terça-feira, 16 de outubro de 2012

Estudantes e pesquisadores farão a coleta de material na costa fluminense entre os meses de outubro e fevereiro




Uma sala de aula ao ar livre, sobre o balanço das ondas e ao sabor do vento. Esta experiência será vivenciada, a partir do dia 20 de outubro, por um grupo de pesquisadores e estudantes universitários. Eles se deslocarão a 150 quilômetros da costa fluminense para fazer a marcação eletrônica de peixes de bicos e coletar ictioplancton. A atividade faz parte dos trabalhos de uma comunidade internacional de conservação dos atuns e espécies afins do Oceano Atlântico (ICCAT, sigla em Inglês), com sede na Espanha.

No Rio de Janeiro, a pesquisa está sendo desenvolvida pelo Grupo de Estudos da Pesca da Universidade Veiga de Almeida (GEPesca/UVA), sob a coordenação do professor mestre Eduardo Pimenta. Outras universidades e centros de pesquisa credenciados participam da ação em cinco unidades da federação. No litoral fluminense, o apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro, que disponibiliza as embarcações e tripulantes para as viagens, tem sido fundamental. Cada cruzeiro de pesquisa tem um gasto médio entre 5 e 8 mil reais.

Alto mar
Em alto mar, os pesquisadores fazem cinco arrastos para a captura de ovos fecundados ou larvas, que são acondicionados em solução de conservação. No campus da UVA, em Cabo Frio, o material passa por uma triagem e é catalogado. Posteriormente, segue para os Estados Unidos, onde é feita a identificação do DNA. Os pesquisadores também fazem a captura de peixes jovens e adultos, que são medidos e recebem uma marcação eletrônica que possibilitará o acompanhamento da rota do animal durante um período pré-estabelecido

Intercâmbio científico, maturidade acadêmica e a possibilidade de publicação de artigos científicos são apontados pelo professor Pimenta como benefícios para os estudantes que participam dos embarques oceanográficos. As inscrições para a campanha 2012/2013, que será realizada entre os meses de outubro e fevereiro, período em que a maioria dos cardumes passa pela nossa costa, já estão abertas. Serão dez embarques e estudantes dos cursos de Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e Engenharia da Produção podem se inscrever. Aproximadamente 15 alunos devem participar da campanha, alguns realizando a captura em alto mar e os demais fazendo as análises de laboratório. “É um trabalho duro, porém muito prazeroso”, diz Pimenta, no ramo há quase duas décadas e apaixonado assumido pela área.

Aluno do 6° período de Engenharia Ambiental, Yury Coutinho Vieira, participou das edições anteriores e pretende embarcar mais uma vez. Yury, nascido e criado no município de Arraial do Cabo, conta que sempre foi muito ligado nas questões do oceano, mas tinha apenas um olhar superficial até participar da primeira viagem. “Tinha uma visão da pesca e hoje sei que a atividade é muito mais complexa do que parece. O estudo para a conservação das espécies é fundamental para garantir que haja o suficiente para as futuras gerações”, ressalta, acrescentando que pretende se aprofundar na área de oceanografia ligada à atividade pesqueira. Os primeiros passos Yury já deu, inclusive já publicou artigo científico sobre o tema em reunião científica em São Paulo e participou da última edição do Programa de Iniciação Científica, o PIC/UVA, e já está finalizando um novo projeto para apresentar assim que o edital for aberto. Desta vez, o foco será a ergonomia e segurança do pescador.

Hipóteses
O professor Eduardo Pimenta ressalta que o estudo ainda não é conclusivo, mas uma das hipóteses que pode ser comprovada é a de que a costa brasileira, mais especificamente a 150 quilômetros de Cabo Frio, é uma das áreas mais importantes de desova do Atlântico Sul. Ao observar o caminho migratório dos peixes marcados na zona oceânica do Cabo Frio, bem como a análise do DNA de larvas e juvenis, os pesquisadores buscam a validação de outra hipótese, de que a desova ocorrida aqui também abastece a costa africana. Pimenta ressalta que são necessários três anos para a consolidação da pesquisa e o grupo parte para a etapa final de validação dos dados.

O programa
Todos os países que integram o programa compactuam de um acordo internacional que visa resguardar a exploração do pescado, limitada ao cumprimento da cota estabelecida pela ICCAT, com o objetivo de não esgotar os recursos existentes. Três  frentes de trabalho estão no bojo das atividades: a fiscalização, realização de pesquisa para subsidiar a exploração sustentável e ações de educação ambiental para a cadeia produtiva extrativista.

Na costa brasileira, o trabalho ocorre no litoral dos estados do Rio de Janeiro São Paulo e Espírito Santo, sob a supervisão dos doutores Fábio Hazin, da ICCAT, e Alberto Amorim, do Instituto de Pesca de São Paulo. Diversas universidades e centros de pesquisa credenciados participam da ação, como a Universidade Veiga de Almeida, que responde pelo litoral fluminense. O trabalho é desenvolvido desde 1994.

Quando o material coletado já foi devidamente identificado, segue para um laboratório dos Estados Unidos, onde é realizada a investigação do DNA e, ainda, o acompanhamento, via satélite, da rota migratória, através de teses de mestrado e de doutorado.

Ameaça
Com população ameaçada de extinção, a captura de algumas espécies de peixes de bico é proibida no Brasil, como o Marlin Azul e o Marlin Branco. O Agulhão Vera também deve integrar a lista em breve. De baixo valor comercial, os peixes de bico são capturados acidentalmente durante a pesca de espécies valiosas, como o atum, dourado e afins, por meio de anzol e linha ou do petrecho conhecido como espinhel (que pode ter até mil anzóis).

Além do acompanhamento da espécie, outra atividade importante realizada pelo GEPesca/UVA é a educação ambiental. O grupo percorre indústrias, pescarias e postos de desembarque para orientar os pescadores a fazer a soltura dos peixes capturados acidentalmente e, caso estejam mortos, encaminhar para a pesquisa. Quando um peixe com marcação é capturado, os pescadores são orientados a fazer contato com o Grupo de Pesca.

Att,
Andréa Luiza Collet
Assessora de Imprensa
Universidade Veiga de Almeida - campus Cabo Frio
(22) 2647-5275 ramal 270 / (22) 8836-2439
www.uva.br


UVA disponibiliza resultado do vestibular De acordo com a nota obtida na prova, os novos alunos tem a chance de receber bolsas de até 100%


Já está disponível o resultado do primeiro processo seletivo para o preenchimento das vagas de 2013 realizado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) no último sábado (6/10). 









O candidato deve acessar o site http://www.uva.br/vestibular/resultados_vestibular.htm, informar o nome completo e o campus para o qual fez a prova. Os classificados que fizerem a matrícula até o dia 19 de outubro terão 30% de desconto nas mensalidades durante todo o curso. Os alunos que alcançarem as melhores notas no vestibular concorrerão a bolsas de estudo de até 100%.
Caroline de Moraes, que prestou seu primeiro vestibular no último sábado, já está classificada. A jovem mora na Capital, mas deve se mudar para a casa da avó, em Cabo Frio, para fazer o curso de Psicologia. Muita expectativa e ansiedade mexiam com as emoções de Caroline antes da prova, mas ela disse que estava segura de sua escolha. “A Veiga de Almeida tem nome e prestígio, além de estar entre as melhores do país”, explica.
Em Cabo Frio, a matrícula pode ser feita unidade da Avenida América Central, 900. No ato do ingresso o novo aluno deve apresentar original e cópias legíveis dos seguintes documentos: certidão de nascimento e/ou casamento; documento de identidade; CPF; título de eleitor; diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio e o histórico escolar; comprovante de residência; além de uma foto 3x4 e, para os candidatos do sexo masculino, documento de quitação militar.


Os alunos portadores de diploma de ensino superior ou que já tenham cursado parte de determinado curso de graduação devem fazer a solicitação de dispensa de disciplinas exclusivamente no semestre de ingresso (primeiro). Para isso, é necessário apresentar o histórico escolar da universidade e o programa (ementa) de cada disciplina cursada.

Calendário
O próximo vestibular para preenchimento das vagas do primeiro semestre de 2013 será realizado nos dias 24 de novembro, nos campi da Capital, e no dia 25 (domingo), em Cabo Frio. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.uva.br/vestibular ou nas Centrais de Atendimento. A taxa de inscrição é de R$ 25,00, que pode ser substituída pela doação de duas latas de leite em pó integral ou um cobertor. Mais informações pelo telefone 0800 0246 172.

Outras formas de ingresso
Para os alunos com média superior a 400 pontos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a UVA disponibiliza 15% das vagas. Para aqueles que precisam ter uma flexibilidade maior de data para realizar os exames, a instituição oferece também os programas de acesso diferenciado (PAD) e personalizado (PAP), onde o candidato pode agendar a data de realização da prova.




Andréa Luiza Collet
Assessora de Imprensa
Universidade Veiga de Almeida - campus Cabo Frio
(22) 2647-5275 ramal 270 / (22) 8836-2439
www.uva.br


Cabo Frio, Arraial e Araruama já estão em tom de rosa


As três cidades já estão participando do Outubro Rosa 2012.

Em Cabo Frio, o Convento Nossa Senhora dos Anjos e a sede da Rede Inter TV lembram a importância da prevenção ao câncer de mama. Em Arraial do Cabo, o Pórtico da cidade, e em Araruama, a Igreja de São Sebastião.



 
Siga nossa campanha e participe:


No Bom Dia Rio:


Atenciosamente,


Maria Paula Figueiredo

 (22) 2643 3839
skype: m.paula.figueiredo

A Essentia Editora promove o lançamento do livro “Uso de modelos matemáticos na gestão de recursos hídricos”, no dia 22 de outubro, às 20h, na Pousada dos Reis, em Búzios.


 A obra é resultado do edital para publicação de livros 2011, promovido pela Essentia Editora, do Instituto Federal Fluminense (IFF). O livro reúne exemplos de aplicação de modelos matemáticos na gestão de recursos hídricos, tendo como foco a bacia hidrográfica do Rio Macaé.
 São textos de alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense e do Programa em Modelagem Computacional do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
 A organização é dos professores Pedro Paulo Watts Rodrigues (UERJ) e Jader Lugon Junior (IFF), que explica a aplicação da matemática ao meio ambiente. “Os modelos matemáticos permitem fazer simulações de cenários de interesse e, dessa forma, desenvolver soluções para possíveis problemas”, diz Jader.
 Escrita pelo pró-reitor de pesquisa e inovação do IFF, José Augusto Ferreira, a 4ª capa do livro traz os detalhes da obra. “Os textos aqui apresentados se voltam para os aspectos qualitativos das águas do Macaé. Assim, os estudos discutidos vão do estabelecimento de índices de qualidade da água ao comportamento de poluentes eventualmente lançados no rio, seja em seu alto curso ou em sua região estuarina”, explica.
 Para o pró-reitor, a obra é “um excelente recurso de apoio didático para as ações de proteção, conservação e melhorias da qualidade ambiental e dos sistemas naturais da região e de outras localidades. Além, é claro, de ser um bom recurso para se orientar e ordenar o processo de ocupação do território, visando à melhoria da qualidade de vida dos habitantes”.

Projeto musical adere à campanha 'Se Toca Cabo Frio', na Região dos Lagos


O projeto musical "Passagem Viva", realizado mensalmente em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio,  ganhará mais charme neste mês de outubro,  colorindo-se de rosa e aderindo ao Projeto “Se Toca Cabo Frio",  ação solidária que contribui para a divulgação da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama.
O Passagem Viva deste mês acontecerá no dia 27 de outubro, a partir das 14 horas, com exposição de artes, artesanato e carros antigos e à noite acontecerão os shows dedicados às guitarras de Alberto TC e Victor Biglione.
Nesta edição o evento também contará com a presença do Sebrae- RJ, através do escritório regional, sediado em Cabo Frio, que agregará valor ao projeto desenvolvido pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Turismo, com a contratação do chef de cozinha Frédéric Monnier, que dará uma aula-show, tendo como tema a gastronomia francesa. A aula-show acontecerá às 17 horas, em uma tenda especialmente montada no Largo de São Benedito e será aberta ao público.
A partir das 20 horas começa o show com Alberto TC, guitarrista que é considerado um mestre da música instrumental pelos músicos da região e, logo após, Victor Biglione, um dos maiores guitarristas e violonista da atualidade, consagrado no Brasil e no exterior.

Raupp: Ulysses influiu e ainda influi no cenário parlamentar e na vida da nação


Para o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), após 20 anos de ausência de Ulysses Guimarães (1916-1992) da vida pública, a homenagem que o Congresso Nacional faz em sua memória é a demonstração do quanto o “Senhor Diretas” influiu e ainda influi no cenário parlamentar e na vida da nação brasileira.

- Embora sua ausência nos tenha causado grande dor, é gratificante hoje poder lembrar sua grandeza, sua coragem e sua obra em prol da democracia e do desenvolvimento nacional, exaltar a figura desse grande homem público que foi um exemplo para todos nós, e cuja vida serve de inspiração para a atual e para as futuras gerações – disse.

Durante a sessão solene em homenagem ao político, nesta segunda-feira (15), o senador se lembrou do papel ativo e essencial de Ulysses para o crescimento e fortalecimento do PMDB, partido hoje dirigido por Raupp. Se nas primeiras eleições após a redemocratização do país o PMDB elegeu 22 dos 23 governadores de estado, nas últimas eleições municipais foram mais de mil prefeitos e de sete mil vereadores, além dos expressivos números de deputados e senadores eleitos em 2010.

Eleito deputado federal por 11 vezes ininterruptamente, além de presidente da Câmara por três e tendo assumido 19 vezes a Presidência da República interinamente, Ulysses Guimarães foi o responsável pela estruturação do PMDB nos quatro cantos do país, destacou ainda Valdir Raupp.

Raupp disse ter certeza de que, se vivo estivesse, Ulysses estaria ao lado do vice-presidente, Michel Temer, do PMDB, e da presidente Dilma Rousseff, do PT.


Pacientes do PAM de Cabo Frio, RJ, reclamam da falta de atendimento


Pacientes do Posto de Atendimento Médico (PAM), no bairro São Cristovão, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio,   reclamaram da falta de atendimento médico no início da tarde desta segunda-feira (15). Segundo eles o neurocirurgião que atende na unidade não aparece há quase um mês. Fernanda da Rocha, trouxe a mãe para ser atendida pela terceira vez e mais uma vez não conseguiu atendiemento.

Não aguento mais desculpas desse médico. Preciso de uma solução."- 
Fernanda da Rocha 
‘’O médico Dr. Aulus, já pela terceira vez, marca o atendimento e simplesmente não aparece. Todas as vezes que eu venho com a minha mãe, eles dizem que o médico está de sobreaviso, está fazendo cirurgia em outro lugar,  em um engarrafamento. Eu não aguento mais desculpas desse médico. Preciso de uma solução para o atendimento da minha mãe’’, disse a comerciante.
Fernanda da Rocha disse, ainda, que os funcionários do PAM estão trabalhando sem identificação. "  Ninguém usa crachá aqui. Isso aqui está uma bagunça", reclama.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, 20 médicos atendem 200 pacientes diariamente no local. 
Morador de Cabo Frio, Luiz Carlos Borges também quer uma solução para a demora no atendimento no PAM. Precisando de uma consulta com o neurocirurgião, o pintor diz que não aguenta mais tanta espera.
‘’Eu estou indignado, minha vontade é de chorar. Pelo amor de Deus eu quero ter direito ao atendimento de saúde, gente. Eu tenho minha família pra sustentar, preciso da minha saúde.  Pelo amor de Deus me ajudem’’,   disse Luiz.
No prédio ao lado do PAM, a reclamação nesta segunda-feira (15) era a falta de condições das cadeiras, de infra-estrutura para receber os pacientes. No local funciona o  Serviço de Atenção às Pessoas Estomizadas. O local é polo da baixada litorânea. Pedro Alves disse à preportagem do G1 que é desconfortavél ter que esperar sentado em um lugar tão mal conservado.
''É muito ruim esperar aqui. É uma vergonha. Eu pago meus impostos, minhas contas e mereço um serviço melhor. Nem cadeira decente a gente tem por aqui'',  reclama o aposentado.


Assentos em péssimas condições no Serviço de Atenção às Pessoas Estomizadas  (Foto: Heitor Moreira/G1)


Resposta da Prefeitura
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, os funcionários estão trabalhando sem identificação porque os crachás estão sendo confeccionados. Nenhum prazo foi dado para a resolução do problema.
Sobre a falta do médico Dr. Aulus, a assessoria disse que, neste período, o médico teve algumas emergências médicas. Nesta segunda-feira (15) ele esteve operando uma pessoa no Hospital Central de Emêrgencia.
No entanto, o médico vai atender em horário diferenciado e alguns pacientes serão remarcados para outros médicos. A assessoria não soube dizer quando essas remarcações começam a acontecer. 
Sobre as condições dos assentos do Serviço de Atenção às Pessoas Estomizadas, a resposta a resposta da assessoria foi que o local está em reforma e as cadeiras estão dentro do pacote para serem trocadas. A assessoria de imprensa não soube dizer quando esta troca será feita.

Presidente do PMDB rebate Paes e defende Temer para vice de Dilma


O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), rebateu nesta segunda-feira (15) declaração do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que lançou o nome do governadordo RJ, Sérgio Cabral, para se candidatar a vice-presidente da República pelo PMDB na chapa de Dilma Rousseff (PT) nas eleições de 2014. Raupp disse ter telefonado para Paes na manhã desta segunda para esclarecer o episódio.
"O candidato dele [Paes] é o presidente Michel [Temer]. Ele não vai falar mais sobre o assunto. Ele acha que é um direito que o Rio podia ter, mas não vai se pronunciar mais", disse o dirigente do PMDB. Raupp é presidente em exercício do PMDB; o titular é o próprio vice-presidente da República, Michel Temer.

A declaração de Paes lançando Cabral para o lugar de Temer foi feita neste comingo (14), quando defendeu a manutenção da chapa entre PT e PMDB para as eleições presidenciais. "A gente respeita e gosta muito do vice-presidente Michel Temer, mas acho que agora é a hora do governador Sérgio Cabral ser o candidato a vice em 2014", disse o peemedebista em São Paulo, após participar da 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa.

saiba mais
Questionado sobre o motivo da declaração, Raupp disse que foi "o momento, o calor da vitória", em referência à reeleição de Paes para a Prefeitura do Rio de Janeiro, com o apoio de Cabral. "Tem uma vitória muito forte, acho que é direito dele [Paes] querer espaço", afirmou.

O G1 procurou a assessoria do prefeito Eduardo Paes para comentar a declaração de Raupp, e até a publicação desta reportagem não havia recebido resposta.

2018
Raupp disse que o partido prepara Cabral para uma possível candidatura à Presidência em 2018, em virtude de "um potencial eleitoral muito forte". Raupp disse que o próprio governador descarta a posição de vice de Dilma.

"O Sérgio Cabral me disse que possivelmente termina o mandato, que não sairia do governo", afirmou. Para se candidatar a vice, Cabral teria que deixar o cargo no início de 2014. "Qualquer outro projeto seria depois do mandato. E o candidato dele é o presidente Michel", enfatizou Raupp.

Na entrevista em que defendeu Cabral, neste domingo, Paes também comentou sobre a aliança entre PT e PSB, que obteve o maior crescimento nas eleições municipais. "Eu não vejo no governador Eduardo Campos nenhum desejo de ser candidato [a presidente] agora, não. Eu acho que ele apoia a reeleição da presidente Dilma e acho que tem que perceber que o PSB é um partido importante, mas que o PMDB tem prevalência nessa aliança", disse.


Acidente entre carreta, guincho e carro mata quatro na BR-101, RJ Das quatro vítimas, três morreram na hora e uma no hospital. Carro de passeio, carreta e caminhão guincho se envolveram na batida.


Quatro pessoas morreram em um acidente na manhã desta segunda-feira (15), na BR-101, no Km 190 em Rocha Leão, distrito deRio das Ostras, RJ. Um carro de passeio que seguia no sentido Rio de Janeiro bateu de frente com uma carreta que transportava 18 toneladas de ferro. Um caminhão guincho que seguia atrás do carro tentou desviar do acidente e capotou. Das quatro vítimas, três morreram na hora e uma no hospital. As equipes de resgate tiveram dificuldades para retirar os corpos das ferragens. Com o choque, o automóvel ficou irreconhecível.
A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros não sabem dizer ao certo como o acidente aconteceu. Mas eles desconfiam que o motorista do carro de passeio tenha perdido o controle da direção em uma curva e bateu de frente com a carreta.
As quatro vítimas fatais estavam no carro. Necila dos Santos Chagas, de 36 anos, Gabriel Chagas da Silva, de 17, e o motorista Cristiano dos Santos morreram na hora. Lidiane Chagas, de 16 anos, foi socorrida mas morreu no Hospital Público em Macaé, RJ. Todos eram da mesma família. Os motoristas dos dois caminhões ficaram em choque. Eles sofreram ferimentos e foram atendidos. O trânsito na rodovia ficou em meia pista.

Sebrae promove eventos voltados para setor turístico


O Sebrae promove esta semana dois eventos voltados para empresários do segmento de turismo de Mato Grosso. Na terça-feira, 16/10, às 19 horas, no Centro de Eventos do Pantanal (Sala 1 – Piso das Águas), será ministrada a palestra Tendências e produtos inovadores para agências de turismo; e na quarta-feira, 17, das 14 às 17 horas, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) haverá o Workshop e Turismo Sustentável.
“A intenção do Sebrae com esses dois eventos é apresentar caminhos para que os empresários do trade turístico de Mato Grosso se tornem cada vez mais competitivos e possam atender bem os turistas que visitarem o estado, especialmente em função do mega evento esportivo de 2014”, ressalta Marisbeth Gonçalves, líder da Unidade de Turismo e Artesanato do Sebrae estadual e gestora local do Projeto Sebrae 2014.

Nesta terça-feira, a consultora de turismo do Sebrae Marta Poggi, graduada em economia pela Unesp e especialista em Planejamento e Marketing Turístico faz a palestra voltada para empresários e profissionais que atuam em agências de turismo. Atuando no setor turístico há mais quinze anos, tanto no mercado de agências e operadoras de viagens em nível gerencial, como também na área de pesquisa e consultoria, com ênfase em e-turismo, planejamento, gestão e marketing, ela vai falar sobre tendências e produtos inovadores para as agências de turismo.

“Na palestra vamos apresentar tendências para esse segmento, entre elas o comércio eletrônico”, aponta Marisbeth, acrescentando que é uma sequência do trabalho da matriz de desenvolvimento do Sebrae 2014. “Com relação ao Workshop e Turismo Sustentável, estamos em sintonia com a demanda do próprio mercado cada vez mais exigente e preocupado com questões ambientais”, destaca.

Na programação, palestra do gerente da área de certificação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, Luiz Boschetti, que vai falar sobre os procedimentos para obter uma certificação. Na sequência, a empresária Beatriz da Paixão Monteiro Martins, da pousada Ville de La Plage, de Búzios (RJ), fala da experiência de ser a primeira do Brasil a obter a certificação em Gestão Sustentável Norma 15.401.

“Em 2007, quando a nossa pousada foi convidada a participar do Programa Bem Receber, coordenado pelo Instituto de Hospitalidade, em parceria com Sebrae e com apoio da Secretaria de Turismo de Búzios, vimos a oportunidade de envolver todos os nossos colaboradores no paradigma da sustentabilidade, de sistematizar as varias ações sustentáveis que vínhamos fazendo desde a nossa fundação e principalmente a implementação do SGS (Sistema de Gestão Sustentável) na nossa empresa”.

Após quase 03 anos, a pousada Ville La Plage tentou a certificação e hoje é o primeiro hotel certificado pela ABNT reconhecido pelo INMETRO para a certificação em Sistema de Gestão Sustentável para Meio de Hospedagem na Norma 15401:2006.

Ambos os eventos são gratuitos e os empresários interessados devem fazer inscrições pelo telefone 0800 570 0800.

E afinal das contas para que serve o twitter? Uma pergunta ainda em voga Por Victor Viana @VianaBuzios


Essa pergunta é típica de quem não usa, assim como também de quem começa a usar, o microblog. Uma das maiores asneiras ao se tentar definir o twitter está no fato de que o twitter não tem uso claro e definido. Mas é certo que ele revolucionou a forma de comunicação em um curto espaço de tempo, em especial para jornalistas e mesmo pessoas comuns que passaram a registrar fatos via celular. Pode-se falar do que quiser no twitter, desde que em 140 caracteres. Nem adianta escrever mais que isso, não funciona mesmo.

Para começar você entra no site, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento e, para ficar mais interessante, é legal seguir seus amigos, entrando na pagina deles e clicando em follow. Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Mas é bom avisar que no inicio dá uma grande sensação de se estar escrevendo para ninguém. Mas o twitter é um site muito intuitivo e conforme se vai mexendo nele se vai entendendo sua dinâmica.
 Existem algumas coisas que já ajudam quem está começando – mesmo que o twitter já esteja rodando por ai um tempão, mas sempre tem gente boiando – quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque@usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Está também é uma forma de forçar/facilitar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem em uma pasta em separado chamada Replies.

O mais maneiro de um twitter é que é muito fácil de usar – qualquer celularzinho com uma internet baratinha dá para conectar o twitter – e essa facilidade de acessar de qualquer lugar faz com que a  maioria dos acontecimentos seja anunciada primeiro no twitter e só depois em qualquer outra mídia social, e é claro, na mídia tradicional. O fato de só poder haver o envio de mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente. Mas isso não resume o twitter.

Twittando no celular

A limitação de 140  caracteres do twitter foi criada justamente para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular – SMS-  e isso transforma o twitter numa plataforma acessível há 126 milhões de brasileiros. Com celulares mais caros e um bom plano de internet se pode mandar fotos e até vídeos.

MSN

No MSN, se é que alguém ainda usa MSN,  o twitter pode ser integrado com o instant menssengers, a integração com o Gtalk é nativa. Para integrar com o MSN você pode utilizar o IMified. Dá um pouco de trabalho, sinceramente tem que estar com muita vontade de ainda usar o MSN.

Usando o e-mail

Através do TwitterMail você pode se cadastrar e obter um endereço de e-mail para enviar suas mensagens através de qualquer programa de e-mail.


Unimed vai construir hospital em Rio das Ostras


A Prefeitura de Rio das Ostras e a Unimed Costa do Sol renovaram o contrato para prestação de serviços do plano de saúde aos servidores municipais. A nova negociação prevê a construção de um hospital próprio da Unimed em um terreno próprio da cooperativa de médicos de 4500 m², localizado em Jardim Campomar. 

A renovação desta parceria prevê ainda ao servidor público a opção de incluir pai e mãe como dependentes em seus planos. Essas duas conquistas foram reivindicadas pela atual administração e aceitas pela cooperativa. 

O procurador geral da Prefeitura, Renato Vasconcellos, informou que a Unimed já entrou em contato comunicando as primeiras ações para a construção do hospital. “Nós já recebemos um email da Unimed com um estudo de viabilidade, com o projeto, para a construção do prédio. Essa será uma grande conquista para Rio das Ostras”, disse.


Iphan ordena retirada de quiosques da orla de Cabo Frio, RJ


 Os proprietários de quiosque da Praia do Forte, em Cabo Frio, RJ, que estão em uma área de proteção ambiental precisam deixar o local. Com os estabelecimentos instalados na areia, a movimentação natural das dunas fica prejudicada. A prefeitura da cidade foi notificada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tem o prazo de dois meses para começar a retirada dos quiosques.
No início de outubro, a areia invadiu o local e cobriu até os banheiros químicos. Os funcionários tentaram retirar o excesso, mas não tiveram resultado. Na época, as rajadas de vento chegaram a quase 70 Km por hora no litoral da Região dos Lagos. Para conter a invasão, o Serviço de Desenvolvimento de Cabo Frio (Secaf), usou uma pá carregadeira e depois molhou a areia. O objetivo era que ela não se espelhasse com tanta facilidade.
saiba mais
O vento deu uma trégua nos últimos dias e o avanço das dunas diminui. Mesmo assim, alguns quiosques continuam ameaçados pela areia. Na Praia do Forte são 25 estabelecimentos. Pelo menos três deles devem ser demolidos em um prazo de 60 dias. É o que prevê um projeto feito pela prefeitura e aprovado, na semana passada, pelo Iphan. O órgão impôs algumas condições para a aprovação da medida. Uma delas foi a retirada imediata dos toldos e estruturas que não fazem parte do projeto original dos quiosques. Mas, até esta segunda-feira (15) tudo continuava como estava.
Segundo o Iphan, o avanço dos quiosques se tornou descontrolado ao longo dos anos. E, as ampliações sem critério podem prejudicar a movimentação natural das dunas. Segundo os donos dos quiosques, até segunda-feira (15) eles não haviam sido notificados sobre o projeto de padronização. O Iphan alerta que se nada for feito para regularizar a situação, a prefeitura pode ser punida.

Secretaria de Meio Ambiente e Pesca promove workshop



Terá início nesta quarta-feira (17) e segue até quinta-feira (18)  um workshop sobre meio ambiente. O evento reunirá pesquisadores que estão fazendo trabalhos científicos no Parque dos Corais e na Área de Preservação Ambiental - APA Marinha de Búzios.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad  cerca de 30 pesquisadores do Rio de Janeiro estarão reunidos no Hotel Rio Búzios para a exposição dos trabalhos feitos por eles.
Após as discussões sobre as metodologias científicas que poderão ser desenvolvidas dentro das Unidades de Conservação, os critérios aprovados darão subsídio para o Plano de Manejo do Parque e da APA Marinha.
Os resultados dos trabalhos serão publicados através da imprensa.