sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cabo frio:Comissão agenda segunda reunião e convida equipe técnica




 Está marcada para a próxima sexta-feira (dia 19), às 10 horas, na Câmara Municipal de Cabo Frio, a segunda reunião da comissão especial criada para tratar de assuntos referentes à despoluição da Lagoa de Araruama. Formada pelos vereadores Emanoel Fernandes, Braz Enfermeiro, Luis Geraldo, Eduardo Kita e Jefferson Vidal, a comissão se reuniu pela primeira vez no fim da tarde de ontem para fechar a lista de convidados para a audiência pública que será agendada, além de definir algumas estratégias e visitas técnicas por todo o entorno da Lagoa de Araruama, com o objetivo de conhecer, in loco, o problema de despejo de esgoto in natura no maior corpo lagunar hipersalino do mundo.


- Como primeira reunião, acho que o resultado foi bastante positivo. Tivemos a participação espontânea de um representante da imprensa e, também, de funcionários da Câmara, que mostraram grande preocupação com a situação da lagoa e sugeriram novos nomes, de pessoas técnicas, para participação na audiência pública – comentou Emanoel.

A reunião de ontem serviu, entre outras coisas, para definir o foco da próxima reunião, que terá um tom mais técnico.

- O objetivo desta comissão é buscar soluções, por isso, antes de marcar a data da audiência, decidimos que seria importante convidarmos pessoas técnicas para a próxima reunião, para que elas possam nos ajudar e até nos esclarecer sobre alguns assuntos – comentou o vereador Bras.


Entre os nomes sugeridos para participar da próxima reunião estão Charles Domingues (Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Araruama), Ricardo Azevedo (consultor), os ambientalistas Eduardo Pimenta e Juarez Marques, Mário Flávio (representante do Consórcio Intermunicipal Lagos São João), Diego Velasco (doutor em direitos ambientais) e Carlos Eduardo Leite Ferreira (doutor em pesquisa marinha e mestre em pesca da UFF).

- A recuperação da Lagoa de Araruama é uma discussão que vai além da política. É uma questão totalmente técnica, e por isso queremos nos cercar de pessoas técnicas, capacitadas, independente de partidarismo ou grupo político. No máximo até segunda-feira (15) devemos estar formalizando o convite a essas pessoas – anunciou Luis Geraldo, com aval dos demais companheiros de comissão, Jefferson Vidal e Eduardo Kita.

O objetivo da comissão, criada pelo vereador Emanoel Fernandes com aprovação unânime do Legislativo, é buscar soluções que visem a aceleração do processo de recuperação da Lagoa de Araruama, tendo em vista que as metas previstas não estão sendo cumpridas e os prazos foram novamente alterados pelas concessionárias

Os poderes do Inhame


Inhame, aquela batatinha que, por fora, é marrom, cabeludinha, e, por dentro, branca e viscosa.

O inhame é nativo e dá em qualquer grotão, qualquer barranco úmido.  Então, qualquer pessoa poderá aderir a este "tratamento".

O inhame compete com a batata, que não existia, aqui, na época do Descobrimento e foi trazida pelos europeus. Tudo o que ela faz, ele faz também: Sopa, purê, rodelas fritas, camadas que se alternam com berinjela para gratinar no forno, e mais: o inhame é tão feculento que substitui a farinha no preparo de empadões, empadinhas e massas de torta em geral.  Basta cozinhar, amassar, temperar com um pouquinho de farinha de milho para fazer bolinhos, muffins e outras guloseimas.

O inhame também apresenta uma vantagem enorme sobre qualquer outro tubérculo (batatas em geral, mandiocas, inhames do Norte, cará).  É que o inhame limpa o sangue, fortalece o sistema imunológico e protege de infecções transmitidas por mosquitos, como dengue, malária e febre amarela.  Não evita a picada, mas impede que os micróbios infectantes se instalem e proliferem.  As picadas não coçam nem inflamam.  Isso já foi comprovado cientificamente (empiricamente, nem se fala), tanto que o inhame sempre foi utilizado pela farmacopéia brasileira, até mesmo, como coadjuvante nos tratamentos de infecções poderosas, como a sífilis.

O inhame tem uma propriedade única: aplicado externamente, puxa para fora o que incomoda o corpo.  Pode ser uma farpa ou um cisto, gaze esquecida na cirurgia, inflamação nos tendões, furúnculo, hemorrróidas, artrite e reumatismo, eczemas de qualquer tipo.  Baixa a febre, trata queimaduras, desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado das contusões e pus de abcessos e tumores...

O curioso é que ninguém sabe disso.  Por quê?  Elementar, não vende em farmácia, não aparece na TV.  Faz parte de um acervo cultural que a humanidade vai perdendo, enquanto se acostuma a ler tudo em caixinha e com bula.  No entanto, sua eficácia pode ser comprovada com a maior facilidade.  Basta comprar na feira e usar.  É só usar!

Para fazer emplastro que puxa tudo, descasque o inhame, rale na parte mais fina do ralador, misture com 10% de gengibre (também ralado) e um pouquinho de qualquer farinha ou amido para dar liga.  Aplique no local afetado uma camada bem grossinha, de um centímedro, cobrindo com uma gaze e deixando agir enquanto estiver úmido. Vá trocando o emplastro, duas ou três vezes por dia, até obter o resultado que, em geral, é rápido.

Unha encravada: Taí um milagre que o inhame faz brincando.  O emplastro desencrava qualquer unha em 24 horas (no máximo 48), eliminando totalmente a inflamação e deixando-a normalzinha de novo.

Para cistos no seio e mesmo tumores que serão retirados, a aplicação do emplastro durante duas semanas é extremamente útil: se não fizer desaparecer o problema, junta toda a matéria semelhante num só local e evita escarafunchações cirúrgicas desnecessárias.

Mas não acredite em nada disso!  Experimente, veja, sinta!  Aí, se achar justo, prestigie o seu poder.  Tenha sempre inhame em casa!

Fonte por email: Sônia Hirsche (jornalista e pesquisadora).

COMUNICADO SEGUNDAS PROJEÇÕES DO CINE BARDOT



Ola amigos! Por que estou na Argentina, e voltarei em 15 dias, as nossas projecões de Segunda Feira voltaram junto comigo!

rsrsrsrsrs!

Para os associados da cinemateca, ficou no meu lugar Veronica. Ela atenderá vocês com muito prazer.

Desculpem meus erros ortográficos mas este computador esta configurado em finlandês, e sinceramente não estou achando nem os acentos ! rsrsrsrsrs!

Grande abraco para todos. Shanah.

Cabo Frio: Estudantes conhecem de perto o trabalho da Câmara Municipal



Um grupo de cerca de 30 alunos do 5º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus visitou, agora à tarde, a Câmara Municipal de Cabo Frio. A visita, guiada pelas professoras Adriana Marques e Adriana Brittes, juntou o estudo das disciplinas de História e Português num projeto que visa levar aos alunos o conhecimento prático sobre os três poderes (Excecutivo, Legislativo e Judiciário). Na Câmara, os alunos (com idade entre 11 e 12 anos) participaram de uma mini palestra com a paleógrafa Margareth Silva Rodrigues Alves, e com os vereadores Luis Geraldo Simas de Azevedo e Emanoel Fernandes, onde aprenderam sobre a importância da participação popular na democracia, as atribuições de um vereador, e também viram, bem de perto, um livro de atas do ano de 1830. Também participaram os vereadores Rodolfo de Rui e Celso Campista.

Luis Geraldo explicou aos alunos como é o trabalho de um vereador dentro e fora da Câmara. Já Emanoel Fernandes lembrou aos estudantes que muitas das propostas feitas pelos vereadores durante a sessão nascem de sugestões feitas pela população.
- Quem de vocês nunca viu um poste sem lâmpada, uma rua sem asfalto, ou qualquer outro tipo de problema na cidade? O que vocês talvez não saibam é que, como cidadãos, vocês também podem sugerir, na Câmara, que esses problemas sejam resolvidos – explicou Emanoel, incentivando os estudantes a participarem da melhoria de Cabo Frio.
Entre os alunos presentes, um já tem sangue de vereador nas veias. Trata-se de Hugo Bessa, neto do ex-vereador Aires Bessa, que fez questão de sentar na mesma cadeira que o avô ocupou entre os anos de 1987 e 1988: a de presidente da Câmara. Durante a visita, os estudantes também improvisaram uma mini sessão parlamentar, onde o projeto sugerido que ganhou unanimidade entre todos do grupo foi a criação de mais teatros na cidade, e um maior investimento na cultura de Cabo Frio.

São Pedro da Aldeia: raça da Praia Linda será inaugurada sexta-feira




por Renato Silveira 

Os moradores da Praia Linda irão, a partir desta sexta-feira (12) contar com um novo espaço de lazer. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Ambiente e Pesca vai inaugurar às 16h, a Praça Gil Ferreira, num espaço que anteriormente resumia-se a uma espécie de pátio com árvores e uma área cimentada.
De acordo com a secretária de Ambiente, Adriana Saad, com as obras, a praça contará agora com brinquedos, quiosque, aparelhos de ginástica e quadra esportiva.
“A praça ficou muito bonita e a gente só pede aos moradores que cuidem do espaço, que foi feito com carinho para eles. Estivemos lá para verificar a finalização da obra e posso dizer que ali não foi feita uma simples reforma e sim uma nova praça” afirmou a secretária.
Segundo Adriana, outras praças do município também sofrerão intervenção e a próxima a ser entregue à população será a do Mossoró.
“Vamos fazer a inauguração da praça, que é uma reivindicação antiga dos moradores, no mês de maio. abrindo os festejos de aniversário do município.

fotos: Renato Proença

Búzios: Prefeitura inaugura nova sede da Escola Villa Lobos no dia 24


Número de alunos será ampliado a partir do segundo semestre
  por Vanessa Campos
Será inaugurada no dia 24 de abril, às 17h, a nova sede da Escola de Música Villa-Lobos, Núcleo Avançado Tom Jobim de Armação dos Búzios. O novo espaço, localizado à Rua dos Gravatás, nº 49, bairro Geribá, permitirá que a escola, que completa dez anos de fundação em 2013, amplie o número de salas e alunos a partir do segundo semestre.
A cerimônia de inauguração contará com a presença do Prefeito de Búzios, André Granado, do diretor da Escola de Música Villa-Lobos do Rio de Janeiro, José Maria Braga, do Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Alexandre Raulino de Oliveira, e demais autoridades municipais. O evento contará, ainda, com a apresentação de um coral infantil, formado por alunos do núcleo de Búzios da escola musical. 
Funcionando no novo espaço desde o dia 4 de março, a escola de música possui 389 alunos matriculados mas a meta é chegar a 510 já neste segundo semestre. Aberto a alunos com idade a partir dos 7 anos, o espaço oferece turmas de baixo, violão, guitarra e violino, dentre outros.
De acordo com o Secretário adjunto de Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios, Antônio Jorge Pinheiro, a nova sede possui uma estrutura ampla, que inclui dez salas, pátio interno e pátio de entrada:
“O núcleo da Escola de Villa Lobos, em Búzios, tornou-se referência na Região dos Lagos, sendo, hoje, um celeiro para despertar talentos locais e o gosto pela música nos buzianos. Temos alunos de todas as idades, inclusive idosos e, nestes dez anos de fundação, já não havia espaço físico para atender a tantos alunos. Com a nova sede, mais turmas poderão ser abertas na escola”, disse ele.
Núcleo do RJ - Fundada em junho de 1952 e situada no Centro da cidade, a Escola de Música Villa-Lobos do Rio de Janeiro foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Atualmente, a escola integra a estrutura da Secretaria de Estado de Cultura, estando subordinada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ.
Sem abrir mão da orientação que lhe fez nascer — proporcionar a oportunidade de ensino musical à população fluminense — a EMVL/FUNARJ vem ampliando a abrangência de sua atuação tanto no aspecto técnico-pedagógico, por meio de Cursos de Educação Profissional em nível básico e técnico, quanto no aspecto social, com a implementação de núcleos avançados.
Hoje, a Escola de Música Villa-Lobos está presente em quatro municípios do Estado do Rio de Janeiro promovendo festivais, palestras, workshops, concertos de diversos gêneros musicais, produzindo cds, periódicos, partituras, livros didáticos, enfim, atividades que colocam a EMVL/FUNARJ no posto de uma das mais importantes instituições de ensino e fomento à prática musical do Brasil.



Casimiro de Abreu: IPTU 2013 com desconto de 5% para pagamento até o dia 30 de abril


por Secom Casimiro de Abreu

Os contribuintes de Casimiro de Abreu que quiserem pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) com valor reduzido devem ficar atentos. Encerra no dia 30 de abril o prazo para pagamento do tributo em cota única com 5% de desconto. Quem ainda não adquiriu os carnês pode se dirigir ao Departamento de Cadastro, no Centro, e na sede da Fiscalização, em Barra de São João. Nos distritos de Rio Dourado e Professor Souza as guias estão à disposição na administração local.

A cota única integral pode ser quitada até o dia 30 de maio. Após essa data o pagamento somente será realizado por meio de parcelamento. O contribuinte poderá parcelar seu IPTU em até 10 vezes, acrescidos os valores bancários. O não pagamento no prazo estabelecido acarretará a perda dos descontos (caso das cotas únicas), acrescentando-se multas e juros.

Segundo o secretário de Fazenda, Indústria e Comércio, Edson Mangefesti, o IPTU é um dos impostos que compõe a renda própria do município e tem uma ‘função social’, que é ajudar no desenvolvimento da cidade e melhoria a qualidade de vida dos moradores. “O IPTU é um imposto que tem dentro das suas finalidades promover reformas urbanas. Da arrecadação do IPTU, segundo a constituição, 25% do valor deve ser investido na saúde e 15% na educação, além disso o município pode investir em obras e melhorias para a cidade”, pontuou.

A quitação deste carnê não quita débitos de exercícios anteriores e o não pagamento do seu IPTU 2013 implicará na inclusão do seu nome na Dívida Ativa. Valores pagos incorretamente poderão acarretar débitos futuros. A Secretaria de Fazenda informa que em casos de alteração de endereço os contribuintes devem informar a Prefeitura para regularização de cadastro.

Búzios: Escola de Vila Verde recebe o projeto Saúde Nota 10 nesta sexta-feira


Além da apresentação da peça “As aventuras no mundo encanado”, haverá premiação de concurso de redação e desenho

 Nesta sexta-feira, dia 12, os alunos da Escola Municipal Eva Maria Conceição Oliveira, no bairro Vila Verde, terão uma programação diferente. Eles participarão de um evento especial do Programa Saúde Nota 10 que, em março, realizou palestras sobre a importância da água tratada para o consumo humano e o papel que cada cidadão tem na preservação dos recursos hídricos e preservação ambiental.
No evento, realizado pela Prolagos em parceria com a Prefeitura de Búzios, e marcado para as 10h, a grande surpresa será a apresentação da peça teatral “As aventuras no Mundo Encanado”, que de uma forma lúdica e divertida aborda conceitos de sustentabilidade e saneamento. O espetáculo tem como personagem principal o polvo Prolaguito, mascote da Concessionária, que já virou o super-herói da garotada. Em seguida, haverá a premiação dos concursos de redação e desenho sobre os temas abordados durante as palestras em sala de aula. Os três melhores colocados em cada categoria ganharão prêmios. No total, serão entregues duas bicicletas, duas mochilas e dois kits Prolagos. Ao final do evento, todos os alunos serão presenteados com uma divertida e colorida revista, que mostra o processo de captação, coleta e tratamento de água e esgotos na Região dos Lagos.
A próxima escola de Búzios a receber o Programa de Responsabilidade Socioambiental da Prolagos será a Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos, no mês de junho.
Em 2013, mais de 10 mil alunos serão beneficiados pelo Saúde Nota 10 em 13 escolas municipais na área de concessão da Prolagos nas cidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo. Lançado em setembro do ano passado, o Programa já realizou mais de 50 palestras em escolas públicas nos cinco municípios atendidos pela Concessionária, beneficiando cerca de 2.000 estudantes.     


Fonte: Ascom Prolagos