terça-feira, 21 de maio de 2013

Casimiro de Abreu: Secretaria de Saúde estende horário de atendimento no ESF do Bairro Industrial


Uma vez por semana, os moradores do Bairro Industrial e adjacências, em Casimiro de Abreu, contam com horário prolongado de atendimento no posto Estratégia Saúde da Família Josefa Torres. Às segundas-feiras, de 8h às 20h, os usuários podem fazer consultas médicas e assistência de enfermagem. A iniciativa se deve à procura pelo serviço daqueles que não conseguem ir ao médico durante o dia. É preciso agendar a consulta previamente. 
    De acordo com a coordenadora do Programa Estratégia Saúde da Família, Magna Rosa, outros postos do ESF de Casimiro de Abreu poderão também ter o horário estendido, mas isso vai depender da disponibilidade de profissionais e também da necessidade do público local. A demanda no Bairro Industrial tem crescido. “A tendência é aumentar”, disse a enfermeira e administradora Eliana Crepaldi.

    O atendimento noturno tem beneficiado dezenas de trabalhadores que moram no Industrial e bairros próximos. Eles são acompanhados por agentes de saúde permanentemente, mas como nem sempre conseguem se ausentar do trabalho, podem ter atendimento do médico da família às segundas-feiras. Devido à grande procura, tem sido frequente o atendimento se estender após às 20 horas.

    O casal mineiro João Batista Reis e Altineia Reis procurou atendimento no posto do ESF. Eles vivem em Casimiro de Abreu há dois anos e aprovaram o atendimento noturno. “Trabalho como diarista, e não é tão simples faltar ao trabalho para uma consulta médica. A iniciativa da Prefeitura é excelente”, disse ela. Para o autônomo João Batista, ir ao médico em companhia da esposa facilita. “Homens não costumam gostar de médico, e ela me ajuda a cuidar da saúde”, brinca.

    Já o comerciante Marcelo Vidal disse que o horário noturno foi fundamental para ele se consultar. “Trabalho fazendo entrega de húmus. Necessito viajar constantemente, e nem sempre dá tempo voltar dentro do horário compatível para a consulta médica. Poder ser atendido pela médica de confiança é bastante satisfatório”, disse. A mãe dele, Maria de Lourdes Vidal se consultou durante o dia, e elogiou o funcionamento por mais algumas horas do posto. “Acho que todo mundo sai ganhando ao cuidar da saúde”, comentou.

    Atualmente, a médica da família Heloise Assumpção é responsável pelo plantão noturno de segunda-feira. Além das visitas domiciliares, ela também atende a comunidade do Ribeirão quinzenalmente. De acordo com a administração do ESF do Bairro Industrial, os moradores podem fazer agendamento diariamente, tanto para as consultas diurnas como também para a noturna às segundas-feiras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário