quinta-feira, 11 de abril de 2013

Maricá: Cultura terá programação intensa em abril


por Fernando Uchôa

A programação cultural de Maricá no mês de abril promete. Na Casa de Cultura de Maricá, sempre às quartas-feiras às 19h30, serão apresentados os filmes “Iracema, uma Transa Amazônica” (10/04), “Os Donos da Mata” (17/04), “Copa Vidigal” (17/04), e o clássico “Macunaíma” (24/04). A ação é consequência do sucesso de público registrado nos festivais Chaplin e Mazaroppi, que marcaram a retomada do Cineclube Henfil, que funciona na Casa de Cultura.

No dia 13/04, a partir das 20h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, o MC Meia Noite detona o Funk da Paz, no projeto “Animando as Comunidades” – que tem o apoio das secretarias municipais de Turismo e Cultura. No mesmo sábado, das 10h às 13h30min, o Núcleo de Pesquisas e Consultoria Universitária (NUPEC) apresentará o filme “Efeito Reciclagem”, com debate no final da exibição.

Em programação extra, no dia 25/04, a secretaria municipal de Ações para os Idosos fará uma sessão de cinema para o público da terceira idade na Casa de Cultura, com exibição do filme “Morangos Silvestres” (obra emblemática do diretor sueco Ingmar Bergman, que trata do envelhecimento, através das lembranças dos protagonistas). Para participar, os interessados devem ligar para o telefone 9825-9559.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita
, a secretaria está buscando integrar artistas e pensadores do município para promover a criação coletiva e o acesso democrático da população à cultura produzida na cidade. “Dentro de um mês começam as inscrições para um curso de Formação Política e Social, com nomes como Carlos Eugênio, Luiz Spinelli e Pablo Spinelli, sob a coordenação do filósofo e historiador Marcos de Dios”, exemplifica o secretário. “Estamos caminhando a passos largos”, concluiu.

foto: Fernando Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário