quarta-feira, 10 de abril de 2013

Búzios: Educação lança projeto Residência Pedagógica


Objetivo é aprimorar o professor recém-formado

          A Prefeitura de Armação dos Búzios lançou um projeto inédito no município que visa aprimorar e oferecer qualificação aos professores recém-formados, por meio de estágios em unidades escolares da rede municipal de ensino. O projeto é direcionado para professores formados nos últimos três anos (2010 a 2012) no Colégio Municipal Paulo Freire e contemplará todas as escolas municipais com turmas de 1º a 3º anos do Ensino Fundamental I.
          A iniciativa é do Prefeito André Granado e tem o objetivo de superar a distância entre teoria e prática, com um projeto de formação continuada que permita desenvolver competências docentes destes novos professores e introduzi-los na vida escolar. As inscrições foram realizadas entre os dias 19 e 24 de março e a divulgação do resultado final aconteceu no dia 3 de abril, com o total de 21 classificados. As atividades dos residentes serão supervisionadas por professores titulares das unidades escolares e os vencimentos chegam a  R$ 1.295,36.
          De acordo com o edital, o residente pedagógico atuará efetivamente na execução das atividades realizadas na unidade escolar, junto ao professor regente das turmas de 1º a 3º ano, somando uma carga horária semanal de 20h. Dentre as atribuições do residente estão a participação nas reuniões de coordenação na unidade escolar em que atua, planejamento semanal da residência  e participação nos Conselhos de Classe.
                A Residência Pedagógica pareia professores recém-formados, de modo a oportunizar ao novo profissional uma formação adicional em questões de ensino- aprendizagem na área/disciplina, assim como aspectos da vida escolar. Além disso, serão recuperados conteúdos do ensino básico que os residentes não dominam, com a possibilidade também de uma ampliação no campo literário visando à transformação dos mesmos em apreciadores ou verdadeiros leitores e produtores de textos, com acesso a experiências em outras linguagens”, afirmou Secretário Municipal de Educação, Claudio Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário