segunda-feira, 15 de abril de 2013

Casimiro de Abreu: Prefeitura recupera 10 hectares de áreas degradadas



A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu está realizando o plantio de mudas nativas em vários pontos do município. O trabalho, que faz parte do programa municipal ‘Verdes Matas’, está recuperando cerca de 10 hectares de áreas degradadas.

De acordo com o engenheiro agrônomo Thiago Michelini, a proposta do programa é recuperar as áreas desmatadas com foco nas APPs (Áreas de Proteção Permanente), que abrangem as matas ciliares, nascentes e trechos com alta declividade. Entre as principais espécies que estão sendo plantadas estão o ingá, tarumã, goiabeira, aroeira, vinhático, ipê roxo, entre outras nativas da mata atlântica.

 “Estamos realizando o plantio de aproximadamente 5 hectares de mata ciliar do rio Indaiaçu, 2 hectares de área degradada às margens da BR-101 e 1,7 hectares próximo a RJ Serramar”, falou Thiago, observando que a vegetação ciliar possui uma grande importância para o meio ambiente, já que protege rios e córregos contra a erosão e o assoreamento. “Além de servir de abrigo para os pássaros e manter o equilíbrio do ecossistema” falou Thiago.

De acordo com o engenheiro agrônomo, grande parte do plantio acontece em áreas urbanas e de expansão, o que dificulta o trabalho dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, já que muitos donos de terra não abrem suas portas para o plantio. “Uma de nossas maiores dificuldades é chegar até os proprietários e mostrar os benefícios que o reflorestamento vai trazer para ele”, observou Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário