segunda-feira, 5 de maio de 2014

Rio das Ostras:Aluno da Cidade ganha medalha de ouro na Obmep

Aluno da Rede Municipal de Rio das Ostras desde a Educação Infantil, Lucas Costa Pereira, de 12 anos, é um exemplo de que o estímulo à Educação rende bons frutos. O estudante é um dos medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2013, competição disputada por mais de 18 milhões de alunos de cerca de 47 mil unidades de ensino. Na próxima quarta-feira, 7 de maio, Lucas vai receber o prêmio em solenidade na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. 

Lucas, que estuda na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão, é um dos 22 medalhistas de ouro do Nível 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental) do Estado do Rio de Janeiro. Na opinião do adolescente, para ser um campeão de Matemática não basta ter apenas aptidão. 

“Não adianta entender a matéria. Precisa se exercitar muito”, afirma Lucas que, desde que passou para a segunda fase da Obmep, conta com aulas de Matemática no contraturno oferecidas pela escola. O aluno também estuda em casa uma hora por dia de segunda à quinta-feira. “Na sexta-feira são duas horas, para poder ter o fim de semana livre. Mas, no período de provas, a dedicação é maior”, explica o aluno do 7º ano do Ensino Fundamental. 

Toda essa aptidão e disciplina são estimuladas pelo professor de Matemática Bruno Souza. “Ele tem um talento acima da média e está alcançando resultados excelentes. Matemática é treinamento”, afirma Bruno, que leciona na Rede Municipal desde 2010 e lembra a importância do incentivo da família para o desenvolvimento dos alunos. 

INCENTIVO – Os pais do estudante dizem que contavam com um bom resultado na Obmep, mas não esperavam pela medalha de ouro. Segundo Luiz Pereira, que trabalha como permissionário de transporte público em Rio das Ostras, Lucas sempre foi um ótimo aluno. “Acreditamos que o estímulo da família é fundamental”, garante Luiz. 

“Organizamos um horário para Lucas, que é muito disciplinado. Mas, como todo adolescente, ela adora jogar no computador e precisamos lembrá-lo que está na hora de estudar”, conta a mãe, Nara Karina, professora de Inglês que atualmente se dedica integralmente à família. Nara faz questão de enfatizar a importante contribuição da Escola nos resultados do filho. “O professor Bruno tornou-se um amigo para ele e o estimula a ser ainda mais dedicado”, conta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário