quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Búzios realiza campanha de Vacinação de Tríplice Viral em adulto


            Na próxima semana, a Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Búzios realizará uma campanha de Vacinação de Tríplice Viral em adultos, com o intuito de vacina prevenir a população contra sarampo, caxumba e rubéola.
            A vacinação será realizada entre os dias 16 e 19 de agosto nos postos de saúde do município e na Policlínica, em adultos com idade entre 20 e 49 anos.

Sobre as doenças - O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte.
            A caxumba tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar.

            A rubéola mostra seus primeiros sinais através da febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo. A rubéola é comumente confundida com outras doenças, pois sintomas como dores de garganta e de cabeça são comuns a outras infecções, dificultando seu diagnóstico. Apesar de não ser grave, a rubéola é particularmente perigosa na forma congênita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário