quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Rio das Ostras divulga programação da Festa da Colheita

A realização do exame de mamografia pode ser uma ferramenta primordial  no combate ao câncer de mama.  Preocupado com a doença a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando em média 250 exames de mamografia por mês. Todo o trabalho visa conscientizar a mulher, principalmente aquela com idade acima de 40 anos, a fazer o exame.
A dona de casa Lindalva Elias, 64 anos, sabe da importância de fazer o exame. “Hoje, posso contar com o exame de mamografia aqui em Rio das Ostras. Antes, eu precisava  fazer em outro município ou minhas filhas se reuniam e pagavam particular. Ganhamos em tempo e economia, sem contar que  não demora para fazer o exame, no máximo 20 dias. Posso dizer que é uma grande conquista para o município a implantação do mamógrafo”, comentou.
Juraci Souza Lacerda, 59 anos, agora está consciente da importância de fazer o exame. Ela era uma das mulheres que aguardavam no Centro de Saúde, para fazer a mamografia. “Com o exame, podemos saber se temos a doença e, uma vez diagnosticada na fase inicial, temos chances de combater o câncer de mama” destacou.
Este ano, pela segunda vez consecutiva Rio das Ostras vai fazer parte da Campanha Internacional Outubro Rosa. Durante todo o mês serão realizadas várias palestras na rede municipal.  Para marcar a data, a Ponte  Estaiada, a Figueira, que fica na orla da praia do Centro e a Casa da Mulher vão receber uma iluminação rosa.
O coordenador do Programa Saúde da Mulher, o enfermeiro Ricardo Muta, destaca que os profissionais de saúde, enfermeiros, técnicos e  auxiliares, de toda a região podem fazer a inscrição pelo site www.capacita-corem.econrio.com.br  para à Conferência de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino, que vai acontecer no dia 1º de outubro. Às 9h haverá palestra, com o enfermeiro oncologista Thiago França, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, que vai abordar o Câncer de Mama e Colo Uterino.
O objetivo é oferecer informações as mulheres sobre o Câncer de Mama e o Colo de Útero. O coordenador Ricardo Mouta destaca que este ano haverá uma programação durante todo o mês para levar esclarecimentos à população.
  CÂNCER: No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Para este ano, a estimativa são de 52.680 novos casos.
Câncer de Mama é o segundo tipo da doença mais frequente em todo o mundo. Um dos sintomas mais comuns é quando a mulher apresenta um caroço em seu seio. Ele pode ser detectado por uma mamografia ou com outros tipos de exames clínicos.
Este tipo de câncer tem cura, mas quanto mais precocemente ele for diagnosticado, as chances de se livrar da doença são aumentadas em até 90%. Um dos fatores que fazem com que as taxas de mortalidade do câncer de mama sejam altas no Brasil é a falta de informação.

Palestras:
01/10 - Local: Escola Municipal Maria Teixeira de Paula -Horário :  de 8h às 17h
Tema: Conferência sobre Prevenção ao Câncer de mama e colo uterino

02/10 - Local: Casa da Mulher - Horário: 14h
Tema: Palestra com o Coordenador Ricardo Mouta sobre Câncer de Mama

08/10 - Local : Lions Club Rio das Ostras - Horário: 14h

10/10 - Local: PSF/Âncora - Horário: 9h

15/10 - Local: UBS – Nova Esperança - Horário: 9h

16/10 - Local: UBS- Boca da Barra - Horário: 9h
             Local: Centro de Saúde Rio das Ostras - Horário: 14h

23/10 - Local: UBS Cidade Praiana - Horário: 9h

25/10 - Local: PSF Rocha Leão - Horário : 9h


Nenhum comentário:

Postar um comentário