terça-feira, 19 de março de 2013

Cabo Frio: Prefeito e secretária de Educação reúnem-se com gestores escolares


Reunião aconteceu no Hotel Malibu e serviu para ouvir as reivindicações dos gestores
 por Anneliese Lobo 
Com base na proposta do Governo de Cabo Frio em promover uma escola verdadeiramente cidadã e digna, o prefeito Alair Corrêa recebeu no Hotel Malibu todos os diretores das escolas municipais cabofrienses. O objetivo principal era ouvir cada profissional que está diariamente nas escolas, vivenciando todas as situações que englobam o universo escolar, e, juntos, buscar soluções cabíveis para cada problemática apresentada.
– Nossa intenção é tornar Cabo Frio uma cidade educadora e para isso precisamos encarar a Educação como um compromisso de todos. Então, além da Secretária, que já traz as necessidades para o meu gabinete, eu também quero estar perto de vocês gestores das escolas, pois sei que conhecem toda a realidade de nossos alunos com propriedade e, por isso, podem nos ajudar a seguir da melhor forma possível – declarou o prefeito Alair Corrêa.
Durante mais de três horas, o prefeito Alair Corrêa, a secretária de Educação, professora Elenice Martins e a subsecretária Celma Rosa, ouviram os gestores que traziam suas angústias com os problemas vivenciados nas escolas. Na maioria dos casos eram em relação à infraestrutura dos prédios. Alair Corrêa escutou todas as reivindicações atentamente e, na maioria dos casos, se comprometeu a resolver brevemente os problemas. Em outras situações, prometeu estudar soluções cabíveis com o Jurídico e tomar as atitudes possíveis, respondeu questionamentos diversos e inclusive apontou soluções para algumas problemáticas. Entretanto, a questão unânime foi a importância desse espaço aberto e direto com o Executivo, na qual Alair Corrêa mais uma vez surpreendeu e já deixou fixada uma agenda trimensal de Encontros com gestores, decisão bastante aplaudida por todos.
– Esse encontro é primordial, principalmente porque cada gestor representa não só a escola que lidera, mas principalmente a comunidade. Além disso, são muitos problemas que enfrentamos e nem sempre temos esse espaço aberto de diálogo com o Prefeito da cidade para debatermos assuntos sérios que envolvem nossas crianças e adolescentes. A Secretaria de Educação também está de parabéns pela atenção, dedicação e respeito com o nosso trabalho. Toda a equipe está sempre pronta para ajudar – enfatizou o gestor Fábio da E. M. Prof.ª Leomari G. Barreto.
Cabo Frio começou o Ano Letivo com o pé direito e, logo no início do Governo Alair Corrêa, teve questões primordiais totalmente resolvidas para alavancar a Educação no município. Primeiramente, o prefeito Alair Corrêa nem tinha assumido o comando da cidade e já sentava com sindicatos para negociações e, assim, o Servidor Público passou a contar com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) com reajustes que podem chegar a quase R$ 9 mil (DOC I, F6 – 40h). Depois, com a implantação da Lei Complementar nº12 de 27/06/2012 que reduziu a carga horária para professores do Ensino Fundamental I, por exemplo, de 20 para 14 horas semanais em sala de aula.
Com essa medida a Prefeitura regulamenta a Lei Federal nº 11.738/2008, que assegura que 1/3 do horário dos professores seja cumprido para o desempenho de pesquisas, reuniões pedagógicas, planejamento de aulas, formação, entre outras atividades, remuneradamente. Desafios que, como qualquer mudança séria, exigem cautela, determinação e muita coragem, como afirmou o prefeito durante o encontro:
– Jamais tive uma atitude tão digna, tão acertada, que tenha beneficiado tantas vidas, como foi a implantação do PCCR. Uma ação que visava, primeiramente, beneficiar o funcionalismo público. Mas indiretamente o grande beneficiado foi a população que ganhou profissionais ainda mais dedicados, professores mais satisfeitos, e a cidade toda foi beneficiada – explicou Alair que ainda fez questão de desmentir boatos de que o prefeito não irá cumprir o PCCR, pois os royalties vão acabar.
 – Isso não existe e eu quero acalmar a todos os funcionários, pois o PCCR agora é Lei, da mesma forma que os aposentados e pensionistas também serão beneficiados, obviamente. O que eu precisei sim foi de muito reajuste para cumprir essa Lei, mas agora é conquista – afirmou.
Todas as reivindicações da categoria foram anotadas pela assessoria de imprensa e devidamente encaminhadas para o prefeito e para a secretária que se comprometeram a resolver cada questão. Em junho uma nova data do Encontro entre gestores escolares será marcada.
– Compreendo que são muitas questões para serem solucionadas, mas confio no Prefeito e na Secretária. Sei também que não dá para ser tudo resolvido de uma hora para outra, por isso, vamos aguardar! – dizia a gestora Cláudia Oliveira, da E. M. Vereador Leaquim Schuindt, no Jardim Esperança. Já o gestor João Roberto, do C. E. M. Prof.ª Marli Capp, em Unamar, assumiu que seria injusto pedir mais, pois em apenas 60 dias sua escola teve uma atenção especial.
– Parabenizo a coragem dessa administração de resolver em tempo recorde diversas necessidades para o início das aulas. Fui atendido em tudo que minha escola precisava. Uma administração de respeito que olhou pelo 2º Distrito – contava orgulhoso.

Um comentário:

  1. Anônimo21:19:00

    Não começou com o pé direito não e ainda faltam professores e livros didáticos....Cade a dignidade,Alair? Educação de qualidade? Difícil de acreditar,pois a realidade é gritante...

    ResponderExcluir