quarta-feira, 10 de agosto de 2016

[Búzios} Projeto de Lei Visa Instituir “Campanha dos 16 dias Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” em Búzios









Apesar das várias conquistas femininas no campo profissional e político e da Lei Maria da Penha, que visa coibir a violência doméstica contra a mulher; milhares de brasileiras ainda são vítimas de agressões diariamente.
Isso é o que apontam os dados do balanço da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. Conforme o último balanço, referente a denúncias de janeiro a outubro de 2015 no país-: 38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diárias e 33,86% semanalmente. 

O balanço apontou ainda os tipos de violência mais denunciados no Disque 180. Do total de 63.090 denúncias de violência contra a mulher, 31.432 corresponderam a denúncias de violência física (49,82%), 19.182 de violência psicológica (30,40%), 4.627 de violência moral (7,33%), 1.382 de violência patrimonial (2,19%), 3.064 de violência sexual (4,86%), 3.071 de cárcere privado (1,76%) e 332 envolvendo tráfico (0,53%).

Com esses números e os constantes relatos de violência contra as mulheres difundidos na mídia, percebe-se que ainda há muito o que se fazer para coibir tais agressões.

Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”

No âmbito mundial, a “Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”, convoca a sociedade e seus governos a tomarem atitudes frente à violação dos direitos humanos das mulheres. Iniciada em 1991 por 23 mulheres, a campanha atualmente é promovida por 130 países.

O vereador Gugu de Nair apresentou um projeto de lei, a fim de incluir essa campanha no calendário oficial do município. Após a tramitação, o projeto foi aprovado na semana passada na Câmara Municipal de Búzios. E vai ser encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

Prevista para acontecer anualmente de 20 de novembro a 05 de dezembro, deverão ser desenvolvidas na campanha ações com objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar a sociedade para a problemática da violência contra a mulher. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.

Curiosidade sobre a Campanha

Enquanto a campanha internacional inicia no dia 25 de novembro (Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres) e finaliza no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil o início desta Campanha é no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), devido ao reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário