segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Meio Ambiente retira embarcações abandonadas da lagoa

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente (SEDESC), por meio da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente de Cabo Frio, deu início à retirada de embarcações e sucatas de embarcações abandonadas da Lagoa de Araruama, principalmente na área referente ao Canal do Itajuru.
O trabalho teve início na semana passada e contou com a colaboração da Agência Local da Capitania dos Portos, do Ministério Público e do Serviço de Desenvolvimento de Cabo Frio - SECAF. De acordo com o Coordenador de Meio Ambiente, Julio Cezar Calvo, foram levantadas 20 embarcações em condições precárias, sendo que, em sua maioria, todos os proprietários já foram notificados e assinaram termos autorizando a retirada das sucatas pela Prefeitura de Cabo Frio.
A remoção dessas embarcações  atende a antigas reivindicações do Consórcio Lagos São João  e é uma das etapas da revitalização da Lagoa de Araruama, juntamente com os programas de despoluição e com o Programa de Sinalização Náutica do Canal do Itajuru. Todo o trabalho vem sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Meio Ambiente, juntamente com o Instituto Estadual do Ambiente – INEA -, Consórcio Lagos São João e Capitania dos Portos.
Ainda de acordo com Julio Cezar Calvo, “além do ganho ambiental  e turístico, a remoção dessas embarcações  traz benefícios principalmente à navegação, pois muitas delas constituem perigo ou ameaça aos navegantes”, explicou ele, lembrando que a madeira dos barcos poderá ser reaproveitada no Horto Municipal. Já as que estiverem em estado muito precário serão encaminhadas ao aterro sanitário.
Proprietários de outras embarcações que se encontram em condições precárias e queiram colaborar com o trabalho devem se dirigir à Coordenadoria Geral de Meio Ambiente que funciona no Largo do Itajurú, 131 – Centro. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (22) 2645-3131 ou pelo email: contato@cabofriomeioambiente.com.br. O contato também poderá ser feito na Agência da Capitania dos Portos de Cabo Frio que funciona no bairro da Gamboa.


Viviane Teixeira

Espetáculo “As canções que você dançou pra mim” estará em Cabo Frio no dia 19 de novembro




No próximo dia 19 de novembro, a Secretaria de Cultura trará para o palco do Teatro Municipal, às 20h, o espetáculo de dança “As canções que você dançou pra mim”, da Focus Cia. de Dança, dirigido e coreografado por Alex Neoral. A entrada será gratuita.
No espetáculo, grande sucesso de crítica, quatro casais são embalados por um "pot-pourri" com 72 canções interpretadas pelo grande cantor e compositor Roberto Carlos. Músicas que marcaram épocas e que já se tornaram clássicos da MPB aparecem agora como mote principal para mais uma produção da Focus.
O trabalho revisita grandes sucessos do rei como: “Detalhes”, “Outra vez”, “Desabafo”, “Cama e mesa”, “O calhambeque”, entre outros eternos clássicos, que compõem essa trilha que passa pelas décadas de 60 a 90, onde Roberto pôde alcançar várias gerações com canções que misturam e exaltam sentimentos, falam de amor e relações, exageram na musicalidade e abusam do bom humor, trazendo para cena todo o romantismo proveniente de suas canções, além das mensagens que marcam tantas histórias. As intenções nas palavras e a popularidade de Roberto Carlos com suas poesias em formas musicais são de direta conexão com o público.
“As canções que você dançou pra mim” é um espetáculo para todas as idades e foi eleito pelo Jornal O Globo, como um dos 10 melhores espetáculos de 2011. A Focus Cia. de Dança é hoje uma das mais atuantes companhias de dança carioca. Entre 2010 e 2011, a Cia. se apresentou em 32 cidades francesas destacando a aclamada Bienal da Dança de Lyon em setembro de 2010. No exterior já levou sua arte também para a Alemanha e Panamá e no Brasil, para quase 50 cidades, entre capitais e cidades do interior.
Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a Cia. tem o apoio do SESC Rio, e por dois anos consecutivos fez parte do Projeto de Residência Artística SESC Rio. Em 2007 e2008 foi indicada ainda entre os melhores trabalhos do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil.

FICHA TÉCNICA
Direção, Concepção, Coreografia: Alex Neoral
Direção de Produção: Tatiana Garcias
Produção Executiva: Náshara Silveira
Iluminação: Binho Schaeffer
Operação de Luz: Phelipp Raposo / Pablo Cardoso
Criação e Edição Musical: Alex Neoral
Edição de Som: Rodrigo Marçal
Figurinos e Visagismo: André Vital
Ambientação Cênica: Marcio Jahu

Confecção de Figurinos: Jacira Garcias
Assessoria de Imprensa: Mônica Riani
Fotos: Marian Starosta e Cintia Pimentel
Programação Visual: Gabi Caspary
Técnico de Palco: Wellison Rodrigues
Com: Alex Neoral, Carol Pires, Clarice Silva, Lucas Nunes, Marcio Jahú, Marisa
Travassos, Mônica Burity e Rodrigo Werneck
Realização: Neoral Garcias Produções Artísticas LTDA


Viviane Rocha

Temporada musical terá Elma e Test nesta sexta-feira, dia 16 de novembro


 Nas próximas sextas-feiras de novembro (16, 23 e 30) acontecem novas edições do evento Temporada Musical de Cabo Frio 2012. Com intuito de atender aos diversos segmentos da música contemporânea, serão nove atrações durante os quatro dias de festival em Cabo Frio. Artistas de talento nacional e regional, vindos de São Paulo, Rio, Cabo Frio e Búzios, estão na programação.
A Temporada Musical de Cabo Frio acontece no Corredor Cultual (Charitas) a partir das 19h. A entrada é franca, e o evento é uma realização da Secretaria de Cultura, com apoio da Ponto Musical, Cabo Grill e Pousada Porto Peró. A primeira atração, a banda Chinese Cookies Poets, trio carioca com influências de power rock, mathoock e free jazz, abriu o evento no último dia 9, que foi sucesso de público.

Nesta sexta-feira, dia 16, será a vez das bandas Elma e Test (com abertura da Janx):

Dia 16
Elma e Test (Abertura: Janx)

Elma: com 10 anos de formação, o Elma (São Paulo) vem desenvolvendo um rock instrumental de sonoridade crua calcado no metal, indo da complexidade ao minimalismo, geralmente na mesma música. Sua abordagem ímpar permite que o quarteto possa ser encontrado tocando tanto em galerias de arte quanto em shows de hardcore, em festivais multimídia. Fernando Seixlack na bateria, Ricardo Lopes no baixo e Paulo Cyrino e Bernardo Pacheco nas guitarras já trazem na bagagem apresentações em festivais, programas de TV (MTV e Multishow) e Internet  (Ig, entre outros).

Test: figuras já conhecidas e referenciais da música extrema do underground nacional, o baterista Barata e o guitarrista e vocalista João Kombi formaram em 2010 o duo paulistano Test, que em um ano já espalhou pelo país seu death metal old school com grindcore. A dupla, além de fazer shows convencionais em casas do circuito underground e festivais, sai em sua kombi munida de gerador de energia e equipamento, se apresentando nas ruas, onde quer que o público esteja. Nessas ações, o Test já “abriu” para grandes nomes internacionais da música pesada, como D.R.I. e Slayer.
Janx: banda de Rock formada em Cabo Frio no início deste ano por amigos ex-integrantes das bandas Helgrid e Embracing The Guilty. O Janx tem a proposta de tocar um som autoral sincero e sem restrições, com apresentações carregadas de energia. PH (vocal), Danilo (guitarra), Israel (bateria) e Ian (baixo) são expoentes. Um instrumental bem trabalhado e insano, e um vocal forte são característicos da banda.

Viviane Rocha

Programa Cabo Frio na Rota Olímpica lança site na semana do aniversário da cidade


O Programa Cabo Frio na Rota Olímpica lança, no próximo dia 16, sexta-feira, mais uma ferramenta de comunicação com o público: o site institucional do projeto que atende pelo endereçowww.cabofriopregames.com.br.
A partir de agora, o portal será o principal canal de informação sobre o Programa e nele vão constar o histórico, a lei, o objetivo, a lista com os nomes dos integrantes do comitê gestor, área para imprensa com logomarca, mascotes que estarão disponíveis para downloads e notícias ligadas ao programa.
Além de toda a informação sobre Cabo Frio na Rota Olímpica, o site vai apresentar também informações sobre a cidade, tais como meios de acesso, infraestrutura, informações históricas e turísticas e os equipamentos esportivos cadastrados no Programa que inclui Cabo Frio entre as doze cidades do Estado do Rio aptas a receber as delegações Olímpicas e Paralímpicas.
Segundo o comitê gestor, o objetivo principal do site é aproximar a sociedade ao programa, além de dar visibilidade internacionalmente, já que esta ferramenta possibilita que outros países conheçam toda a estrutura  da cidade e acompanhem o desenvolvimento do Programa Cabo Frio na Rota Olímpica.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Ingrid Garcia

Credenciais especiais para show da Claudia Leitte já estão sendo distribuídas


A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria Geral de Eventos, começou a distribuição de credenciais especiais para o show da cantora Cláudia Leite, que acontece no próximo dia 13, terça-feira, na Praia do Forte. O evento marca o aniversário de 397 anos de fundação da cidade e deve reunir um público de aproximadamente 50 mil pessoas.
Visando garantir um maior conforto ao público, a Coordenadoria Geral de Eventos colocou a disposição 200 pulseiras que serão destinadas para atender aos idosos, gestantes, deficientes físicos e seus acompanhantes. As credenciais podem ser retiradas até o dia do evento na sede da Coordenadoria.
Para o Coordenador Geral de Eventos, Saulo Mira, garantir a acessibilidade e segurança deste público especial é uma prioridade:
- Buscamos atender da melhor forma possível este público, proporcionando, além de conforto, um belo espetáculo. Outra questão muito importante para nós é a segurança: homens da guarda municipal, juntamente com soldados do 25º Batalhão de Polícia Militar, estarão fazendo o ordenamento das ruas, zelando pelas pessoas e pelo patrimônio público – afirmou ele.
 
Segue, abaixo, a programação de shows:
 
Praia do Forte:
13/11: Show com a cantora Cláudia Leite, às 23h;
14/11: Show gospel, às 19h;
15/11: Show com bandas locais, às 20h.
 
Tamoios (Espaço de Eventos em Unamar):
16/11: Show com o grupo Raça Negra, às 23h;
17/11: Show com o cantor Daniel, às 23h;
18/11: Show com o cantor Dudu, Nobre.
 
Adriane Andrade