segunda-feira, 15 de abril de 2013

Arraial do Cabo: ESTUDANTES PARTICIPAM DE PEDALADA ECOLÓGICA


foto: Marlon

A Prefeitura de Arraial do Cabo através da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), juntamente com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizou na manhã desta quinta-feira (11), uma pedalada ecológica com a escola SOCEC, pelo Parque Estadual da Costa do Sol até a Zona de Conservação da Vida Silvestre da Lagoa Azul. 
A pedalada ecológica é um dos projetos que a Secretaria desenvolve com as instituições de ensino do município. Durante a atividade ambiental são passadas informações e alertas aos alunos para a preservação do meio ambiente. Além de fortalecer o lazer ecológico, também conhecido como ecoturismo, é um símbolo expressivo da atual relação do homem com a natureza.
Os guarda-parques do INEA acompanharam a pedalada e ministraram uma palestra sobre as funções que desenvolvem na unidade de conservação estadual.
Segundo o Coordenador de Campo do INEA, Maycon Victorino, os guarda-parques são responsáveis pela implantação de uma filosofia de cuidado nas áreas no parque, de ordenamento da visitação, de prevenção e combate a incêndios florestais, que são a principal causa de destruição da Mata Atlântica fluminense.
De acordo com a Secretaria do Ambiente, a cidade de Arraial do Cabo possui um potencial físico-natural invejável e uma grande rede de trilhas históricas e de belezas cênicas construídas desde cerca de seis mil anos, dos tempos dos homens dos sambaquis, povos neolíticos que viviam na região, que nos proporciona um ambiente favorável para estudar os diferentes significados que as práticas de pedaladas ecológicas remetem através das percepções atribuídas por seus praticantes.
As escolas interessadas em participar do mesmo projeto, particulares ou da rede pública devem procurar a Secretaria do Ambiente, que fica na Avenida Leonel de Moura Brizola, nº04, Centro, no horário comercial de 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário