segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A UPP, suas particularidades e possíveis influências para a população


por Marcello Costa 

O que seria uma UPP? Você sabe? UPP significa Unidade de Polícia Pacificadora, tem como "objetivo" restaurar a segurança pública de um determinado local, antes dominado por facções, tráfico de drogas e bandidos.

Mas, é a UPP um projeto completo na sua opinião? Tem dado resultado? Bem, notamos que na Capital, as "UPPs" estão com grande aceitação junto a população, onde as mesmas tem sido tratadas como uma grande cartada do Governador Sérgio Cabral na "luta" pela eleição de seu sucessor ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, Vice Governador Luiz Fernando Pezão, contra seus possíveis principais candidatos, Anthony Garotinho (PR) e Senador Lindberg Farias (PT).

Mas, o que nas conversas informais se falam a respeito das mesmas? Tenho escutado e muito que as UPPs melhoraram o convívio nas áreas onde foram instaladas, que ajudaram a resgatar a segurança e dignidade da população que anteriormente vivia abalada com a presença do tráfico, mas tenho também escutado bastante, que a mesma irá acabar depois dos eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Qual é a sua opinião a respeito desse ponto? Bem, na "qualidade de escritor" e como esse post é para se refletir sobre o assunto, deixo aqui externada minha opinião a respeito da mesma: Acredito sim no Projeto UPP, acho que existem algumas lacunas a serem preenchidas para o sucesso total, como por exemplo atingir o social das comunidades carentes, antes dominadas pela atividade ilegal do tráfico e não acredito que as mesmas tenham "prazo de validade", como escutei muito por aí! Acho sim, que a UPP foi uma excelente ideia do atual Governo e muito bem planejada e executada pelo atual Secretário de Segurança do Estado Dr.José Mariano Beltrame e seus subordinados. 

Agora, falando um pouco sobre Mercado Imobiliário e traçando um comparativo junto à UPP, é fácil de se notar que a mesma teve direta ligação com o aumento dos preços dos imóveis onde foram implantadas, causando inclusive uma grande especulação imobiliária. Porém, nesse momento, os preços dos imóveis na Capital permanecem inalterados e estabilizados, com notável aumento em alguns bairros, onde essa estabilidade tem contribuído a retomar o aquecimento do referido mercado, aumentando assim, as vendas no setor. 

Essa semana que passou, dei uma rápida entrevista a uma rádio da Região dos Lagos, onde na mesma citei minha opinião pessoal a respeito da necessidade de implantação de uma UPP na Região ora mencionada, ajudando assim, possivelmente na redução dos índices de criminalidade no local. Comentei também, que é provável que meliantes possam estar migrando da Capital para o interior, com o objetivo de fugir da política da UPP e desta forma, ter "mais liberdade" para agir. Como sou frequentador assíduo da Região dos Lagos, gostaria e muito, que fosse colocado em pauta pelas nobres autoridades competentes de nosso Estado, uma UPP na Região e que a mesma seja planejada a curto prazo! 
A UPP, não deve ser tratada somente no aspecto político e sim com pensamento de trazer para a população segurança e tranquilidade, o aspecto político vem agregado a mesma e não deve ser priorizado quando da verificação de necessidade de implantação, em uma determinada Região.
Bem amigos leitores, o tema é interessante de ser debatido e acima de tudo, de extrema importância para a comunidade e população. Portanto, façamos nossas reflexões, ponderações e possamos colaborar sempre em prol da coletividade de todos, pensando sempre em nossos semelhantes, familiares e amigos, afinal de contas, estamos aqui para servir ao próximo,  não é esse o pensamento? 


Marcello Costa
Diretor Comercial Grupo MRT
Corretor de Imóveis
Perito Judicial Imobiliário
Perito Judicial Grafotécnico
Conciliador -TJ/RJ - Lei 9.099/95
Árbitro Jurídico - Lei nº9307/96 
Creci/RJ nº 46724 - Conpej nº 01.00.1360 
8ª Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem nº 210.321-604
Premiado com Prêmio Quality Gold - Atendimento Diferenciado!

"Marcello Costa é Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ no IX Juizado Especial Cível da Comarca do RJ e do III Juizado Especial Cível da Comarca de Niterói (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário