segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Começou neste domingo o XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Búzios


O município de Búzios foi escolhido pela ABEQ – Associação  Brasileira de Engenharia Química , para sediar de domingo (9) a quarta-feira (12) o seu 19º. congresso que irá reunir representantes de centros de pesquisa de todo o Brasil e de vários países, como Chile, Espanha, Estados Unidos e Portugal.  O evento acontece no Hotel Atlântico, na Armação, com inicio previsto para às 19 horas.  
 Voltado para um público formado basicamente por pesquisadores, estudantes de engenharia química, além de profissionais de empresas como Petrobrás, Vale do Rio Doce, Engevix e Braskem, o congresso que acontece em Búzios pela primeira vez, já conta com 1350 inscrições confirmadas, faltando apenas 150 para fechar o limite que é de 1500 pessoas.
  Representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde, virá o Dr. Zich Moysés Junior, que falará sobre Política de Inovação Tecnológica na Área da Saúde. Todos os palestrantes são profissionais altamente graduados, vindos inclusive de diferentes países, entre eles, Konstantin Konstantinov, da Genzyme Corporation, dos EUA, considerada a terceira maior empresa de biotecnologia do mundo em 2010, presente em mais de 40 paises, que falará sobre Implementação de Bioprocessamento continuados integrados na indústria biofarmacêutica; Mark van Loosdrecht da Delft University of Technology, Holanda, discursará sobre Recuperação de Recursos de Resíduos; Murray R. Gray, da University of Alberta, Canadá, abordará Estrutura Molecular e Modelagem de frações pesadas de petróleo;  e José Retamales, do Instituto Antártico Chileno, que falará sobre os Desafios do Continente Antártico: Aquecimento Global, Acidificação dos Oceanos e Meio Ambiente.

Outras áreas temáticas são: Biotecnologia, Energia, Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Engenharia  Ambiental, Engenharia das Reações Químicas e Catálise, Engenharia das Separações e Termodinâmica; Engenharia de Materiais; Ciência e Engenharia de Alimentos; Fenômenos de Transporte e Sistemas Particulados; Gestão e Inovação Tecnológica; e Simulação, Otimização e Controle de Processos.

O presidente da comissão organizadora do congresso, Ricardo de Andrade Medronho, considerou fundamental o apoio da prefeitura, através das secretarias de Turismo e de Comunicação e Cultura, visto se tratar de um evento de grande porte, que depende de parcerias sólidas. Professor titular da Escola de Química da UFRJ, ele destacou a importância do evento, considerando ser este uma vitrine para os principais trabalhos científicos nesta área, e cujo objetivo principal é mostrar o desenvolvimento do setor de pesquisa em Engenharia Química no Brasil.

          - Já fizemos congressos em várias locais como Foz do Iguaçu, Recife e Santos, mas a expectativa aqui para Búzios é muito grande. Não só pelo numero de pessoas que já se inscreveram, mas pelo que poderemos proporcionar aos participantes.  
 A Dra. Suzana Borschiver, vice-diretora da ABEQ e professora da UFRJ, observou que Búzios foi escolhida por ter toda uma infra-estrutura já pronta para permitir o fácil acesso dos participantes a hotéis e restaurantes, além da beleza visual que costuma encantar os visitantes. 
fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Búzios

Nenhum comentário:

Postar um comentário