quinta-feira, 16 de maio de 2013

Veiga de Almeida: UVA prepara semana especial alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente


Os eventos, que estimulam a reflexão e um maior contato com a natureza, serão abertos à comunidade em geral

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, desde a década de 70, terá uma programação especial, organizada pelos cursos de Educação Física, Engenharia e Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. Palestras, caminhada ecológica para observação de aves, curso sobre cetáceos e um festival de esportes náuticos fazem parte das atividades, que serão realizadas entre os dias 5 e 16 de junho.

Os eventos tem como objetivo despertar a comunidade acadêmica e convidados a uma reflexão sobre o relacionamento e a responsabilidade individual e coletivas com o meio ambiente. “Mais do que comemorar a data, precisamos fazer uma reflexão sobre os rumos do planeta para as futuras gerações. É necessário criar um novo modelo de desenvolvimento, alicerçado no consumo consciente”, ressalta o coordenador dos cursos da área ambiental, professor Eduardo Pimenta. A diversidade e importância da avifauna do Estado e o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos serão apresentados por meio de palestras, no dia 5, a partir das h, no aiditório da UVA.

Na manhã de sábado, dia 8, será realizada uma caminhada ecológica, de três quilômetros, para a observação de aves (Birdwatching) na restinga de Cabo Frio. A programação continua no domingo, com o Festival Uva de Esportes Náuticos, que será realizado na Praia das Palmeiras, com demonstração, aulas práticas e até uma regatinha para crianças. Na ocasião, a UVA se unirá ao movimento Lagoa Limpa para recolher o microlixo deixado às margens da Lagoa de Araruama. “É um evento para toda a família, com diversas atividades esportivas”, convida o coordenador de Educação Física, professor Alexandre Motta.

Curso
Em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa de Cetáceos de Arraial do Cabo, a UVA promove, nos dias 15 e 16, o curso de extensão sobre “Biologia, Ecologia e Conservação de Baleias e Golfinhos na Costa da Região de Arraial do Cabo”. O curso terá aulas teóricas e práticas. O investimento é de R$ 60,00, inclusos certificado, apostila e coffe break. O evento é aberto a estudantes, a partir do nível médio, e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário