segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cabo Frio: Associação de Hotéis e Turismo faz balanço negativo da temporada


Com o fim da alta temporada, os hoteleiros de Cabo Frio fazem a conta e constatam o óbvio: o turismo da cidade é de má qualidade!

Os números não mentem, a taxa de ocupação de Janeiro ficou apenas em 80%, enquanto a do Carnaval atingiu o pico de 85%, mesmos números da temporada anterior. Enquanto isso, o valor das diárias sofreu reajuste, em média, de apenas 3% à do ano passado, número este que não acompanha sequer o índice da inflação do mesmo período.
Mesmo com o grande número de visitantes que a cidade recebeu no verão, a maioria não estavam alojados nos meios de hospedagem, mas em casas de temporada, ou foram hospedados por parentes e amigos. Os turistas que optaram por se hospedar em hotéis e pousadas barganharam os valores das diárias, conseguindo descontos de até 10% sobre a tarifa. Segundo relata o Presidente da AHCF, Carlos Cunha: "Infelizmente os hotéis da cidade se prepararam para receber um turista qualificado, mas ao invés disso tivemos pessoas negociando tarifas e os hoteleiros tiveram que dar descontos ou ficarem vazios! De nada adianta os hotéis se reformarem e modernizarem, treinarem mão de obra e oferecerem diversos atrativos, se não temos de quem cobrar um valor justo pelos serviços prestados."
Além do mau tempo predominante na maior parte do verão, a falta de opções de lazer e passeios são os principais motivos apontados pelos hoteleiros para a baixa ocupação e faturamento. "Quando o tempo não ajuda, não temos para onde mandar os visitantes. Os pontos turísticos da cidade precisam urgentemente de melhorias", disse Carlos que continuou, "O turismo precisa ser repensado, não podemos ficar à mercê do sol e disputando desigualmente contra os meios de hospedagens ilegais. Necessitamos traçar estratégias que atraiam turistas de alta qualidade para Cabo Frio".
Outro fator interessante apontado na pesquisa da Associação de Hotéis é que o número de reservas de última hora aumentou consideravelmente do ano passado para este. São os chamados "turistas de balcão", ou seja, aqueles que chegam à cidade sem reserva prévia e buscam, de hotel em hotel, os melhores preços e condições. "Este turista não é o ideal para se trabalhar. É claro que não pode ser descartado, mas deve ser a opção dos hotéis apenas para completar as vagas que sobram. Normalmente, as reservas são feitas com antecedência, o que permite ao hotel se preparar melhor para o movimento. Isso sem contar o fato de que muitos hotéis ao terem um número grande de disponibilidades a serem preenchidas e pouca procura, abaixam consideravelmente o preço, o que resulta num verdadeiro leilão de vagas", declarou Carlos Cunha para encerrar com otimismo, "Com o advento dos mega eventos que se aproximam e o público corporativo que cada vez mais busca Cabo Frio, acreditamos que este novo ano tem tudo para ser melhor que o anterior. Vamos aguardar e torcer!".
Atenciosamente;
Equipe Associação de Hotéis de Cabo Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário