terça-feira, 19 de março de 2013

Búzios: Cidade recebe projeto de responsabilidade socioambiental


Alunos de escolas municipais aprenderão noções de saneamento, saúde e qualidade de vida
          A partir dea segunda-feira, dia 18, o município de Búzios começa a receber o programa “Saúde Nota 10”, desenvolvido pela Concessionária Prolagos com apoio da Prefeitura, e que objetiva enfatizar a importância dos serviços de saneamento básico e o uso racional de água entre estudantes da rede pública de ensino. Entre hoje e o dia 5 de abril, o projeto acontece na Escola Municipal Eva Maria Conceição Oliveira e inclui atividades como palestras, teatro e concursos sobre o tema. A partir do dia 17 de junho, a Escola Estadual Municipalizada José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos, recebe o projeto, cujo encerramento está marcado para o dia 5 de julho.
O Programa “Saúde Nota 10”, que teve a primeira edição realizada no ano passado, inicia 2013 cheio de novidades. A grande surpresa é a inclusão da peça teatral “As aventuras no Mundo Encanado”, que aborda conceitos de sustentabilidade e saneamento, de forma lúdica e divertida, tendo como personagem principal o polvo Prolaguito, mascote da Concessionária que já virou o super-herói da garotada.
Lançado em setembro de 2012, o projeto leva noções de saneamento, saúde e qualidade de vida para as escolas. Por meio de palestras e de uma divertida e colorida revista, educadores ambientais conscientizam os alunos sobre os benefícios do esgoto tratado para a saúde e o meio ambiente. Em sala de aula, também são passadas informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano e o papel que cada cidadão tem na preservação dos recursos hídricos e preservação ambiental. O trabalho é consolidado com a realização de concursos de desenho e redação sobre os temas abordados. Os três melhores colocados em cada categoria ganham prêmios.
Em 2013, a meta é que mais de 10 mil alunos sejam beneficiados pelo projeto, em 13 escolas municipais na área de concessão da Prolagos, nas cidades de Cabo Frio (incluindo o Distrito de Tamoios), São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo (contemplando Monte Alto/Figueira). O calendário de atividades do Programa de Responsabilidade Socioambiental, que será realizado no período de março a dezembro, foi apresentado aos representantes das Secretarias de Educação, Cultura e Meio Ambiente das cinco cidades atendidas pela empresa. Durante o encontro, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o “Saúde Nota 10”, o material didático de apoio utilizado durante as palestras em sala de aula e também o Prolaguito.
No ano passado o Programa realizou 46 palestras em escolas públicas, nos cinco municípios atendidos pela Concessionária, beneficiando cerca de 1.700 estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário