sexta-feira, 8 de março de 2013

Blogueiro de Cabo Frio decide encerrar suas atividades

O Blogão dos Lagos lamenta o fim do blog Rafael Peçanha.
Parte do nosso tráfego vinho desse excelente blog e nos solidarizamos com a luta do Rafael Peçanha.
Acreditamos que toda a luta é em função de um mídia alternativa onde podemos acreditar no que lemos.
O fim do Blog representa um retrocesso na liberdade de expressão.

Segue na íntegra o texto do blogueiro:


NOTA OFICIAL: BLOG DO RAFAEL PEÇANHA ENCERRA SUAS ATIVIDADES
NOTA OFICIAL: BLOG DO RAFAEL PEÇANHA ENCERRA SUAS ATIVIDADES


Nosso blog vem informar a todos que, a partir da data de hoje, encerra suas atividades por tempo indeterminado.

Os últimos dias têm sido de grande pressão e reflexão. Desde segunda-feira, dia 4 de março, temos recebido ameaças e “recados”, pessoalmente, por telefone e através das redes sociais. O ato administrativo número 1 da Secretaria de Educação, que anula nosso remanejamento, é apenas uma parte pequena de todo um conjunto de ações contra minha pessoa.

Por preferir não pagar para ver e por ter uma família, com um filho recém-nascido para cuidar, abro mão deste canal de comunicação com a população, com muito pesar, mas tendo a certeza de ter tomado a decisão correta, após conversar com vários amigos e companheiros.

As ações contra minha pessoa não irão parar. O governo tem se mostrado tão perdido em sua raiva contra mim quanto é perdido em sua administração. No domingo (um dia antes da confecção do Ato Administrativo no 1), o prefeito, por ser perfil oficial, adentrou meu facebook por volta do meio-dia, pelo celular, para me acusar de ter sido funcionário fantasma da secretaria de obras do governo anterior. Ontem, um blogueiro governista me acusou de ter sido fantasma também, mas na secretaria de governo da gestão passada. Me acusou, ainda, de nunca ter entrado numa sala de aula pela rede municipal, tendo que, de maneira constrangedora, se retratar depois. O show de competência da perseguição é o mesmo show de eficiência da administração. Creio que em dois meses eles conseguirão se organizar e decidir do que me acusarão, finalmente. Cabe salientar que todos esses “fatos virtuais” encontram-se devidamente printados e arquivados, podendo servir de prova a quem quer que seja.

Um dos principais organizadores da caça à minha pessoa é o vereador inimigo número 1 dos servidores de Cabo Frio, que tudo armou contra o PCCR. Hoje, a atuação mais firme desse vereador, que gosta de trabalhar com parentes de amigos, é passar o dia no RH da prefeitura vasculhando documentos contra mim, ao invés de pensar projetos relevantes para a população. Na tribuna, ele preferiu gastar seu tempo regimental para me atacar, mesmo sem citar meu nome, ao invés de discursar em favor do povo. Ele é o retrato fiel de uma Casa Legislativa e de um Poder Executivo omissos, submissos e afastados dos anseios da população, mas dedicados ao seus jogos de intrigas, perseguições e eliminação de opositores.

Eu sou Rafael. Não sou melhor do que ninguém. Não sou exemplo de nada para ninguém. Cometi e cometo erros. Lavava vasos em escritório de advocacia quando passei para o concurso da Câmara Municipal em 1º lugar em 2004. Trabalhei naquela Casa por 5 anos, paguei minha faculdade com muita luta, até ser aprovado, em 2009, para os concursos das redes municipais de Cabo Frio e de Macaé, ambos também em 1º lugar. Eu ia 3 vezes por semana ao Rio fazer minha Especialização, chegando 2h da manhã e acordando 7h para trabalhar, gastando quase 50% do que ganhava em passagens. Eu assumi escolas e turmas quando fui convocado do meu concurso, e desde então, dou aulas, primeiro na E.M. Vereador Leaquin Schuindt, no Jardim Esperança, depois na E.M. Edith Castro dos Santos, em Tamoios, e agora no Colégio Rui Barbosa.

Eu não assino ponto em casa nem coloco parentes para receber no meu lugar. A comunidade escolar me conhece, os alunos, professores e funcionários das escolas sabem da minha luta. Eu viajo duas vezes por semana para Macaé, totalizando 8h de viagem semanal, incluindo 28km semanais de dura estrada de chão, para cumprir fielmente meu cargo efetivo naquele município. Eu saí do interior do estado, sem conhecer ninguém, para tentar a sorte num mestrado e num doutorado de uma universidade federal da capital, e, por competência, venci. Eu passo, por vezes, 14h do meu dia dando aulas. Eu durmo quase nada para dar conta da minha luta e sustentar minha família. Eu nunca recebi um só tostão para defender político nenhum.

Quando um dos blogueiros governistas me acusou de ser remunerado para tal, há cerca de um ano, lhe respondi propondo a quebra do meu sigilo bancário para comprovar a acusação. Recebi, como resposta dele, o silêncio dos derrotados. Eu tenho e sempre tive uma posição clara, parcial e partidária. Eu nunca enganei ninguém. Eu nunca me fingi independente ou militante de uma causa bonitinha para, na verdade, compactuar com um grupo político poderoso sem me tornar rotulado e desgastado na mídia. Eu sempre agi de acordo com minha consciência e vontade, como faço agora, encarando o preço por não usar máscaras. Então não é qualquer um que pode me apontar o dedo e falar de “trabalho”.

Como servidor, eu tenho direitos. Não haverá um só direito que queiram me tirar e que não receba uma contestação dura e firme. Esse ato de cancelamento de remanejamento, ilegal e arbitrário, é o primeiro deles.

Vou deixar a rede social para me dedicar à minha família, à minha carreira acadêmica, e aos tribunais, lutando para defender, em juízo, quando necessário, os direitos que entendo possuir, diante de quem quer que seja. Saio de cena dando alívio aos adversários e oferecendo a eles a vitória, caso assim interpretem, em suas preocupações diárias com essa “importantíssima” disputa. Querem a cidade só para vocês, sem opositores? Usem-na. Deixo o blog para me dedicar aos meus e a mim. Não porque a cidade não mereça meu tempo e minha luta, mas porque minha cidade começa na minha casa.

Muitos me chamarão de covarde. Outros comemorarão ao lerem esta postagem. Não me importo. Lamento apenas por deixar a população com menos uma ferramenta de resistência. Não digo que cansei de lutar sozinho, porque tive e tenho companheiros fiéis e dedicados ao meu lado. Deixo apenas a frente de batalha para voltar para casa e brincar com meus filhos, porque as lutas sempre existirão, mas uma cara de criança não dura eternamente. Não serei o último romântico de uma cidade mais justa, nem o primeiro comandante de uma oposição desanimada. Eu só quero ir para casa.

Serei o mesmo Rafael, com minhas críticas, opiniões e expressões, nas ruas da cidade, sempre disposto a ouvir quem se revolta contra os desmandos e sempre pronto a apoiar quem luta por uma Cabo Frio, de verdade, mais digna.

Um aluno perguntou-me ontem se o correto é escolher fazer o mais urgente ou o mais importante. Sem saber responder, escutei do mesmo que a segunda opção é a certeira. Pois bem, Paulinho: Eu escolhi o mais importante.

Agradeço a você, aliado ou adversário, que, por muito tempo, acordou às pressas para acessar nosso blog, e dele, obter um pouco de raiva ou de esperança por uma cidade melhor, contribuindo com os milhares de acessos diários por IP que esta página adquiriu durante anos de lutas. A você, que nos segue, nos acompanha, e se informa por aqui, nossos sinceros e emocionados agradecimentos. 

Continuaremos juntos, sempre.

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário