segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Entrevista com missionário africano




Ousmane Barry de mulçumano a Pastor evangélico.

O Pastor  Ousmane – pronuncia-se Osmam- Barry, do povo nômade Fulane, veio ao Brasil com sua esposa, a brasileira natural de Petrópolis, Iara da Silva Lucas em missão pelo país par arrecadar fundos para as obras sociais de sua igreja no pais de Mali.
 O pastor Barry, esteve em Búzios a convite da comissão missionária da Igreja Metodista Wesleiana de Manguinhos, em Búzios no Rio de Janeiro.  O casal de missionários vive hoje em Burkina Faso  no norte da Africa, pais de  grande maioria Mulçumana.   O  Pastor Ousmane Barry contou ao repórter Victor Viana sobre sua conversão ao Cristianismo e seu chamado a vida ministerial.

Victor Viana: Seu povo é originalmente mulçumano, sua família também, como tornou-se cristão?

Pr. Ousmane Barry:  Quando pequeno ouvi um estrangeiro – um missionário- falar de um homem muito bom. O que ele dizia sobre aquele homem  me impressionava muito. Eu tinha penas 6 anos de idade.  Nesse tempo vivia em minha aldeia junto ao meu povo, os Fulane e guardei o que ouvi desse home em meu coração. Fiz uma oração que um dia gostaria de conhecer ele. Quando fiz 12 anos fui morar na Capital e ao chegar fiquei pensando que aquele home talvez morasse ali na cidade, tive a esperança de que o poderia encontrar e fiz uma oração pedindo esse encontro.  Um vizinho, que era cristão, me convidou para ir a Igreja e lá escutei novamente a mesma historia de quando tinha 6 anos. Era a passagem da mulher com um fluxo de sangue.  O home que eu admirei com 6 anos de idade era Jesus Cristo, eu não sabia. Foi uma grande emoção minha oração foi atendida e eu o encontrei.

Victor Viana: Houve resistência por parte de seus familiares?

Pr. Ousmane Barry: Sim. Aos domingos eu tinha de jogar a bíblia pela janela do meu quarto para poder sair sem que minha irmã mais velha soubesse que eu estava indo a igreja.  Meu medo era que ela me enviasse de volta a minha aldeia e assim eu não poderia mais ir aos cultos.

Victor Viana: E a vida ministerial? Quando sentiu ou percebeu que deveria ser um Pastor?

Pr. Ousmane Barry:  Eu já estava na caminhada e buscava de todas as formas levar mais pessoas a conhecer Jesus Cristo. Na escola onde eu estudava, no trabalho. Mas um dia estava em meu quarto e tive uma visão. Eu sobre uma rocha e muitas ovelhas ao meu redor, vinham e brincavam comigo. Não era um sonho, eu estava acordado e senti medo. Corri para fora da casa e depois voltei. A visão se repetiu mais duas vezes na terceira vez eu orei a Jesus, tive medo que fossem demônios, e senti paz.  Passei a acariciar as ovelhas e senti o que elas sentiam; fome e sede. Senti muita compaixão delas. Surgiu um versículo diante dos meus olhos: “ Atos 3,47-52”.  Fui até o Pastor da minha congregação e pedi oração, mas não disse nada sobre o acontecido. Ele, no entanto começou a orar e a dizer tudo que eu tinha passado em meu quarto, ele teve a mesma visão sobre mim e ficou intercedendo.

Victor Viana: Sua esposa é brasileira, como vocês se conheceram?

Pr. Ousmane Barry: Eu  já era Pastor e ela missionária e eu pregava na missão onde ela estava. Ficamos amigos mais depois nossos caminhos se separaram e fui para uma cidade a 145 km da Capital e ela a outra cidade a 245km. Quatro anos depois ela perguntou por mim a um pastor amigo e ele pediu que ela orasse, pois eu ainda não havia me casado, ela achava que eu já estivesse casado.  Enviou-me uma mensagem por celular e eu respondi. Encontramos-nos e Deus fez o resto, e nos casamos no dia 11 de Julho de 2011 graças a Deus.

Victor Viana:  Quais são os trabalhos sociais desenvolvidos por sua igreja?

Pr. Ousmane Berry:  Estamos indo por todo o mundo na luta para levantar fundo para dar continuidade a implantação de igrejas com obras sociais no norte da África. Os trabalhos são de alfabetização e ensino profissionalizante como costura; marcenaria e mecânica.  Queremos abrir um poço para que o povo de Burkina Faso possa ter água limpa, pois eles bebem água de um grande buraco que enche quando chove. É água misturada a lama, que causa muitas doenças as pessoas, em especial crianças e idosos.

O Pastor Ousmane Berry e sua esposa a missionária Iara da Silva estiveram em Búzios até dia 28- segunda feira – e forma a outras missões em Petrópolis.  Estarão no Brasil até Janeiro do próximo ano. Contatos: iarafula@hotmail.com  - 024 9202-2245 ou 024 2245-4786 em Burkina o contato é 00226 7022 7437

Doações : Banco Bradesco
Ag: 1020-0
C.C 5278-7

Burkina Faso uma areá de conflitos 

Perseguição

Burkina Faso é um pais de maioria Mulçumana, os cristão lá residentes  são uma minoria, os Cristãos Coptas são uma presença milenar no local, já foram maioria religiosa mas com o avanço mulçumano hoje são uma minoria oprimida e impedida  de exercerem cargos públicos e outros direitos civis.  Com a chegada de missionários católicos romanos e evangélicos o numero de cristãos tem crescido novamente em Burkina Faso, mas as perseguições ainda ocorrem. Grupos extremistas tem ameaçado e até mesmo invadido igrejas e atacado missionários. O desafio dos cristãos neste país é  realizar o trabalho de evangelização somado ao combate a intolerância religiosa, buscar que cristãos e mulçumanos possam conviver em harmonia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário