quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cabo Frio: Internet liga Posto de Saúde do Parque Burle à Central de Marcação de Consultas


Novo atendimento acaba com deslocamento de pacientes até a Central para agendamento de consulta 
A partir de agora o paciente que procura atendimento no Posto de Saúde do Parque Burle e necessita de consulta com médico especialista, não precisa mais se deslocar até a Central de Marcação de Consultas, localizada no Braga, para agendar o atendimento. O Posto de Saúde do Parque Burle é a primeira unidade de saúde básica de Cabo Frio interligada à Central de Marcação de Consultas. O sistema informatizado está em funcionamento desde o último dia 10.
- O atendimento inicial é com o clínico-geral que trabalha no posto de saúde do bairro e é o profissional mais indicado para fazer o primeiro diagnóstico. Cabe a ele examinar o paciente e apontar, se necessário, o tratamento com o médico especialista, explica o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Demócrito Azevedo.
O cirurgião-dentista Kelbes Miquelito, sub-secretário em Saúde Básica de Cabo Frio, afirma que a Saúde da Família, como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde, tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Segundo ele, a Atenção Básica busca uma maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas pelas equipes do programa.
- O que interessa é a saúde do paciente. Com a prevenção, já foi comprovado, que conseguimos que este paciente tenha mais saúde e qualidade de vida. Pesquisas indicam que, um paciente bem atendido pela Atenção Básica, gera uma economia de R$5,00 no serviço de média complexidade e até R$10,00 na alta complexidade. O que isso quer dizer? Um paciente, por exemplo, com quadro de pressão alta. Se ele tem um acompanhamento na Atenção Básica, ele vai ter a doença controlada e não vai evoluir para um infarto, afirma.
Responsável pelas 27 unidades de Estratégia em Saúde da Família – ESFs – de Cabo Frio, instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem – o sub-secretário em Saúde Básica garante que as unidades desempenham um papel fundamental na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade.
- Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias localizadas em uma área geográfica delimitada. Elas atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde desta comunidade, explica o médico.
Dona Zuleima Bizzo, de 76 anos, mora no bairro e procurou o posto de saúde para cuidar do problema de pressão alta. Ela sabe que, caso necessite de atendimento especializado, o clínico-geral irá fazer o encaminhamento.
- É a volta do clínico-geral para cuidar da nossa saúde. Isso é muito bom. Tenho certeza que se for necessário ele irá fazer o encaminhamento, e o que é melhor, já vou sair daqui com a consulta marcada sem ter que enfrentar filas, disse a dona de casa.
Segundo o diretor da Central de Marcação de Consultas, Antônio Marcos Durães, em dois meses de funcionamento, o novo sistema alcançou o principal objetivo que era o de melhorar o atendimento à população acabando com as filas para a marcação de consultas. Os pacientes também estão se acostumando novamente com o clínico-geral. De acordo com o Antônio Marcos Durães, desde a mudança no sistema de marcação, das 1.800 consultas semanais agendadas, cerca de 450 são marcadas com o médico generalista.
- Essa é uma maneira de fazer com que as consultas marcadas com os médicos especialistas sejam para pacientes que realmente necessitam de atendimento específico. Antes, havia especialidades que não precisavam de encaminhamento e isso fazia com que consultas desnecessárias fossem marcadas - informou.
Ainda segundo ele, até junho, outras seis unidades de saúde estarão com o sistema de marcação de consultas interligado à Central do Braga. Já na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, o Posto de Saúde do Peró, que esta semana está em treinamento, estará com o sistema pronto para funcionar. As outras unidades que também começam a operar interligadas com a Central de Marcação de Consultas até junho, são: Jacaré, Guarani, Praia do Siqueira, Tangará e Porto do Carro.
- Nós já instalamos os computadores e a internet. Agora as equipes serão treinadas para que, até meados de junho, essas outras unidades de saúde também estejam interligadas, concluiu Antônio Marcos Durães.

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