quinta-feira, 21 de março de 2013

Veiga de Alemida: Palestra aborda atendimento psicológico às vítimas de bullyng


Tema foi apresentado durante a primeira Jornada de Terapia Cognitiva Comportamental, voltada a estudantes e profissionais de Psicologia

A palestra “Atendimento às vítimas de bullyng através da Teoria Comportamental Congitiva (TCC)”, ministrada pela psicóloga Bárbara Monteiro, foi um dos temas abordados durante a abertura da primeira Jornada de TCC, promovida pelo curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. O evento, que teve início na manhã desta quinta-feira, 21, continuará à noite, a partir das 18h30, com entrada gratuita.
Bárbara lembrou que os efeitos do bullyng pisicológico podem ser mais danosos que os do físico e que a postura da vítima é determinante para que as provocações cessem. “Os pais devem ensinar a criança a se defender, porém existem formas muito mais eficazes do que a violência. A criança precisa desenvolver a habilidade de se colocar assertivamente”, alertou, acrescentando que a vítima deve ser orientada a buscar ajuda desde a primeira provocação.
Bárbara discorreu sobre ferramentas da Teoria Comportamental Cognitiva para para a terapia de crianças e adolescentes vítimas de bullyng e também agressores, como respiração diafragmática e relaxamento muscular, manejo da raiva, reestruturação cognitiva, psicoeducação para a assetividade e o treino em habilidades sociais. A psicóloga ressalta que a promoção da resiliência (que a capacidade que o indivíduo tem de voltar a ter um funcionamento psicológico saudável depois de passar por uma situação de grande estresse) deve receber atenção. A profissional enfatizou que o ideal seria que existissem políticas de prevenção ao bullyng: “a falta de ação da sociedade inerte está gerando as consequências extremas que temos acompanhado”.
Jornada
A Jornada é dividida em quatro temas, com várias palestras relacionadas: TCC com crianças e adolescentes; treino de habilidades sociais e suas aplicações; aplicações terapêuticas da TCC; e aplicações institucionais da análise do comportamento. A supervisora de TCC, professora Renata Paes, explica que o evento mostra tanto a parte teórica quanto a aplicabilidade, apresentando a pluralidade de atuação dentro da abordagem da TCC. Assim como a Psicanálise e a Gestalt, a TCC é uma abordagem usada por psicólogos na condução do tratamento terapêutico. “Atualmente, temos muito mais pesquisas com sucesso em diversos transtornos, como TOC, depressão e bullyng, utilizando a Teoria Comportamental Cognitiva”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário