sexta-feira, 8 de março de 2013

Búzios: Cidade realiza Campanha de Vacinação Anti-Rábica no dia 16 de março



Estarão disponíveis seis mil doses da vacina em 17 postos de atendimentos

por Ascom Búzios
No sábado, dia 16 de março, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica. A expectativa é que 5.900 animais sejam vacinados em 17 postos de atendimento distribuídos pelo município, com a participação de 130 profissionais de saúde, dentre médicos veterinários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, guardas e fiscais sanitários.    
A ação acontecerá das 8h às 17h, nos seguintes locais: Escola Municipal Emídio G. Coutinho (bairro Ferradura); Escola Municipal Antonio Alípio da Silva (bairro Geribá); Escola Municipal Nicomedes T. Vieira (bairro Manguinhos); Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas (bairro Manguinhos); Escola Municipal José Pereira Neves (bairro Cem Braças); Escola Municipal Lydia Sherman (Baia Formosa); Escola Municipal Maria Rita Novellino (bairro Rasa); Escola Estadual João de Oliveira Botas (bairro Armação); além dos Postos de Saúde da Família (PSF) da Brava, Capão, São José, José Gonçalves, Vila Verde, Cruzeiro, Unidade de Apoio Baia Formosa, Policlínica e antiga sede da Secretaria de Saúde (Rua Manoel Turíbio de Farias).
            “A raiva é uma doença fatal, transmitida pela saliva e secreções de animais infectados. É importante que sejam vacinados todos os cães e gatos a partir de quatro meses de idade, como medida de prevenção e cuidado com a saúde do animal, desde filhote”, disse a médica veterinária, Maria Angélica Trindade Lobo, alertando, ainda, que a raiva é uma doença letal, causada por um vírus e que afeta tanto os animais quanto ao homem.
“A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura, e mais raramente pela arranhadura ou lambedura de mucosas. Lembrando também que na área urbana as principais fontes de infecção são os cães e os gatos. A vacinação é a melhor forma de prevenção da raiva”, explicou ela.
Outras informações sobre a Campanha de Vacinação Anti-Rábica podem ser obtidas com a Vigilância em Saúde, pelos números: (22) 2623-8038.

Nenhum comentário:

Postar um comentário