segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Rio das Ostras: Prefeitura combate à dengue


Trabalho recebe reforço do carro fumacê que já está circulando pelos bairros


A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realizou nesta quarta-feira, dia 16, o dia “D” combate a dengue em Nova Esperança. Um verdadeiro batalhão, reunindo cerca de 250 agentes de saúde e cerca de 10 pessoas da Defesa Civil, foi convocado para atuar em aproximadamente 3 mil e 200 imóveis cadastrados na localidade. O trabalho agora conta também com o carro “fumacê” que vai percorrer todo o município. Até o final do dia, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Andreia Bellei apresentou um resultado parcial onde foram detectados cerca de 80 focos do mosquito nas residências visitadas.
O município de Rio das Ostras tem notificado, até a presente data, 184 casos da doença. Andreia Bellei destacou que os trabalhos foram iniciados em Nova Esperança, devido ter sido constado a maior incidência dos focos. Dos casos suspeitos no município, 52 se concentram nesta localidade.
Nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, as equipes estarão atuando no Centro. No sábado, dia 19, o mutirão acontece no Jardim Marilea. Os trabalhos serão feitos em todo o município, considerando que esta é uma grande preocupação da atual Administração Municipal, destacou a subsecretária em Vigilância em Saúde.
Para reforçar os trabalhos de combate aos focos do mosquito, as equipes começaram a contar com um reforço do carro fumacê, que passa a circular nos bairros, geralmente no final do dia e durante a madrugada. Nesta quinta-feira, o carro fumacê, para bloqueio da transmissão da doença, acontecerá em Cidade Praiana e, na sexta, no  Âncora. Já no sábado, o trabalho será feito no Âncora e Claudio Ribeiro, sempre de forma criteriosa e seguindo as estatísticas apontadas pelo mapa de risco, destacando as localidades com maior índice de infestação. Essa determinação também tem como base uma preocupação ambiental, evitando assim, o uso desnecessário de inseticida.
Monitora Dengue - O projeto Monitora Dengue foi lançado pelo Governo do Rio de Janeiro nesta terça-feira (15), em evento no Palácio Guanabara, com o objetivo de garantir que os municípios consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito. A ação consiste na distribuição de smartphones aos agentes municipais para fazer o preenchimento de informações sobre os locais visitados e a situação dos domicílios e, assim, georreferenciá-los.
O Rio de Janeiro é o primeiro local do país a utilizar em escala estadual um sistema de captação de dados em tempo real no combate à dengue. A tecnologia deve auxiliar na elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para as ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade.
Prefeitos e secretários municipais de Saúde de todo o estado foram convidados para o evento. O secretário de Saúde de Rio das Ostras esteve presente, juntamente com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Andreia Bellei, e conheceram de perto as ações Rio Contra Dengue 2013, incluindo a campanha 10 Minutos Contra a Dengue, tom de alerta para governos e população para evitar uma epidemia da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário