Evento será realizado na UVA, neste sábado (29), aberto gratuitamente aos profissionais de saúde e demais interessados no assunto
O Ministério da Saúde já admite que as quedas e suas consequências entre as pessoas idosas no Brasil assumiram proporções de epidemia. Só no ano de 2009, o SUS gastou mais de R$ 80 milhões com tratamento, medicação e reabilitação de fraturas de pessoas acima de 60 anos. O assunto merece atenção no mundo inteiro, tanto que a data de 24 de junho foi escolhida como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos. Na Universidade Veiga de Almeida (UVA), a data será lembrada neste sábado, 29, por alunos e profissionais da área da saúde e demais interessados na melhor idade, durante a I Jornada do Envelhecimento Humano, que este ano tem como tema “Quedas, Cuidados e Persperctivas”. O evento tem início às 8h, no auditório principal do campusCabo Frio, com uma série de palestras. A entrada é gratuíta e o encerramento está previsto para o meio-dia.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia alerta que a queda entre os idosos é um grave problema de saúde pública e que 30% da população dessa faixa etária leva algum tipo de queda de maior gravidade a cada ano. A fisioterapeuta e gerontóloga Márcia Corolano, coordenadora do curso de pós-graduação em Envelhecimento Humano em Cabo Frio, ressalta a importância dos profissionais das diferentes áreas da saúde despertarem o interesse para o assunto, pois a população brasileira está envelhecendo e esta faixa etária de pacientes e/ou clientes requer cuidados especializados. As projeções indicam que até o ano de 2025, a população idosa brasileira corresponderá a mais de 34 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.
A Jornada colocará em discussão os seguintes temas: aspectos fundamentais na queda do idoso: uma questão de saúde pública; fisioterapia nas fraturas de colo de fêmur no idoso; fase hospitalar, domiciliar e ambulatorial: realidades opostas; ptofobia (medo de cair) e a alteração de humor no idoso; alimentação saudável na prevenção de quedas; desafio para um envelhecimento saudável; atividade física na terceira idade: novas perspectivas. O evento é aberto aos profissionais e estudantes de Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Educação Física, entre outros. Alunos da Universidade receberão horas de atividade complementar.
Serviço:
Mais informações sobre o evento - http://www.uva.br/eventos/i-jornada-envelhecimento-humano-quedas-cuidados-e-perspectivas
Portal do Ministério da Saúde/Idoso - http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=153
Conheça o site Casa Segura - http://www.casasegura.arq.br/casa_segura.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário