quinta-feira, 21 de março de 2013

Búzios: Agentes de Defesa Civil de Búzios recebem curso de qualificação

Curso é realizado pela Prefeitura em parceria com a Defesa Civil do Estado
O curso segue o modelo implementado pelo Governo do Estado, unindo o trabalho da Saúde à Defesa Civil. Na foto (centro), a Secretária de Saúde, Luiza Elisabete Carvalho, o Subsecretário de Saúde, Alberto Costa, e o Tenente-coronel Alexandre Santos Pinheiro, coordenador regional do Corpo de Bombeiros na Baixada Litorânea, ao lado de alguns agentes participantes do curso de qualificação.
por Vanessa Campos
           
Desde o dia 11 de março, agentes de Defesa Civil do município de Armação dos Búzios participam de um curso básico de qualificação realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Defesas Civis Municipal e Estadual e o Corpo de Bombeiros. O objetivo é que o curso capacite os novos agentes a participarem diretamente dos programas de saúde para prevenção de riscos biológicos, tais como campanhas contra a dengue, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e de vacinação, em geral.
Ao todo, participam do curso nove agentes, todos recém-convocados do último concurso público promovido no município. De acordo com o Subsecretário de Saúde, Alberto Costa, até o momento, eles vinham trabalhando apenas com noções básicas para exercerem a função, não havendo um diferencial na formação. Ainda segundo o Subsecretário, a iniciativa inédita da gestão municipal segue o modelo implementado pelo Governo do Estado, unindo o trabalho da Saúde à Defesa Civil, com o objetivo de aumentar o reforço nas campanhas de prevenção:
“Quando assumimos a administração pública, procuramos, a pedido do Prefeito, seguir o exemplo do Estado, integrando as duas pastas. Este foi um modelo que deu certo no Rio de Janeiro, já que permite e qualifica a Defesa Civil para entrar nas comunidades e orientar a população sobre formas de prevenção e combate a diversas doenças com alto risco. O curso vem para consolidar, ainda, uma parceria com a segurança pública, para que possamos realizar também, daqui para frente, trabalhos em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar”, disse ele.
O curso, realizado na sede da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de capacitar os novos agentes a participarem diretamente dos programas de saúde para prevenção de riscos biológicos;

 Com a meta de ser encerrado no próximo dia 28, o curso de formação para os agentes engloba aulas de condicionamento físico, noções básicas de Defesa Civil e salvamento, primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios, dentre outros temas. Todo o curso é realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, Centro da cidade.
Para o Tenente-coronel Alexandre Santos Pinheiro, coordenador regional do Corpo de Bombeiros na Baixada Litorânea, presente à capacitação, esta iniciativa da Prefeitura trará um diferencial no atendimento à população, sendo, ainda, uma ação inédita do poder público:
Tenente-coronel Alexandre Santos Pinheiro, coordenador regional do Corpo de Bombeiros na Baixada Litorânea, orienta os novos agentes, ao lado do Subsecretário de Saúde, Alberto Costa;

“Quando o agente está preparado e qualificado, ele não é deslocado para outras funções e quem mais ganha com esta disciplina é a população, que ganha um profissional capacitado para atuar de forma eficaz. A iniciativa da Prefeitura em oferecer um curso com participação de outros órgãos de defesa, criando uma integração com a Saúde e segurança pública, é memorável pois poucos municípios têm esta visão estratégica de controle e cuidado com a população. O resultado será a prevenção a vulnerabilidades como doenças, problemas sérios como alagamentos e desabamentos em algumas áreas, embora não sejam tão comuns em Búzios”, afirmou o coordenador.  
 fotos: Evelin Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário