sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cabo Frio: Estudantes conhecem de perto o trabalho da Câmara Municipal



Um grupo de cerca de 30 alunos do 5º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus visitou, agora à tarde, a Câmara Municipal de Cabo Frio. A visita, guiada pelas professoras Adriana Marques e Adriana Brittes, juntou o estudo das disciplinas de História e Português num projeto que visa levar aos alunos o conhecimento prático sobre os três poderes (Excecutivo, Legislativo e Judiciário). Na Câmara, os alunos (com idade entre 11 e 12 anos) participaram de uma mini palestra com a paleógrafa Margareth Silva Rodrigues Alves, e com os vereadores Luis Geraldo Simas de Azevedo e Emanoel Fernandes, onde aprenderam sobre a importância da participação popular na democracia, as atribuições de um vereador, e também viram, bem de perto, um livro de atas do ano de 1830. Também participaram os vereadores Rodolfo de Rui e Celso Campista.

Luis Geraldo explicou aos alunos como é o trabalho de um vereador dentro e fora da Câmara. Já Emanoel Fernandes lembrou aos estudantes que muitas das propostas feitas pelos vereadores durante a sessão nascem de sugestões feitas pela população.
- Quem de vocês nunca viu um poste sem lâmpada, uma rua sem asfalto, ou qualquer outro tipo de problema na cidade? O que vocês talvez não saibam é que, como cidadãos, vocês também podem sugerir, na Câmara, que esses problemas sejam resolvidos – explicou Emanoel, incentivando os estudantes a participarem da melhoria de Cabo Frio.
Entre os alunos presentes, um já tem sangue de vereador nas veias. Trata-se de Hugo Bessa, neto do ex-vereador Aires Bessa, que fez questão de sentar na mesma cadeira que o avô ocupou entre os anos de 1987 e 1988: a de presidente da Câmara. Durante a visita, os estudantes também improvisaram uma mini sessão parlamentar, onde o projeto sugerido que ganhou unanimidade entre todos do grupo foi a criação de mais teatros na cidade, e um maior investimento na cultura de Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário