terça-feira, 10 de junho de 2014

Morre no Rio o ex governador Marcello Alencar do PSDB

Morreu na madrugada de hoje o ex governador do Rio de Janeiro, o tucano Marcello Alencar. A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório será na quarta feira às 19hs no Palácio da Cidade.

Conheça mais sobre sua história

Fonte: Wikipédia

Como advogado, defendeu presos políticos durante o Regime Militar de 1964. Filiado ao MDB, foi suplente do senador Mário de Sousa Martins pelo extinto estado da Guanabara. Em 1969, com o advento do Ato Institucional Nº5, ele próprio teve seu mandato cassado e direitos políticos suspensos.3
Após a Lei da anistia e o fim do bipartidarismo no país, filiou-se ao PDT. Presidiu o extinto BANERJ no início do primeiro governo de Leonel Brizola que o nomeou para ocupar a chefia municipal (na época os prefeitos das capitais eram indicados pelo governador). Em janeiro de 1986 passou o cargo para Saturnino Braga. Ainda em 1986 concorreu ao Senado Federal, perdendo para Nelson Carneiro e Afonso Arinos1 .
Retornou à prefeitura em 1989, ao ser eleito nas eleições municipais de 19881 . Em sua segunda gestão recuperou as finanças da prefeitura, que teve a falência decretada por seu antecessor. Reformou praças, vias públicas, escolas e hospitais e implementou o Rio-Orla, projeto urbanístico que consistiu na remodelação dos calçadões das avenidas litorâneas com a implantação de ciclovias4 . Por não conseguir indicar o seu aliado Luis Paulo Corrêa da Rocha como candidato do PDT a sua sucessão, deixou o partido e entrou em choque com Brizola4 .
Em 1993 se filiou ao PSDB junto com o seu grupo político. Pela legenda tucana venceu o pleito estadual de 1994, derrotandoAnthony Garotinho. Como governador fez a Via Light, expandiu as linhas 1 e 2 do metrô, levando-o para Copacabana e Pavunae, rompendo com seu passado trabalhista, privatizou uma série de empresas estatais como a CERJ (Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro), BANERJ (Banco do Estado do Rio de Janeiro), CONERJCEG (Companhia Estadual de Gás), Flumitrens e o próprio Metrô e ainda extinguiu a CTC-RJ (Companhia de Transportes Coletivos do Estado do Rio de Janeiro). Deixou o governo estadual em janeiro de 1999. Em2002 sofreu um AVC que lhe deixou pequenas sequelas. Segue no comando do PSDB fluminense4 .
Marcello Alencar morreu as 04h15 de terça-feira, 10 de junho de 2014, no bairro da Gávea, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário