terça-feira, 16 de julho de 2013

Cabo frio: “Sorriso Nota 10” chega às creches da Cidade

O projeto “Sorriso Nota 10”, da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, deu tão certo que agora será ampliado também para as Creches. Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE), o projeto que inicialmente atenderia apenas às turmas do 1º ao 5º Ano de escolaridade passará a atender as turmas de Creche e Educação Infantil já no próximo semestre.
O “Sorriso Nota 10” é um programa de Saúde Escolar Oral de abrangência nacional, que visa, através da parceria entre Educação e Saúde, utilizar métodos simples e de baixo custo para promover ações educativas e preventivas. Para isso, é feito um levantamento epidemiológico nas escolas para diagnosticar a situação da saúde bucal dos alunos e, assim, orientar o trabalho na Rede Municipal.
Dentre as diversas ações do projeto estão palestras para toda a comunidade escolar, campanhas de aplicação de flúor para os alunos, campanhas educativas de qualidade nutricional da alimentação escolar e incentivo de hábitos nutricionais saudáveis. Além disso, cada aluno recebe um kit de prevenção, contendo um tubo de creme dental, uma escova de dente e ainda um rolo de fio dental. Na entrega os alunos recebem orientações de como utilizar todo o material de forma correta.
De acordo com a Diretora do DEPAE, professora Patrícia Freitas, a ampliação do projeto foi, principalmente, para atender às solicitações dos gestores escolares e também dos familiares.
  É muito interessante como o trabalho com os pequenos surte efeito. Eles ficam espertos e levam os aprendizados para os lares. Muitas de nossas crianças conhecem o fio dental no “Sorriso Nota 10” e a partir daí passam a cobrar o material dos pais. Atentos a essas questões, gestores e pais começaram a sugerir a ampliação do projeto – explica a professora.
Ela conta ainda que a equipe precisou fazer alguns ajustes para agradar a esse público tão exigente.
 A equipe de dentistas agora usará fantoches para teatrinho sobre o tema saúde oral. Além disso, algumas brincadeiras foram elaboradas de acordo com a faixa etária. Tudo a fim de despertar a atenção da criançada para hábitos saudáveis e diminuir a incidência de cáries na população infantil – reforça.
Vale ressaltar que o projeto “Sorriso Nota 10” também está de acordo com a proposta pedagógica do atual Governo – Todos pela Educação, que visa unir forças entre todas as Secretarias em favor do Ensino. Para a secretária de Educação, professora Elenice Martins, a Educação não pode ser vista como um desafio de uma secretaria, mas sim como um compromisso de todos.
Algumas creches receberam a turma do “Sorriso Nota 10” ainda em julho e a resposta foi bastante positiva. Os pequenos saíram com as dicas dos dentistas na ponta da língua e se comprometeram a cuidar corretamente dos dentinhos e da alimentação. A agenda de visitas da galera do “Sorriso Nota 10” para agosto já está pronta. Confira:
Dias – Escolas Municipais
01 – Escola Municipal de Ed. Infantil do Pomar
06 – Escola Municipal José Bonifácio Ferreira Novellino
07 – Escola Municipal do Peró
08 – Creche Escola Municipal Prof.ª Elenice Martins
13 – Escola Municipal José Bonifácio Ferreira Novellino
14 – Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo
20 – Escola Municipal Themira Palmer
21 – Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo
22 – Escola Municipal Prof.ª Iara Coutinho Gomes
27 – Escola Municipal Paulo Burle
28 – Escola Municipal Maestro Rui Capdeville
29 – Escola Municipal Prof.ª Lair Dias Gago Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário