quinta-feira, 11 de abril de 2013

Saúde em Macaé: 190 mil atendidos em três meses


por Secom Macaé

Com uma população com cerca de 200 mil habitantes, a saúde pública em Macaé tem sido uma das prioridades do governo municipal. Neste primeiro trimestre, o número de atendimentos na rede foi de 190 mil, entre emergência, odontológico e ambulatorial. Os esforços têm sido direcionados na qualificação de profissionais, do atendimento e da ampliação dos serviços de atenção básica, como promoção e prevenção da saúde.

O desenvolvimento econômico da cidade, que somente nos últimos dez anos cresceu 600%, requer constantes aprimoramentos da administração pública em diferentes setores, e a saúde é um dos que mais sentiram os impactos de uma população que em 22 anos saltou de cerca de 100 mil em 1991 para 206 mil em 2013. Para atender essa demanda, estão sendo previstos investimentos significativos para ampliar as estratégias de prevenção como o Saúde da Família, que atualmente conta com 25 equipes de atendimento e a previsão é chegar a 81 até 2016, abrangendo 94% da população.

“A Saúde é a nossa grande prioridade, pois temos consciência que é um dos pontos mais críticos a serem enfrentados pelo governo. Determinamos a realização de uma auditoria completa no setor para fazer uma análise de todos os serviços contratados. Também criamos um Comitê de Gerenciamento de Crise para identificar as demandas mais urgentes e o que precisa ser feito de imediato para amenizar a situação da saúde do município. Estamos empenhando todos os nossos esforços e, diferente do que aconteceu durante anos, queremos assegurar que a população não seja mais penalizada por conta disso”, afirma Dr. Aluízio, prefeito de Macaé.

A rede pública do município tem sido referência na região, absorvendo boa parte do atendimento médico dos municípios vizinhos e acidentados da BR-101. A cidade conta com dois hospitais próprios, o Hospital Público de Macaé (HPM) e Hospital da Serra, que garantem junto com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas nos bairros do Lagomar e da Barra, os prontos socorros do Parque Aeroporto, e Centro e a Unidade de Emergência Pediátrica (UEP), condições para o pronto atendimento em situações de urgência e emergência. Somente os prontos socorros foram responsáveis por mais de 25 mil atendimentos neste primeiro trimestre.

O Parque Aeroporto, um dos mais populosos da cidade, foi beneficiado com melhorias e ampliação do pronto socorro, realizado este ano. O local está funcionando em novo prédio, com mais conforto e instalações humanizadas e recebeu ainda uma sala de hidratação para a dengue, contribuindo para aproximação da oferta de saúde pública. A meta ainda para este semestre é de que outras unidades ganhem salas de hidratação.

Respeito na saúde para todos

A Central de Regulação de Ambulância, através do chamado 192, é custeado integralmente com recursos municipais e tem como principal objetivo o socorro domiciliar e a transferência intra-hospitalar. O serviço conta com equipes preparadas com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, maqueiros e motoristas.
Em Macaé, a população conta ainda com sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos bairros: Miramar, Colônia dos Pescadores, Maringá, Imboassica, São José do Barreto, Novo Cavaleiros e Morro de Santana. Além dessas unidades, o município oferece atendimento especializado nos Centros de Saúde Dr. Jorge Caldas e Dr. Moacyr Santos. Mulheres e crianças também recebem atendimento qualificado nos núcleos nos bairros Aroeira e Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário