quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Búzios: Testes de Acuidade Visual na Rede Pública de ensino



A Prefeitura de Armação dos Búzios está promovendo, por meio da Secretaria de Educação, um projeto de acuidade visual em nove escolas da rede municipal de ensino. A ação faz parte da extensa programação de abertura do ano letivo que acontece nas unidades escolares desde segunda-feira, dia 18. Dentro do projeto visual, a expectativa é que mais de 1,6 mil crianças do Pré II ao 2º ano sejam contempladas com uma triagem que objetiva detectar possíveis problemas de visão nos alunos, de forma que possam ser encaminhados para tratamentos oftalmológicos adequados.  
Nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21 de fevereiro, a Escola Municipal Vereador Emígdio Gonçalves Coutinho, no bairro Ferradura, foi uma das unidades contempladas pelo projeto. Segundo a diretora adjunta, Bárbara Leal, a meta da Secretaria de Educação é fazer uma pré-avaliação dos estudantes, prevenindo e diagnosticando problemas de visão que, a médio e longo prazo, resultam em dificuldades de aprendizagem, dispersão e desinteresse em sala de aula, dentre outras dificuldades.
“Esta ação é inédita na educação de Búzios mas já tinha uma demanda forte há muito tempo. É um projeto muito importante pois visa, essencialmente, detectar problemas visuais e encontrar soluções para eles. Neste pré-exame, buscamos verificar se existe alguma dificuldade na leitura e, quando o resultado é positivo, encaminhamos o aluno para a Secretaria de Saúde que fará todos os exames e tratamentos necessários”, disse ela, destacando que no primeiro dia de avaliação, muitas crianças foram diagnosticadas com problemas que nem mesmo os pais haviam percebido.
Além da Escola Municipal Emígdio Gonçalves Coutinho, estão incluídas neste projeto as escolas Vereador Antônio Alípio da Silva, em Geribá; Lydia Sherman, em Baía Formosa; José Pereira Neves Junior, em Cem Braças;  Eulina de Assis Marques, em São José; Eliete Mureb, em José Gonçalves; José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos; Eva Maria Conceição de Oliveira, em Vila Verde e Manoel Juvenal Vieira, em Cem Braças. De acordo com a responsável pela parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, Liliane Maia, o objetivo é desenvolver, futuramente, novas ações como esta em todas as escolas municipais e segmentos.
“Desenvolvemos o projeto de acuidade visual para esta faixa etária, a partir de cinco anos, por se tratar de uma faixa delicada, em que as crianças começam a ser alfabetizadas. Qualquer pequeno problema pode comprometer o aprendizado por muito tempo. Contudo, o objetivo é que novos projetos sejam implantados em toda a rede municipal de ensino”, disse ela.

Crédito da foto: Evelin Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário