terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Espaço Movement - Pilates conquista os homens


Por Ronaldo Ferreira

O Pilates tem recebido grande destaque principalmente por praticantes do sexo masculino. O método foi criado para homens, mas até a década passada havia maior número de praticantes do sexo feminino.
A busca cada vez maior pela melhoria da qualidade de vida, equilíbrio mental e físico, além de proporcionar definição muscular intensa no abdômen, as aulas que duram cerca de 60 minutos é um ótimo exercício a ser associado à musculação ou corrida, pois define e fortalece a musculatura de todo o corpo, além de prevenir lesões e promover maior amplitude de movimento nas articulações.
Muitos praticantes acabam substituindo a musculação pelo Pilates devido a falta de tempo e dedicação à modalidade desde quando seu objetivo não seja a hipertrofia.
Os benefícios começam a aparecer por volta de 8 a 12 aulas quando as coxas e abdômen começam a desenhar a musculatura e a consciência corporal adquirida nas aulas passam a ser automáticas na preocupação com a postura na frente do espelho ou até sentado no trabalho.
Um dos grandes motivos dos homens procurarem o Pilates também é por problemas de reabilitação e a causa mais frequente é a lombalgia (dor na região da coluna lombar). Os casos de lombalgia tem grandes resultados desde que o paciente tenha regularidade nas aulas, a dor geralmente cessa em 80% dos casos sem uso de analgésicos e anti-inflamatórios, o que faz o paciente continuar no Pilates e a incluí-lo na sua vida como atividade regular.
Entre os benefícios está o combate ao stress, já que a respiração ensinada e praticada nas aulas causam tranquilidade e relaxamento.
A maior curiosidade nas primeiras aulas é saber se o Pilates emagrece. A prática não é um exercício aeróbico e por isso não tem um alto gasto calórico (300 calorias perdidas em média por aula) mas contribui para a manutenção do peso, o que já aumenta a auto estima.
Vale lembrar que para os homens que querem substituir o Pilates pela musculação , o instrutor deve otimizar os membros superiores e abdômen desafiando a resistência e força muscular. As aulas são bastante dinâmicas e contam com aparelhos modernos, molas e alavancas que dificultam o trabalho e execução dos exercícios.

Pilates é no Espaço Movement - 2623-6732




Av. José Bento Ribeiro Dantas, 3056

Manguinhos - Armação dos Búzios / RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário