segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Búzios: Mangue de Pedras pode virar Unidade de Conservação


Secretaria de Meio Ambiente e INEA realizaram vistoria da área na quinta-feira, dia 31
 A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizou na manhã da última quinta-feira, dia 31, uma visita técnica ao Mangue de Pedra, um ecossistema muito frágil e raro, com enorme potencial para realização de pesquisas aplicadas, inclusive internacionalmente. O objetivo da ação, que contou, ainda, com a participação de diversos Guarda Parques credenciados pelo Instituto Estadual, foi identificar todas as características do local e seu estado de conservação, a fim de que possam ser estudados projetos para a área em questão.
Ações como a implantação de um centro de educação ambiental e a formalização do local como Unidade de Conservação estão em estudo e, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, poderão ser realizadas audiências públicas sobre o tema para que todas as partes interessadas possam manifestar seus interesses particulares.
“Trata-se de uma necessidade transformar toda a área em que o Mangue de Pedra está inserido em Unidade de Conservação, pela singularidade do ecossistema. O manguezal, independente de qual for, por si só, já é um ecossistema protegido por lei federal, o que já seria argumento suficiente para sua preservação. Além disso, nosso Manguezal de Pedra é um evento raríssimo e de beleza cênica sem igual, embora esteja sofrendo processo de degradação por parte do ser humano,” disse o Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Pesca, João Paulo Rodrigues.
Para dar início ao projeto de criação da nova Unidade de Conservação e sua posterior revitalização, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o INEA. Caberá ao Instituto a criação da Unidade de Conservação e a elaboração de seu Plano de Manejo, e ao Governo Municipal todo o suporte estratégico para a implantação do mesmo. “Antes mesmo de a nova gestão assumir, o Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Carlos Alberto Muniz, sinalizou o grande desejo da Prefeitura de que o Mangue de Pedra se transforme em área de conservação, livre de elementos de degradação.  O INEA comprou a ideia e de imediato foi iniciado o estudo daquele local. Esta foi a primeira visita formal ao mangue, com a finalidade de produzir um relatório mais aprofundado sobre o local”, completou o Secretário Adjunto.
Um dos únicos três mangues do mundo – De acordo com o Art. 268 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro de 1989, os manguezais e as praias são áreas de preservação permanente. Localizado na Praia da Gorda, bairro da Rasa, o Mangue de Pedra é um dos últimos manguezais que ainda restam em Búzios e apenas um dos três mangues de pedra que existem no mundo. Os outros dois estão localizados em Recife e no Japão. O raro ecossistema, ameaçado pela constante remoção das pedras e pelo lixo, tornou-se possível devido à existência de um lençol freático que chega à praia, apresentando traços com grande potencialidade ecológica de pesquisa e observações.
A grande singularidade do Mangue de Pedra se deve a dois traços. Primeiramente, a água de chuva que se infiltra no solo da microbacia e percola pelo morro graças a força da gravidade e aflora na areia da praia. Assim, o morro com sua cobertura vegetal funciona como um reservatório de água doce que, ao ser liberada no sopé, mistura-se com a água salgada do mar e produz água salobra, condicionante para existência daquele ecossistema. O segundo traço consiste na ausência do mangue vermelho (Rhizophora mangle) neste manguezal e a explicação mais plausível para não se encontrar este tipo de mangue é justamente o tamanho de suas sementes. Como a praia é recoberta por pedras, a semente desta espécie é transportada pelas marés, não encontra frincha larga entre os recifes para se fixar e é arrastada novamente pelas marés. Assim, só os propágalos de mangue branco (Laguncularia racemosa) e de mangue preto (Avicennia schaueriana) se desenvolvem no substrato da praia, pois são pequenos.
Apesar de sua raridade, este manguezal está ameaçado pela expansão urbana desordenada. Já existe o interesse de particulares na construção de um condomínio, o que impermeabilizaria o solo. Como qualquer construção, esta intervenção humana afetaria o fornecimento de água doce para a vegetação, alterando, definitivamente, o ecossistema local. Diante dessa pressão, a Prefeitura de Búzios pretende preservar o manguezal, a área à sua retaguarda e a zona marinha, à sua frente, por uma Unidade de Conservação de Proteção Integral a ser ainda definida.
Segundo especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Mangue de Pedra, as Paleofalésias da Rasa, a Falha Tectônica do Pai Vitório e da Ilha Feia compõem um geossítio de grande importância científica no Brasil, sendo este geossítio classificado como um dos sítios mais importantes do ‘Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro’.



 Crédito das fotos: Marte Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário