quarta-feira, 10 de julho de 2013

Macaé: Força-tarefa combaterá violência nas escolas municipais


A prefeitura vai reeditar a constituição de uma força-tarefa para combater a violência nas escolas, relacionada com tráfico de drogas, vandalismo, uso de armas e outras problemáticas que afetam a rotina escolar dos estudantes da rede municipal de ensino. A ação será conjunta entre o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Vara da Infância e Juventude, Ministério Público de Macaé e o 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e vai recomeçar pela Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira., no Bairro Costa do Sol, que reúne alunos de vários bairros do município. 

O secretário municipal de Ordem Pública e coordenador do GGIM, Edmilson Jório, informa que o objetivo é implementar o plano local de ações que leve à redução de toda a tipologia de violência escolar e suas especificidades, principalmente os atos envolvendo crianças e adolescentes.

A força-tarefa vai estudar as situações registradas nas escolas, fazer um diagnóstico e visitar as unidades que apresentarem maior risco de violência. Em seguida, a Secretaria Municipal de Educação será informada da ação e as autoridades de segurança e justiça vão se reunir com diretores e professores dessas unidades para apresentar os relatórios do fenômeno da violência escolar.

Os órgãos envolvidos vão trabalhar com base em pesquisas e comparação de dados entre as escolas, perfil dos alunos, as comunidades em que estão inseridas, quais são os envolvidos. O trabalho já teve resultado positivo no município há cerca de dois anos, quando a força-tarefa foi criada para resolver o problema no Colégio Municipal Samuel Brust, no bairro Fronteira. A unidade apresentava problemas de violência e o resultado da ação foi o aumento da segurança para alunos, professores, diretores e demais funcionários do colégio.

Publicidade Blogão dos Lagos - ANUNCIE VOCÊ TAMBÉM!



Espaço Movement


Em Búzios em frente ao estacionamento do Princesa.
2623-6732



Curta a nossa página e fique por dentro dos nossos preços e promoções.





Visite a nossa Loja. 

Charme Búzios - Centro Comercial Celso Terra.
Faça uma visita - 2623-2007

Beleza e Estilo em um só lugar.

Curta a nossa página!
https://www.facebook.com/pages/Charme-Búzios-bolsas-calçados-e-acessórios/398837436890041











Planos de Saúde e Corretagem de Seguros - Glória Lopes.
Preços Especiais para funcionários públicos, estudantes e empresas.

(22) 9221-1529/8817-0085
(21) 8501-4169

Curta a página e conheça mais promoções.


Já Conhece a Pizzaria Sabor do Dane? 

A melhor de Búzios, na Rua Dourado nº12. 
Cem Braças.

Faça seu pedido. 2623-6775

Curta a fanpage e fique por dentro das promoções.
https://www.facebook.com/pages/Pizzaria-do-Dane/156772794498581






Leonardo Boff: o sentido da vida e as manifestações das ruas

leonardo boff protestosfonte: Blog Pragmatismo Político

“Não dá mais para nos iludir, cobrindo as feridas da Terra com esparadrapos. Ou mudamos de curso, preservando as condições de vitalidade da Terra ou o abismo já nos espera”

Por Leonardo Boff
Está lentamente ficando claro que as massivas manifestações de rua ocorridas nos últimos tempos no Brasil e também pelo mundo afora expressam mais que reivindicações pontuais, como uma melhor qualidade do transporte urbano, melhor saúde, educação, saneamento, trabalho, segurança e uma repulsa à corrupção e à democracia das alianças sustentada por negociatas. Fermenta algo mais profundo, diria quase inconsciente, mas não menos real: o sentimento de uma ruptura generalizada, de frustração, de decepção, de erosão do sentido da vida política, de angústia e medo em face de uma tragédia ecológico-social que se anuncia por todas as partes e que pode pôr em risco o futuro comum da humanidade. Podemos ser até uma das últimas gerações a habitar este planeta. 
Não sem razão que 77% dos manifestantes tenham curso superior, quer dizer, gente capaz de sentir este mal estar do mundo e expressá-lo como recusa a tudo o que está aí.
Primeiro, é um mal-estar face ao mundo globalizado. O que vemos nos envergonha porque significa a racionalização do irracional: o império norte-americano decadente para se manter precisa vigiar grande parte da humanidade, usar da violência direta contra quem se opõe, mentir descaradamente como na motivação da guerra contra o Iraque, desrespeitar acintosamente qualquer direito e norma internacional como o “sequestro” do Presidente Evo Morales da Bolívia, feita pelos europeus mas forçados pelos corpos de segurança norte-americanos. Negam os valores humanitários e democráticos de sua história e que inspiravam outros países.
Segundo, a situação de nosso Brasil. Não obstante as políticas sociais do governo do PT que aliviaram a vida de milhões de pobres, há um oceano de sofrimento, produzido pela favelização das cidades, pelos baixos salários e pela ganância da máquina produtivista de cariz capitalista que, devido à crise sistêmica e à concorrência cada vez mais feroz, superexplora a força de trabalho. Só para dar um exemplo: pesquisa feita na Universidade de Brasília apurou que entre 1996-2005 a cada 20 dias um bancário se suicidava, por causa das pressões por metas, excesso de tarefas e pavor do desemprego. Nem falemos da farsa que representa nossa democracia. Valho-me das palavras do cientista social Pedro Demo, professor da UNB, em sua Introdução à sociologia (2002): “Nossa democracia é encenação nacional de hipocrisia refinada, repleta de leis “bonitas”, mas feitas sempre, em última instância, pela elite dominante para que sirva a ela do começo até o fim. Político é gente que se caracteriza por ganhar bem, trabalhar pouco, fazer negociatas, empregar parentes e apaniguados, enriquecer-se às custas dos cofres públicos e entrar no mercado por cima… Se ligássemos democracia com justiça social, nossa democracia seria sua própria negação” (p.330.333). Agora entendemos porque a rua pede uma reforma política profunda e outro tipo de democracia onde o povo quer codecidir os caminhos do país, coisa que o governo do PT não favoreceu.
Terceiro, a degradação das instâncias do sagrado. A Igreja Católica ofereceu-nos os principais escândalos que desafiaram a fé dos cristãos: pedofilia de padres, de bispos e até de cardeais. Escândalos sexuais dentro da própria Cúria romana, o órgão de confiança do Papa. Manipulação de milhões de Euros dentro do Banco do Vaticano (IOR), onde altos eclesiásticos se aliaram a mafiosos e a corruptos milionários italianos para lavar dinheiro. Igrejas neopentecostais atraem em seus programas televisivos milhares de fiéis, usando a lógica do mercado e transformando a religiosidade popular num negócio infame. Deus e a Bíblia são colocados a serviço da disputa mercadológica para ver quem atrai mais telespectadores. Setores da Igreja Católica não escapam desta lógica com a espetacularização de showmissas e dos padres-cantores com sua autoajuda fácil e canções melífluas.
Por fim, não escapa ao mal-estar generalizado a situação dramática do planeta Terra. Todos estão se dando conta de que o projeto de crescimento material, tipo nosso PAC, está destruindo as bases que sustentam a vida, devastando as florestas, dizimando a biodiversidade e provocando eventos cada vez mais extremos. A reação da Mãe Terra se dá pelo aquecimento global que não para de subir; se subir nos próximos decênios a 4-6 graus Celsius a mais, por causa de um anunciado aquecimento abrupto, este pode dizimar a vida que conhecemos e impossibilitar a sobrevivência de nossa espécie, com o desaparecimento de nossa civilização.
Não dá mais para nos iludir, cobrindo as feridas da Terra com esparadrapos. Ou mudamos de curso, preservando as condições de vitalidade da Terra ou o abismo já nos espera.
Como insiste a Carta da Terra: “nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados”; é esta interligação real; mas, em parte, inconsciente, que leva milhares às ruas querendo outro mundo possível e agora necessário. Ou aproveitamos a chance para as mudanças ou não haverá futuro para ninguém. O inconsciente coletivo pressente este drama e daí o grito das ruas por mudanças. Sem atender às demandas, poderemos protelar a tragédia; mas, não a evitaremos. Agora é ouvir e agir.
Leonardo Boff é teólogo, escritor, autor de Proteger a Terra e cuidar da vida: como escapar do fim do mundo, Record 2010

Prolagos lança Selo de Qualidade da Água

 Identificar e diferenciar os estabelecimentos que oferecem água potável e tratada aos seus clientes, promovendo a saúde da população. Estes são os objetivos principais da Prolagos ao lançar o Selo de Qualidade da Água, que já pode ser visualizado em alguns restaurantes que participam do 12º Festival Gastronômico de Búzios, que começou no último dia 05 e vai até 13 de julho.
Os estabelecimentos Buzin Gastronomia, Capricciosa Pizza DOC, Cigalon, Mineiro Grill, Parvati e Satyricon são alguns dos restaurantes que participam do festival gastronômico do balneário e já possuem a certificação e, portanto, garantem aos visitantes a segurança de que a manipulação de alimentos é feita com água tratada segundo os melhores padrões de qualidade.
O Selo de Qualidade da Água faz parte de uma campanha para incentivar o uso de água potável na Região dos Lagos e atesta o local que utiliza, exclusivamente, a água fornecida pela Prolagos. O certificado será distribuído gratuitamente pela concessionária a estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes, padarias, hotéis, escolas, lavanderias, fábricas de gelo, hospitais, entre outros, além de órgãos públicos.
O selo, que pode ser solicitado pelo SAC da concessionária por meio do número 0800 70 20 195, será disponibilizado em formato de placa ou adesivo e estará afixado em local visível no imóvel.
A lista com os estabelecimentos que possuírem a certificação da Prolagos estará disponível ainda no site da concessionária (www.prolagos.com.br) e será divulgado pelas mídias digitais (facebook.com/prolagos e twitter.com/prolagos)

Qualidade da Água
A água fornecida pela Prolagos passa por rigoroso controle de qualidade e atende a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina os padrões de qualidade da água para consumo humano no Brasil. 
O monitoramento de qualidade da água na concessionária começa desde a captação, passando pelo tratamento e distribuição, até chegar aos milhares de imóveis e estabelecimentos comerciais na Região dos Lagos. Mensalmente a Prolagos realiza, em média, 5.500 análises em diversos pontos do sistema de tratamento e abastecimento, garantindo assim a verificação da potabilidade em toda a área de concessão.

Búzios: Expo Hotel Búzios premiará hotéis, pousadas e restaurantes

Nesta próxima segunda-feira (15/07) termina às inscrições para que os hotéis, pousadas e restaurantes da região de Armação de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro possam se inscrever para participar do 1º  Prêmio Expo HotelBúzios – Quesito Gestão de Pessoas.

Este Prêmio é uma iniciativa da Expo Hotel Búzios em parceria com SEBRAE/RJ – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas  Empresas no Estado do Rio de Janeiro, que integra à programação oficial da 4ª edição da feira Expo Hotel Búzios que tem a Revista Hotéis como Media Partner e acontece de 13 a 15 de agosto, das 14h00 às 20h00 no Geribá Tennis Park.

O objetivo desta premiação é reconhecer, valorizar, premiar e divulgar empreendimentos de hotelaria e restaurantes de Armação dos Búzios.

Será levado em consideração os pontos relevantes praticados na Gestão de Pessoas no Turismo, como captação e seleção, desenvolvimento e retenção de pessoas e comunicação interna.

As avaliações serão feitas  por uma visita técnica de observação e análise de evidências, coordenada pelo Instituto Ideias.

Os primeiros e segundos classificados em cada categoria Hotel, Pousada e Restaurante receberá um certificado do Prêmio e um Trofeu especial, além de:
Hotel – 1º lugar: Quatro horas de consultoria em Gestão de Pessoas.
2º lugar: Duas vagas no curso de atendimento ao cliente.
Pousada – 1º lugar : Quatro horas de consultoria em Gestão de Pessoas
2º lugar: Duas vagas no curso de Atendimento ao cliente.
Restaurante – 1º lugar: Quatro horas de consultoria em Gestão de Pessoas.
2º lugar: Duas vagas no curso de atendimento ao cliente.
Para participar, os empresários interessados devem acessar o site www.expobuzios.com.br e preencher a ficha de inscrição até o dia 15 de julho de 2013.
Os vencedores serão conhecidos no dia 15 de agosto, às 20h30, no Geribá Tennis Park, em Búzios/RJ, com autoridades presentes.

São Pedro da Aldeia: Cláudio Chumbinho e Felipe Peixoto discutem projetos para a cidade

O Prefeito Cláudio Chumbinho recebeu, em seu gabinete nessa quarta-feira (10), a visita do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto. Em pauta as principais necessidades do município junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional, como a construção do Mercado Municipal, o asfaltamento da ligação da RJ 140 com a BR 101 (trecho Rua do Fogo – Silva Jardim) e a situação dos moradores do entreposto de pesca Camerún, no Porto da Aldeia.  A reunião contou com a participação da secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad e do assessor especial de gestão, Beto Corrêa. 

O prefeito Cláudio Chumbinho deixou bem claro a necessidade das três obras para o município.
“O Mercado Municipal atual não tem uma boa localização, há dificuldade de estacionamento e já temos uma área próxima para a construção de um novo. Se for resolvida a situação da RJ 140, facilita a ligação do município com a região serrana, atualmente o acesso é bloqueado por um viaduto e uma mureta.  Em relação aos moradores do Camerún, temos de retirá-los dali e construir um verdadeiro entreposto de pesca no local. Mas antes disso, precisamos garantir a viabilidade das novas moradias, dentro do projeto Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal” explicou o prefeito. 
Felipe Peixoto garantiu vai viabilizar as solicitações apresentadas pelo Prefeito
“Hoje mesmo, já colocarei a equipe para dar início aos projetos. É muito bom trabalhar em parceria com um prefeito que demonstra essa vontade de realizar, como Cláudio Chumbinho” afirmou. 
O prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário Felipe Peixoto e a secretária Adriana Saad, também, visitaram as obras de ligação entre a Avenida Marechal Juarez Távora, no Bairro São João, e a RJ 140. Em seguida, a comitiva seguiu para a comunidade do Camerún, onde será construído o novo entreposto. O secretário, também, fez questão de visitar bairro Boqueirão e conhecer o projeto Minha Casa, Minha Vida, local para onde os moradores da comunidade serão deslocados. 
O ex-prefeito de Armação dos Búzios, Mirinho Braga, hoje assessorando Felipe Peixoto, também participou do encontro.

Casimiro de Abreu: Convênios com a Prefeitura promovem descontos em faculdades e curso de idiomas

A Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu firmou convênios com várias instituições de ensino que beneficiam com descontos servidores municipais e seus  dependentes, além de moradores do município. Mais informações podem ser obtidas com a coordenação do Departamento de Convênios e Projetos Pedagógicos.  O telefone de contato é 2778-2034 e o email é semedcasimiro.dcpp@yahoo.com.br. 

CNA - Curso de Línguas
Funcionários e Dependentes: 30%

Universo - Graduação
Funcionários: 50% (Licenciatura)
Funcionários e Dependentes: 30% (Outras Graduações)

Unigranrio - Graduação
Funcionários e Dependentes: 15%
Munícipes: 10%

FAFIMA - Graduação
Funcionários e Dependentes: 25%

Paraíso - Graduação
Funcionários e Munícipes: 65%

CNEC - Graduação
Funcionários e Dependentes: 20%

UVA - Graduação / PÓS / PÓS EDA
Funcionários e Dependentes: 15% (Odontologia / Designer Gráfico / Ciências Contábeis)
Funcionários e Dependentes: 25% (Outras Graduações)
Funcionários e Dependentes: 15% (Pós-Graduação)
Funcionários e Dependentes: 30% (Pós-Graduação EAD)

Estácio de Sá - Graduação / Graduação EAD / PÓS
Funcionários e Dependentes: 25% (Graduação Tradicional e Tecnológica)
Funcionários e Dependentes: 20% (Graduação Presencial e Tecnológica EAD)
Funcionários e Dependentes: 25% (Pós-Graduação)

Maricá: Cidade aplaude tributo a Chico na Casa de Cultura

Foi uma noite de boa música, alegria e elegância. Coordenado pela cantora Dalva Alves, o evento “Tributo a Chico”, que estreou na Sala Cult na noite da última sexta-feira (05/07), reuniu moradores e convidados na Casa de Cultura de Maricá.

Os músicos Ronaldo Valentim (violão elétrico e voz), Dalbert Lopes (violino), Pedro Zglitiz (violoncelo) e Paulo Ernani (cajón e textos), entre outros, apresentaram canções de Chico Buarque que homenageiam o universo feminino. Também participaram do evento os músicos Ira Santos, no tamborim, e Hildo Soares, na percussão. Cenário e figurinos faziam referência ao compositor no espetáculo dirigido pelo teatrólogo Álvaro Ferreira, que pôde ser assistido também em telões colocados na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, em frente ao prédio da Casa de Cultura.

‘Pratas da casa’
O auditório vibrou desde a abertura do show, com a canção “Mulheres de Atenas”. “Samba de Orly” também agitou a plateia. A cantora Mirene Alves fez uma participação especial cantando “Folhetim”. “Mil Perdões”, “Samba do Grande Amor” e “Sem Compromisso” foram acompanhadas em coro pela plateia, que pediu bis ao final do espetáculo.

O secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, agradeceu a presença dos convidados e de toda a equipe da secretaria de Cultura envolvida na concepção e na realização do show. “São pessoas talentosas que vestem a camisa. Todos deram o melhor de si para proporcionar ao público mais este grande evento”, ressaltou.

A primeira dama Rosangela Zeidan prestigiou a noite e também parabenizou os promotores do evento, destacando que a escolha do homenageado não poderia ter sido melhor’. “Um trabalho como esse só poderia contar com uma equipe liderada pelo secretário Sérgio Mesquita. Desde que ele assumiu a pasta, a Cultura maricaense se mantém em alta”, declarou.

A professora aposentada Zeni Fonseca, moradora de Niterói, estava na plateia e disse que foi convidada por uma amiga para assistir ao show. “Foi maravilhoso, como os melhores eventos que a gente vê nas capitais. Pretendo vir mais vezes”, declarou.

O especial “Tributo a Chico” apresentará na próxima sexta-feira (12/07), trechos da produção literária e teatral do autor, sob a ótica da política. As senhas são distribuídas no local, até meia hora antes do evento. A Casa da Cultura de Maricá fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, s/nº, Centro. Mais informações pelo telefone 3731-1432. 

Saquarema: Campeonato Municipal de Futebol Amador

A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realiza esse mês o Campeonato Municipal de Futebol Amador, com início no dia 14/07 (Domingo).

Serão 16 clubes de diferentes bairros de Saquarema, aproximadamente 370 jogadores, disputando durante três meses o título de campeão.

Confira a tabela da 1° rodada:

CHAVE – 1
1° RODADA:  14/07/2013
JOGO:EQUIPE MANDANTEEQUIPE VISITANTECAMPO
1-BACAXÁ F.CXSÃO GERALDO F.CBACAXÁ
2-GELOBOLXESTRELADO F.CSANTA LUIZA
3-BARRA NOVA F.CXPORTO DA ROÇA F.CBARRA NOVA
4-JACONÉ F.CXSOCIEDADE DA BOLAJACONÉ

CHAVE – 2
1° RODADA:  14/07/2013
JOGO:EQUIPE MANDANTEEQUIPE VISITANTECAMPO
1-MOMBAÇA F.CXBARROSO F.CMOMBAÇA
2-MARGOSA F.CXLEGIÃO F.CGUARANÍ
3-SANTA CRUZ F.CXENCARNADOS F.CSANTA CRUZ
4-CORINTIAS F.CXOS CACHORROS F.CCORINTIAS


Rio das Ostras: Prefeito se reúne com associações de moradores

O prefeito Sabino recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 4, os presidentes das associações de moradores das localidades de Rio das Ostras para conhecer as principais necessidades de cada local. Durante o encontro, foram discutidos assuntos de interesse público, com destaque para melhorias na segurança pública, saúde, educação e transporte. O prefeito vem se reunindo em seu gabinete com representantes de vários setores da sociedade para ouvir a população. 

Sabino ouviu as reivindicações dos presidentes de associações e apresentou ações que o município vem desenvolvendo. A Prefeitura vem realizando obras de recuperação de ruas na região Central da cidade, de urbanização no Praia Âncora, de extensão da rede de abastecimento de água em Nova Cidade, São Cristóvão, além de outras localidades. 

O objetivo do encontro foi aproximar a população do poder público. O prefeito espera estreitar de forma permanente o contato com as associações, e um próximo encontro já foi agendado. 

Nesta sexta-feira, 5, o prefeito visitou obras municipais em andamento em algumas localidades, como havia informado na reunião com os líderes das associações. 

ASSOCIAÇÕES - Estiveram presentes, o representante Marcio Carneiro, da Boca da Barra, Silvia dos Anjos, de Costazul, Edemilson Rosa, de Nova Cidade, Romildo Marins, do Operário, Jorge Maia representando Praiamar, Floresta das Gaivotas e Bosque da Areia, Paulo Cesar Barcelos, Recanto, Gelson Haubert, Residencial Praia Âncora, Rodrigo Barros, São Cristóvão e Jocei Mota Liberdade.


São Pedro da Aldeia: Cidade realiza Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A 3ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial acontecerá no próximo sábado (13), das 8h às 16h, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e pela Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). A Conferência que é aberta a toda comunidade, tem como objetivo principal discutir o tema: “Democracia e desenvolvimento sem racismo. Por um São Pedro da Aldeia afirmativo”.
De acordo com informações do coordenador da COMPIR, Sérgio Rodrigues dos Santos, na parte da manhã serão ministradas as palestras com os subtemas da Conferência. Para o período da tarde estão previstas as discussões em grupos, apresentação e votação das propostas dos grupos temáticos e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

O debate nos quatro grupos temáticos abordará os seguintes subtemas:Estratégias para o enfrentamento do racismo através das políticas de desenvolvimento; Políticas de igualdade racial no Brasil e no estado do Rio de Janeiro: Avanços e desafios; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias) e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismo de participação da sociedade civil, no monitoramento das políticas de igualdade racial.

Búzios: Projeto ConheSer forma a primeira turma

Cerimônia acontece nesta quarta-feira - 10 - às 18h, no CEPEDE
  A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, realiza nesta quarta-feira, dia 10, a formatura da primeira turma do projeto ConheSer. Realizadas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação (CEDEPE), bairro São José, as aulas visaram, principalmente, à capacitação dos profissionais de receptivos do município, com enfoque no atendimento ao turista. A cerimônia de formatura, para convidados, acontecerá no mesmo local das aulas, às 18h.
Com objetivo de capacitar os profissionais dos segmentos turísticos para melhor atender moradores e visitantes da cidade, o curso procurou retratar o aspecto geográfico e ambiental, além de abordar questões de utilidade pública, resgatando as raízes da população buziana. O conteúdo do programa também contemplou os seguintes temas:geografia - características gerais e pontos de interesses turísticos; educação ambiental - ambiente e sustentabilidade e todas as questões ambientais da cidade; história do município; turismo - importância da qualidade do atendimento ao turista.
O resultado do curso foi comemorado pelos organizadores e participantes que planejam contribuir com município através de atividades turísticas. Estão previstas mais duas edições que acontecerão em agosto e outubro desse ano. A primeira turma teve início em maio.
As inscrições para as próximas turmas já se encontram abertas e podem ser realizadas na Secretaria de Turismo, das 8h às 18h. Os cursos serão ministrados no CEPEDE, com vagas limitadas.
Mais informações (22) 2633-6200.

Cabo Frio: Vereadores se reúnem para definir detalhes da audiência pública.

 Vereadores integrantes da Comissão Especial para Despoluição da Lagoa de Araruama se reuniram hoje de manhã na Câmara Municipal de Cabo Frio para discutir os últimos detalhes para a realização da audiência pública, que acontecerá no dia 14 de agosto, a partir das 8 horas, no Teatro Municipal de Cabo Frio. Além do presidente da comissão, vereador Emanoel Fernandes, e dos demais integrantes, vereadores Braz Benedito Arcanjo, Luis Geraldo Simas de Azevedo, Eduardo Corrêa Kita e Jefferson Vidal, o vereador Frederico de Araújo Jesus também participou da reunião ao lado do diretor cultural da Câmara, Affonso Santa Rosa.
Durante a reunião, eles definiram as ações que acontecerão durante a audiência pública, como apresentações de vídeos e dados técnicos sobre a situação atual do maior corpo hipersalino do mundo. As ações foram definidas em conjunto com a equipe técnica que auxilia os trabalhos da comissão, e que é composta pelo presidente da Colônia de Pesca Z4, de Cabo Frio, Alexandre Marques; do subsecretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Dias; do Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Frio, Charles Domingues; do consultor Ricardo Azevedo e do representante do Movimento Lagoa Limpa, Daniel Fernandes. Ainda na reunião de hoje os vereadores também fecharam a agenda de encontros com vereadores das Câmaras Municipais das cidades do entorno da Lagoa de Araruama.


- A ideia é criarmos uma legislação unificada para a Lagoa de Araruama, de forma que todas as ações tomadas por um município sejam igualmente promovidas nos outros, até porque a Lagoa está presente em quase todas as cidades da região, e se somente um município trabalhar em prol da sua recuperação, será um trabalho em vão. Esta é uma ação que precisa da união de todos – comentou Emanoel, que agora de tarde participa, no Rio de Janeiro, de uma reunião com o governo do Estado em busca de apoio para as ações de despoluição da Lagoa.

Arraial do Cabo: Cidade é campeã no Ranking estadual do Desafio Nacional Acadêmico

A E. M. Francisco Porto de Aguiar, em Arraial do Cabo, confirma a liderança e é a campeã no ranking estadual na final do Desafio Nacional Acadêmico (DNA), um jogo virtual realizado em duas etapas, que busca estimular a criatividade e o raciocínio rápido e lógico dos estudantes participantes. Ele é feito pela internet com alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e, este ano, contou com a participação de mais de 700 equipes.

O DNA é uma competição que estimula os jovens a abrirem um amplo campo de visão em suas disciplinas, através de maior objetividade em pesquisas. No desafio do Enigma Final, o link não abria. Era um labirinto onde os competidores tinham que andar conforme as pistas e tomar nota dos números e letras que apareciam, formando a resposta: a3f45d812b.

A Escola Municipal Francisco Porto de Aguiar teve a participação de quatro equipes do Ensino Médio que se confrontou com diversos enigmas e desafios, sob a coordenação da professora de química Ana Paula Góes. 

“As equipes foram formadas por alunos novos e sem experiência em competições acadêmicas. Ainda assim, ficou à frente de outras renomadas e militares do estado, o que nos enche de orgulho”, disse Ana Paula Góes. 

E o resultado foi o seguinte: 
1º lugar: The Power Ranger, com Bárbara Aguiar, Pedro Mesquita, Ronnie Peterson da Costa, Juliano Cândido e Lucas Carvalho – 129000 pontos com o tempo de conclusão 3h 22 min. E todas as tarefas extras cumpridas.
3º lugar: Intelecto formado pelos alunos Amanda Vianna, Thayná Mello, Julian Viana, Perla Barboza e Larissa Damasceno - 129000 pontos com tempo de 3h 23min. Duas tarefas cumpridas.
4º lugar: FPA – Lucas Neves Machado, Carolina Barbosa, Blenner Navarro, Ivan Henrique Oliveira, Isabella Mello e Humberto dos Reis Oliveira - 129000 pontos com o tempo de 3h 26 min, com uma tarefa cumprida.
5º lugar: Grifinória - Lavínia Mesquita, Anna Clara Figueiredo, Luiza Brune, Juliana Paixão e Bianca Conte - 129000 pontos com o tempo de 3h 25min, mas não fez nenhuma tarefa.

Rejeitada PEC que reduzia número de suplentes de senador

O Plenário do Senado rejeitou nesta terça-feira (9) a proposta de emenda à Constituição que reduzia o número de suplentes de senador (PEC 37/2011). Com 46 votos a favor, 17 contrários e uma abstenção, a PEC não alcançou o número mínimo para aprovação, de 49 senadores.
A proposta, de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), ainda proibia a eleição para suplente de cônjuge ou parente consanguíneo ou afim do titular do mandato, até o segundo grau ou por adoção.
O relator da PEC, Luiz Henrique (PMDB-SC), apresentou voto favorável, rejeitando outras propostas sobre o tema. Ao apresentar seu parecer, ele disse que o Senado estava convicto da necessidade de reforma na suplência e manifestou a esperança de que a aprovação da emenda acelerasse a discussão sobre outros temas da reforma política, como data única para eleições e fidelidade partidária.
- Estamos desencadeando o início da reforma política que o povo reclamou nas ruas - disse.
Para o parlamentar, que elogiou a antevisão de Sarney, que formou uma comissão de reforma política em 2011, quando era presidente da Casa, a restrição à eleição de parentes aumentaria a legitimidade do mandato do senador. Ele ressaltou a atuação de suplentes "muito honrados", mas criticou a falta de transparência na escolha e na candidatura.
Já nos debates, porém, senadores manifestaram descontentamento com a votação da PEC.
Suplente de Marcelo Crivella, Eduardo Lopes (PRB-RJ) observou que, nos recentes protestos de rua, nenhuma faixa de manifestantes pedia o fim da suplência de senadores. Em seu ponto de vista, o candidato a senador precisa escolher suplentes com capacidade e afinidade.
- Eu subi as favelas do Rio do Rio de Janeiro para pedir votos para meu senador e para mim também - lembrou.
Já no fim da discussão, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou que, apesar de pretender votar a favor da proposta, considerava a discussão "estéril".
Será, como alguns Senadores aqui disseram, que isso representa efetivamente a voz das ruas, aquilo que efetivamente essa juventude que foi defender temas importantes para o seu futuro e o futuro do nosso País?
Proposta alternativa
Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou apoio à PEC de Sarney, mas buscou persuadir os senadores a dar preferência a proposta de sua autoria que prevê o voto direto para a eleição do suplente (PEC 55/2007). Ele considera inconcebível que a Casa mantenha suplentes sem voto e condenou a resistência dos parlamentares ao clamor popular pelo aumento da transparência.
- Vamos somar o melhor das duas propostas, para o bem da sociedade brasileira - propôs Suplicy.
Roberto Requião (PMDB-PR) classificou a proposta como "rigorosa e absolutamente irracional", mas defendeu a discussão de alternativas para a substituição de senadores. Para Requião, é "moralismo meio udenista" permitir que um financiador de campanha possa ser suplente, mas não um parente do titular.
- Pelo amor de Deus, vamos examinar com cuidado o que estamos fazendo. A rua grita, o Congresso geme - alertou.
Para Blairo Maggi (PR-MT), a vedação a parentes é apropriada, mas não se pode por isso desqualificar todos os suplentes "legítimos e legais". Por sua vez, Ataídes Oliveira (PSDB-TO), suplente de João Ribeiro, criticou os que chamam o suplente de "biônico" e argumentou que as prioridades do Legislativo deveriam ser outras.
- Deveríamos estar discutindo a reforma política. Esta reforma, tão exigida e tão necessária, há longa data se encontra engavetada - afirmou, condenando a "pouca vergonha" do financiamento privado de campanha e a possibilidade de reeleição no Executivo.
No mesmo sentido, Benedito de Lira (PP-AL) questionou a oportunidade para rediscussão da matéria, ao afirmar que o Brasil precisa de uma reforma política verdadeira, "não uma colcha de retalhos". Lúcia Vânia (PSDB-GO) afirmou que a matéria é importante e que não é possível continuar com o modelo atual. Sergio Souza (PMDB-PR) disse que "toda eleição majoritária tem vice", e essa é a condição do suplente.
Pedro Taques (PDT-MT) declarou que é preciso "mudar a realidade" e repeliu acusação de "udenismo" à restrição a parentes prevista na PEC. Enquanto isso, Francisco Dornelles (PP-RJ), embora apoiando a proposta, salientou a condição fundamental do suplente para a eleição do titular. Wellington Dias (PT-PI) cobrou posição do Senado diante das questões colocadas, para que a imagem da Casa não saia prejudicada.
- Se for aprovada, pode ser colocado que estamos 'fazendo de conta' uma reforma. Se derrotada, vai parecer que somos contra uma coisa mínima - definiu.
Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), suplente de Marta Suplicy, lembrou sua trajetória política e recusou o apelido de "biônico". Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que ficaria "muito ruim" para o Senado deixar de dar uma resposta concreta a uma questão que o Executivo propôs para o plebiscito de reforma política. Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) considerou a questão "irrelevante" para o país que foi às ruas e condenou a proposta de plebiscito, que, para ele, não é o melhor instrumento para reformas.
O autor da PEC, José Sarney, argumentou que não se justifica a existência de dois suplentes de senador, pediu à Casa para "melhorar a estrutura política" e manifestou esperança de que os senadores possam discutir temas mais complexos.

Planeje suas férias desde já

Metade de 2013 já foi embora e então não é mais tão cedo para planejar o Réveillon. Uma pedida pode ser embarcar em um cruzeiro marítimo pelo litoral sul-americano. As companhias que atuam na região já estão com seus roteiros planejados para a virada do ano, com navios que atracam ou partem do Rio de Janeiro para acompanhar a tradicional queima de fogos da Praia de Copacabana.
Há também a opção de passar a virada em Salvador, na Bahia, ou então até em alto-mar. Confira as partidas para o Réveillon das cinco companhias de cruzeiros que operam no litoral brasileiro:
Splendour of the Seas, da Royal Caribbean International: cruzeiro de oito noites com partida de Santos, em 28 de dezembro, com a passagem do Reveillon em frente à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Escalas em Ilhabela, Búzios, Rio de Janeiro, Salvador e Ilhéus (Bahia). Preços a partir de R$ 5.350 por pessoa
Costa Fascinosa, da Costa Cruzeiros: cruzeiro de nove noites com partida de Santos, em 27 de dezembro, com escalas em Buenos Aires (Argentina), onde o navio passará a virada, Punta Del Este (Uruguai) e Ilhabela (São Paulo). Preços a partir de R$ 6.249 por pessoa
Costa Favolosa, da Costa Cruzeiros: cruzeiro de oito noites com embarque no Rio de Janeiro, em 31 de dezembro, com Reveillon em frente à praia de Copacabana. Escalas em Ilhabela (São Paulo), Punta Del Este (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e Angra dos Reis (Rio de Janeiro). Preços a partir de R$ 5.499 por pessoa
Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros: cruzeiro de oito noites com embarques em Santos (São Paulo) e Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27 de dezembro, respectivamente. Escalas em Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), onde se passa a virada, e Itajaí (Santa Catarina). Preços a partir de R$ 3.989 por pessoa, incluindo o programa Ibero Inclusive. Nas reservas feitas até 12 de julho, o segundo passageiro da cabine não paga
Grand Celebration, da Ibero Cruzeiros: cruzeiro de nove noites com embarque em Buenos Aires (Argentina), em 27 de dezembro. Escalas no Rio de Janeiro, onde está previsto um pernoite, Búzios, Ilhabela (São Paulo) e Punta Del Este (Uruguai). Preços a partir de R$ 3.919 por pessoa
MSC Orchestra, da MSC Cruzeiros: cruzeiro de 13 noites com partida de Buenos Aires (Argentina), em 26 de dezembro. Escalas no Rio de Janeiro, onde o navio ficará atracado para ver os fogos na Praia de Copacabana, Búzios, Cabo Frio e Salvador (Bahia). Preços a partir de US$ 2.189 (R$ 4.963) por pessoa
MSC Poesia, da MSC Cruzeiros: cruzeiro de nove noites com partida de Buenos Aires (Argentina), em 27 de dezembro. Escalas em Ilha Grande e na cidade do Rio de Janeiro, para acompanhar a queima de fogos em frente à praia de Copacabana, Cabo Frio, Ilhabela (São Paulo) e Punta Del Este (Uruguai). Preços a partir de US$ 1.566 (US$ 3.550) por pessoa
MSC Preziosa, da MSC Cruzeiros: cruzeiro de nove noites com partida de Santos, em 26 de dezembro. Escalas em Salvador (Bahia), Búzios e na cidade do Rio de Janeiro, onde o navio ficará atracado em frente à Praia de Copacabana para assistir a queima de fogos, Ilha Grande e Ilhabela (São Paulo). Preços a partir de US$ 2.109 (R$ 4.780) por pessoa
MSC Magnifica, da MSC Cruzeiros: cruzeiro de oito noites com partida de Santos, em 29 de dezembro. Escalas em Montevidéu e Punta Del Este (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). A virada de ano será em alto-mar entre Montevidéu e Punta Del Este. Preços a partir de US$ 1.799 (R$ 4.077) por pessoa
Empress, da Pullmantur: cruzeiro de sete noites com partida de Santos, em 29 de dezembro. Escalas em Ilhabela (São Paulo) e na cidade do Rio de Janeiro, onde o navio ficará atracado para acompanhar a virada do ano. Depois segue para Búzios e Vitória (Espírito Santo). Preços a partir de R$ 3.039 por pessoa
Zenith, da Pullmantur: cruzeiro de nove noites com embarque no Rio de Janeiro, em 31 de dezembro, com o navio ancorando na Praia de Copacabana para acompanhar a queima de fogos. Escalas em Angra dos Reis, Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Portobelo (Santa Catarina) e Ilhabela (São Paulo). Preços a partir de R$ 3.211 por pessoa
Sovereign, da Pullmantur: cruzeiro de sete noites com saída de Santos, em 28 de dezembro. Escalas no Rio de Janeiro e Salvador (Bahia), onde será a virada do ano, e Búzios. Preços a partir de R$ 2.885 por pessoa

fonte: Site Terra