O Conselho Municipal de Educação, com o apoio operacional da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, realizou na sexta-feira (28/6), no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, o Encontro Regional de Conselhos Municipais de Educação da Região Litorânea, com o tema Conselho Municipal de Educação e suas atribuições face aos desafios atuais.
Cabo Frio recebeu outros 15 municípios integrantes dos Conselhos Municipais de Educação (CME) da Região Litorânea. A programação variada foi bastante elogiada por todos. Ainda pela manhã, os participantes refletiram sobre Os Conselhos Municipais de Educação e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): autonomia e a gestão democrática do/no conhecimento escolar, com a Prof.ª Doutora Elaine Constant, coordenadora geral do PNAIC. Já a tarde ficou para abordar o tema Judicialização no Sistema Municipal de Ensino, com o Prof. Doutor Alvaro Chrispino, professor do Centro Educacional de Educação Tecnológica - CEFET-RJ. Além disso, alunos da Rede Municipal de Ensino fizeram apresentações culturais desenvolvidas nas escolas pelo Programa Mais Educação.
O evento foi direcionado principalmente para os representantes dos CME dos 16 municípios que integram a Região Litorânea, para representantes das escolas municipais de Cabo Frio, das escolas de Educação Infantil da Rede Particular com funcionamento autorizado pelo CME, das Secretarias com conselhos constituídos e das Universidades do município.
Para a professora Manuela de Almeida Ribeiro, diretora do Centro Educacional Linhares Ribeiro, mais conhecido como Escola Pequeno Aprendiz, o evento foi bastante válido e informativo. A diretora, que fez questão de levar algumas professoras para participar do encontro, se comprometeu ainda em multiplicar os assuntos tratados entre os profissionais de sua escola. “Adoraria que todas pudessem estar aqui aproveitando esse momento importante de troca e integração”, acrescenta a professora Manuela. Ela aproveita para ressaltar a necessidade de os pais procurarem uma instituição com funcionamento autorizado pelo CME na hora de matricular os filhos.
– A escola passa por um processo delicado e severo para conseguir a legalização, mas é necessário estar adequada às exigências para garantir a segurança dos alunos. Por isso, é imprescindível que os responsáveis procurem uma escola que tenha funcionamento autorizado pelo CME – reforça.
A professora Margarida Alves é presidente do CME de São Pedro da Aldeia. Ela também aprovou toda a programação do encontro. “Atividades criativas e temas muito pertinentes”, definiu Margarida que estava animada para escutar a palestra do professor Dr. Alvaro Chrispino.
Cabo Frio é pioneira na criação do Conselho Municipal na região: São 16 anos de história. O CME foi implementado no governo do prefeito Alair Corrêa, em 1997. Para a secretária geral do CME de Cabo Frio, professora Leonor Costa, é uma grande honra para a cidade sediar esse evento de tamanha projeção no estado. Leonor Costa explica ainda que a existência de um CME foi uma das prerrogativas para que a cidade tivesse um sistema de ensino próprio, autônomo, desvinculado da rede estadual.
Para mais detalhes sobre o CME de Cabo Frio basta acessar o sitewww.cmeducacaocabofrio.webnode.com. Lá é possível encontrar pautas semanais, atas das sessões, legislações educacionais, entre outras informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário