terça-feira, 19 de março de 2013

Veiga de almeida: Troca de experiência com profissionais respeitados marca as aulas inaugurais


Expoentes da profissão foram convidados para apresentar temas relevantes para alunos que estão iniciando a vida acadêmica

Ele defende o Vasco, literalmente, mas o assunto interessa a todas as torcidas. O advogado do Club de Regatas Vasco da Gama, Paulo Reis, estará em Cabo Frio nesta terça-feira, 19, para falar com estudantes sobre “O Direito Desportivo no Brasil da Copa”. A palestra marca a aula inaugural do curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA), com início às 19h, no auditório principal da instituição. Todos os eventos são abertos à comunidade.
Na quarta-feira, 20, a manhã promete ser movimentada na Universidade. Os alunos de Educação Física participam da abertura oficial do semestre letivo com uma demostração prática de esportes náuticos na Lagoa de Araruama. O evento começa às 9h, com a palestra “Esportes de aventura no meio náutico e a Educação Física”, que será ministrada pelo professor Ricardo Fernandes, especialista em metodologia dos esportes a vela, e pelo empresário do setor, Leonardo Rebello, da Upwind. Após a palestra, o público seguirá para a lagoa, no campus da Universidade, para conhecer melhor esportes como windsurf, kitesurf, SUP (stand up paddle), canoagem, entre outros. O secretário de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Alfredo Gonçalves, confirmou presença na programação e o projeto Vivenciando, que faz o intercâmbio entre escolas de Ensino Medio e a Universidade, trará 150 alunos do Colégio Estadual Miguel Couto para participar da aula.
À noite, também no dia 20, o auditório está reservado para os estudantes de Engenharia, que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a profissão. A palestra “De aluno a engenheiro, uma vagem diferente para cada um” será ministrada pelo 1° Tenente Engenheiro da Aeronáutica, Felipe Santana Lopes, mestre em engenharia de infraestrutura da aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A palestra tem início às 19h.

Valorização Regional
O curso de Pedagogia abrirá o semestre com uma convidada ilustre da Educação cabofriense. A professora Therezinha de Jess Tavares Monteiro,mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, falará “A formação de professores na Região dos Lagos – uma história”. A aula magna marca o início do projeto Memória de Professores da Região dos Lagos, que será desenvolvido pelo curso de Pedagogia da Veiga de Almeida, com o objetivo de resgatar e registrar a vida dos grandes mestres. A palestra ocorrerá nesta sexta-feira, 22, a partir das 18h30.

Início
Os cursos de Psicologia e Serviço Social abriram a temporada de aulas magnas no campus. O professor doutor Marcelo Henrique da Costa falou aos futuros colegas de profissão sobre “Prática profissional e comporomisso social da Psicologia”, no último dia 12. Já no dia 13, o tema “O Serviço Social no setor de serviços” foi abordado pelas professoras Marcia da Conceição Silva, doutora, e Mary Lane Madureira, mestre, coordenadora do curso de Serviço Social em Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário