terça-feira, 16 de julho de 2013

Macaé: Prefeitura inaugura Casa dos Conselhos

Com o objetivo de fomentar a integração das diversas políticas públicas em defesa dos direitos humanos, integrar e melhor atender a população, a prefeitura inaugurou, nesta segunda-feira (15), a Casa dos Conselhos. No local vão funcionar os Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Assistência Social, Direitos da Mulher e Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. O Conselho dos Direitos do Idoso também deve se instalar no local futuramente.


A inauguração contou com a presença do vice-prefeito, Danilo Funke; da secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro; do gestor do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDDCA), Francisco Afonso Figueiredo; do presidente do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência, Paulo Sérgio Barcelos; da presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Zoraya Braz; da presidente do Conselho de Assistência Social, Altina Dantas; da presidente do Conselho Municipal Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zuíta Carvalho da Silva Gomes; da coordenadora da Casa dos Conselhos, Anete Souto Maior, entre outros. O Núcleo de Dança Portadores da Alegria participou da inauguração com duas apresentações.

- Estamos participando hoje aqui da inauguração de um espaço que por sua excelência é democrático. Sempre sonhamos com o fortalecimento dos conselhos. É fundamental que continuemos nesta linha. Todo conselheiro é mais do que um entusiasta que acredita na democracia e que as decisões do povo sejam sempre respeitadas – ressaltou o vice-prefeito de Macaé.

A secretária de Desenvolvimento Social ressaltou a importância dos Conselhos se instalarem no mesmo local.

- A ideia é que os conselhos se enriqueçam nesta caminhada conjunta, ocupando o mesmo espaço físico, respeitando as diferenças. Eles têm que ter autonomia, porque são mais a sociedade do que o governo – pontuou Ivânia Ribeiro.

Já a presidente do Conselho de Assistência Social lembrou a importância da participação dos conselheiros. “Estou há 17 anos na luta. Sem conselheiro não existe conselho. Através dos conselheiros é que a gente chega a algum lugar”, ressaltou Altina Dantas.

- Esse é um momento único de comemorarmos o fortalecimento do Conselho com a implantação desse espaço – disse o presidente do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência, Paulo Sérgio Barcelos.

A Casa dos Conselhos funciona na Rua Ari Schuler Pimentel, 25, no Centro, esquina com Rua Alfredo Backer, das 9h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário