quarta-feira, 10 de agosto de 2016

[BÚZIOS] Tratamento para Tabagistas pela rede Municipal

O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde baseia-se nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde. As estratégias adotadas na cidade de Búzios seguem 05 linhas de ação: ambientes 100% livres de fumo, tratamento para deixar de fumar, prevenção da iniciação no tabagismo, mobilização em datas comemorativas e divulgação da legislação.

Neste sentido, o Programa atua por meio de estratégias para a mudança na aceitação social do cigarro ao estimular o cidadão a deixar de fumar, a reduzir a poluição de ambientes fechados e beneficiar o fumante passivo (especialmente as crianças), desestimulando a iniciação entre jovens.

O Programa efeito nas unidades básicas de saúde, com palestras regulares por profissionais capacitados pelo programa. Cartilhas educativas, gomas de Nicotina, medicação (conforme necessidade) e adesivos são dados para os pacientes. 

Porcentagem do tratamento em Búzios: 23,08% abandonaram o tratamento, 61,54% de cessação do uso do tabaco e 82% fizeram uso de medicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário