terça-feira, 16 de julho de 2013

Rio das Ostras: Curso capacita a atender mulher vítima de violência


Cerca de 50 pessoas, entre servidores das secretarias de Saúde e Bem-Estar Social e integrantes da equipe da 128ª Delegacia de Polícia, participam nesta segunda-feira, dia 15, do curso de capacitação para atendimento às mulheres vítimas de violência. O curso, que aconteceu no auditório do Parque dos Pássaros, é mais uma parceria da Prefeitura e da Polícia Civil em prol da segurança das mulheres da cidade. O prefeito Sabino participou da abertura da solenidade ao lado do diretor do Departamento Geral da Polícia do Interior, José Renato Chernicharo, que representou a chefe da de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Martha Rocha. 

“O curso que está sendo realizado hoje é muito importante, mas precisamos avançar ainda mais. Estamos cumprindo uma série de compromissos assumidos junto à sociedade, entre esses a criação de uma estrutura para atender à mulher vítima da violência, que vai funcionar na Secretaria de Bem-Estar Social. Também conseguimos, junto ao Governo do Estado, a ampliação do espaço físico da 128ª DP, mas precisamos também de mais policiais. Por isso faço aqui um apelo ao diretor da Polícia do Interior para levar a nossa reivindicação de aumentar o número do efetivo da nossa delegacia”, afirmou Sabino. 

Segundo José Renato Chernicharo, diretor do Departamento Geral da Polícia do Interior, a Prefeitura de Rio das Ostras vem se destacando no desenvolvimento de ações voltadas para a segurança. “Tenho viajado por várias cidades e é difícil encontrar administradores preocupados com essa questão, com tanta vontade de colaborar e melhorar o atendimento às mulheres, reduzindo os índices de violência, como o prefeito Sabino”, afirmou Chernicharo. 

AÇÕES PERMANENTES – Desde o início da atual Administração Municipal, ações de combate à violência contra a mulher vêm sendo desenvolvidas, em parceria com o Governo do Estado e diferentes setores da sociedade. Representantes da Prefeitura participam de reuniões com grupos de discussão e trabalho, que possibilitaram a criação do Comitê Intersetorial de Articulação da Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência. Os gestores municipais também estiveram presentes na audiência pública sobre violência contra a mulher realizada na Câmara Municipal, no dia 20 de maio, com a presença da chefe da Polícia Civil, Martha Rocha. 

Durante o curso foi definida a próxima ação em prol da segurança feminina, desta vez em parceria com a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio. A iniciativa será um novo curso de capacitação, desse vez para atendimento às adolescentes vítimas de violência. A qualificação será ministrada por intermédio da Rama – Rede de Apoio à Mulher Adolescente e do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Uerj – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 

CURSO – Também estiveram presentes à solenidade de abertura do evento a coordenadora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Marcia Noeli; a delegada titular da 128ª DP, Carla Tavares; a superintendente da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio, Adriana Valle Mota; a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri e diretora da Casa da Mulher, Andréa Morata Montouro, representando a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos. 

O curso de capacitação tem entre seus instrutores Sânia Burlandi, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de São João de Meriti, abordando as legislações de proteção às vítimas de violência doméstica. A capacitação prossegue com o psicólogo Dario Córdova, falando das características da vítima depois de sofrer violência e o porquê da denúncia muitas vezes demorar a acontecer. Já a socióloga Adriana Valle Mota apresenta os centros de referência no atendimento às mulheres vítimas de violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário