segunda-feira, 5 de maio de 2014

Arraial do Cabo: Capital do Mergulho

Conhecida internacionalmente por ter algumas das mais belas praias do país, de águas cristalinas e areia branca, Arraial do Cabo torna-se oficialmente a Capital do Mergulho. O projeto foi assinado pelo atual governador Luiz Fernando de Souza (Pezão) e publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 15, como lei n° 6754 que garante o título.

De acordo com o secretário municipal de turismo, Marco Simas, a cidade já era conhecida e admirada por muitos mergulhadores por ter condições propícias à prática do esporte. “Arraial é muito mais do que a Capital do Mergulho, pois tem muitos atrativos. Nós já divulgávamos a nossa cidade com esse título. Essa lei é só a confirmação do que nós e muitos mergulhadores já tínhamos constatado. Essa denominação faz com que Arraial do Cabo chegue a lugares distantes na divulgação. O mergulho atrai um turista diferenciado, que vem aproveitar as belezas naturais e usa os serviços de hotelaria e gastronomia,” disse o secretário.


Foto: Shirlei Garcia
A cidade possui uma vida marinha especialmente rica e diversificada, águas frias e cristalinas, com temperatura que variam de 12° a 26° C, provocado pelo fenômeno da ressurgência, correntes de águas vindas das Malvinas, que traz nutrientes que são a base da cadeia alimentar marinha do local. Estas correntes frias garantem um espetáculo de vida, dando um toque especial aos pontos de mergulho da região. Este ambiente tem cerca de 200 pontos de mergulho, dezenas de naufrágios catalogados e uma excelente visibilidade devido à transparência do mar, com condições mergulhar em qualquer época do ano. A cidade é um dos melhores points do Brasil para esta atividade. 

E, por causa das possibilidades que oferece para a prática do mergulho, o setor que cresce de forma mais concreta é o Turismo Subaquático, ou seja, o mergulho. Diariamente, centenas de turistas de várias cidades do país e do exterior mergulham nas águas cristalinas da cidade, que é servida por 13 operadoras que oferecem os mais variados cursos, entre eles o Batismo, que é um programa de iniciação no mundo subaquático, seguindo todas as regras de segurança, com instrutores experientes, embarcações e materiais próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário