DO SENADO - 02 DE JULHO

Comissão/Meio Ambiente - A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vota projeto que incentiva a recuperação florestal em assentamentos rurais, em áreas desapropriadas pelo poder público e em áreas degradadas de posse de agricultores familiares, em especial, de comunidades quilombolas e indígenas. Outro projeto em pauta institui incentivos e programas para implantação de sistemas de coleta, armazenamento e utilização de águas pluviais em condomínios residenciais e comerciais.
Horário: 8h30
Local: sala 6 da Ala Senador Nilo Coelho
Comissões/Ciência e Tecnologia - Projeto que torna obrigatória a emissão de alertas por veículos de comunicação sobre desastres climáticos consta da pauta da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Outra proposta em votação permite a dedução das doações a projeto de pesquisa científica e tecnológica executado por entidades científicas e tecnológicas privadas, sem fins lucrativos, da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física. Também serão analisados projetos de decreto legislativo autorizando o funcionamento de emissoras de rádio e televisão em diversas regiões do país.
Hora: 9h
Local: Sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa
Revista/Em discussão! - Lançamento na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da 16ª edição da revista Em Discussão!, que tem como tema o refinanciamento de dívidas de estados e municípios. A revista tem como base os debates realizados pela comissão sobre a questão.
Horário: 9h45
Local: Sala 19 da Ala Senador Alexandre Costa
Comissão/Economia - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa projeto que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup), condicionado à implantação do bilhete único temporal ou rede integrada de transportes. Outra proposta em pauta dispõe sobre a participação da população e de suas entidades no processo orçamentário. Serão analisados os substitutivos apresentados às matérias.
Horário: Após lançamento da revista
Local: sala 19 da Ala Senador Alexandre Costa
Comissão/Educação - Projeto que dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida, para condicionar o pagamento das parcelas do financiamento pelos beneficiários ao credenciamento de escola pública de educação infantil e de ensino fundamental no respectivo conjunto habitacional está na pauta de votação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Outras duas propostas alteram as diretrizes e bases da educação nacional. A CE analisa ainda projeto que fixa regras de reeleição e de duração dos mandatos dos dirigentes de entidades desportivas.
Horário: 10h30
Local: sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa
Plenário – Sessão deliberativa. A destinação de royalties do petróleo para as áreas de saúde e educação e a exigência de ficha limpa para preenchimento de cargos comissionados são propostas que estão na pauta.
Horário: 14h
Local: Plenário do Senado
Comissão/MP - Análise do relatório da comissão mista destinada a examinar e emitir parecer sobre a MP 610/2013, que trata de ações emergenciais para socorrer municípios atingidos pela seca no Nordeste. Entre outras medidas, a MP autoriza o pagamento de valor adicional ao benefício Garantia-Safra para o período 2011/2012 e a doação de milho aos governos estaduais em 2013.
Horário: 14h30
Local: sala 6 da Ala Senador Nilo Coelho
Comissão/Orçamento - Reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) para análise de proposições como o relatório preliminar apresentado ao projeto de lei 2/2013-CN, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da proposta orçamentária para 2014. Essa proposta também será analisada, um pouco antes, às 14h, na sala de reuniões da presidência da CMO, pelo colegiado de representantes de líderes partidários na comissão.
Horário: 14h30
Local: Plenário 2 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados
Comissão/Código Penal - Audiência pública da Comissão que analisa a reforma do Código Penal para debater os seguintes crimes: contra a paz pública, relativos a estrangeiros, contra os direitos humanos, e de guerra. Foram convidados o advogado Fernando Fragoso e o procurador Marcelo Weitzel de Souza.
Horário: 14h30
Local: sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa

Cabo Frio: Quem ainda quer dinheiro?

Secretaria de Cultura prorroga até dia 5 o prazo de inscrição no Proedi

Um sucesso absoluto: mais de 200 projetos foram propostos, 68 deles acolhidos e quem deixou para o último dia enfrentou fila de espera e senha – afinal, são 500 mil reais reservados pela Secretaria de Cultura de Cabo Frio para o apoio à pré-produção, produção, distribuição e circulação de apresentações e produtos culturais.

Todo esse dinheiro atraiu os artistas, grupos e entidades culturais, sempre em busca do difícil apoio, que acreditaram na realização de seus projetos de artes visuais, digitais, artesanato, circo, folclore, dança, literatura, música, teatro e criações destinadas ao público infantil.

- Todos nós conhecemos o hábito brasileiro de deixar tudo para a última hora, mas a quantidade de gente que veio em busca do apoio surpreendeu até mesmo nossas previsões mais otimistas. Ficamos ainda com muitos projetos pendentes, outros incompletos, além daqueles que não conseguiram terminar os seus á tempo. A prorrogação foi mais do que necessária, foi justa para os que ficaram de fora e uma prova indiscutível do sucesso do PROEDI - afirmou o secretário de Cultura, José Facury.

As inscrições continuam a ser feitas na sede da Secretaria, na Rua Itajurú 131, Largo do Itajurú, ao lado do Convento Nossa Senhora dos Anjos.  O prazo agora estende-se até sexta feira, dia 5 de julho, ao meio-dia.

Búzios: 12º Festival Gastronômico reunirá 48 restaurantes do balneário

Evento,que começa no dia 5 de julho, terá degustações a preços populares servidas emquatro pontos da cidade
            
          Começa na próxima sexta-feira, dia 5,o Festival Gastronômico de Búzios, evento que já faz parte do calendáriooficial do balneário e cresce a cada ano. Além da adesão de 48 restaurantes,três a mais do que em 2012, serão promovidos dois fins de semana de degustaçãonas ruas, dias 5 e 6 e 12 e 13 de julho. Nos anos anteriores, o festivalacontecia durante apenas um fim de semana. Outra novidade é que chefs locais e chefs convidados, de diferentes partes do Brasil darão aulas na“Tenda Gourmet” diariamente durante o evento.
Com realização da Prefeitura, por meio daSecretaria de Turismo, a dinâmica do evento continua a mesma: os restaurantesparticipantes servirão, das 20h à meia-noite, degustações a preços populares emmesas montadas em quatro pontos da cidade: Orla Bardot, Rua das Pedras e Rua ManoelTuríbio de Farias, no Centro, Porto da Barra e Espaço Domme, ambos emManguinhos. Cada restaurante escolhe que receita servirá, podendo ser umaentrada (R$ 10), um prato principal (R$ 15) ou uma sobremesa (R$ 10).
Idealizador do evento desde a primeira edição, GilCastelo Branco prevê ocupação de 90% na rede hoteleira da cidade. “São dias emque a cidade fica em festa, com bastante movimento. Para esse ano, esperamoscerca de 30 mil pessoas circulando na cidade”, explicou ele.
            Além de receitas dos restaurantes, participamcom degustações nas ruas as mesas com clássicos da “cozinha buziana”,comandadas por filhas de pescadores da região; a mesa da cozinha “africana”,uma das culinárias que influenciaram a gastronomia local, através dosQuilombolas; a mesa dos “chefs mirins”; e a mesa da Associação de Mariculturada Rasa, pela primeira vez participando do evento, comandada pela colônia depescadores da cidade, servindo ostras frescas.
            Confira, abaixo, a agenda de aulasdos chefs convidados para o evento e a lista, em ordem alfabética, dosrestaurantes participantes, com respectivos pratos e localização no evento.Outras informações pelo site: www.festbuzios.com.br.


Agenda da Tenda Gourmet
Sábado, 06/07
20h – Chef Wanderson Medeiros – Maceió/ AL
(convidado)
Tema da aula: Os encantos do Sertão na nova cozinhanordestina – Magret de pato ao sol / queijo coalho em chamas
 21h – Chef Felipe Castanho – Belém/PA
Tema da aula: Vegetais da Amazônia

Domingo, 07/07
19h30 - Aula degustação de vinhos com o Danio Braga
(Búzios)

Segunda, 08/07
20h – Chef Michelle Marucco
(Búzios)
Tema: Tartare de aum com couli de frutas

Terça, 09/07
20h – Chef Jan Rabe
(Búzios)
Tema: Massa alemã “Maultaschen” com molho de tomateao bacon

Quarta, 10/07
20h - Chef Sonia Persiani
(Búzios)
Tema: Petit fours, língua de gato de chocolate ecreme de limão com merengue.

Sexta, 12/07
20h – Chef Monica Rangel – Visconde de Mauá/RJ
(convidada)
Tema da aula: a definir

21h - Checho Gonzales – São Paulo/SP
(convidado)
Tema: Referências da infância: falso conejo –Ceviche de pescada com salsa de tomate em suco de graviola e cubos de manga

Sábado, 13/07
20h – Chef Monica Rangel – Visconde de Mauá/RJ
(convidada)
Tema da aula: a definir
21h - Checho Gonzales - SP
(convidado)

Tema: Referências da infância: falso conejo –Ceviche de pescada com salsa de tomate em suco de graviola e cubos de manga