quinta-feira, 11 de abril de 2013

Búzios: Prefeitura inicia curso de capacitação para 109 guardas municipais



Aprimoramento visa qualificar os novos agentes convocados em dezembro
           por Secom Búzios
Teve início na última segunda-feira, dia 8, e segue até o dia 7 de julho, um curso de capacitação para novos guardas municipais, recém-convocados em dezembro e oriundos do último concurso público realizado no município. Ao todo, 109 novos agentes participam da capacitação que inclui aulas teóricas e práticas sobre noções de primeiros socorros, segurança física das instalações, Direito Civil e Penal, combate a incêndios e técnicas de abordagem, dentre outros temas. Com parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Corpo de Bombeiros, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h.
            A aula inaugural do dia 8, realizada no Colégio Municipal Paulo Freire, contou com a presença do Prefeito André Granado, dos secretários Municipais de Ordem Pública (Geraldo Borges) e de Administração (Pedro Anderson), do comandante da Guarda Municipal, Gilberto Martins, e do subcomandante da corporação, Washington Silva. Com um efetivo atual de 272 guardas municipais e 28 guardas patrimoniais (antigos vigias), a Guarda Municipal de Búzios objetiva, com o curso, oferecer qualificação aos guardas nomeados no final do ano passado que não receberam a formação necessária.  
“Quando foram convocados em dezembro, os novos guardas deveriam ter passado por um curso de formação, conforme exige o Estatuto da Guarda Municipal, entretanto, isso não aconteceu. Não houve esta preocupação por parte da gestão anterior. Ao assumir o Executivo, o Prefeito André Granado determinou a elaboração do curso iniciado esta semana. Para começarem a trabalhar, colocamos, desde janeiro, os agentes novos atuando junto com os mais experientes para irem aprendendo e se adaptando à função”, explicou o comandante da Guarda Municipal.  
O curso tem como destaques aulas sobre abordagem ao cidadão, preenchimento de notificações e autos de infração: “O guarda municipal não pode aplicar multas mas tem a responsabilidade de orientar os condutores a respeitarem o Código de Trânsito. Para isso, ele também precisa saber como abordar as pessoas, de forma adequada e com gentileza, mas impondo respeito. A capacitação visa oferecer a técnica ao agente, mas também ensiná-lo a tratar a população devidamente”, completou o comandante.

Nova sede – Dentro da meta de reestruturação da corporação, a Guarda Municipal ganhará uma nova sede, em breve. Em fase de planejamento das obras, a previsão é que, até maio, o setor esteja devidamente instalado no Centro da cidade, em um imóvel localizado em frente à Praça Santos Dumont. “Junto com a nova sede, os agentes também poderão ser vistos, futuramente, com um novo uniforme. A farda vai facilitar a identificação do agente nos trabalhos nas ruas e padronizar todo o efetivo, que, até então, vinha trabalhando sem esta unidade”, destacou Gilberto Martins.  
           
           
Crédito das fotos: Marte Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário