terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cabo frio: Secretaria de Saúde de Cabo Frio investe na capacitação dos profissionais


Cardiologistas renomados ministraram palestras sobre o protocolo de atendimento das Unidades de Dor Torácica

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio realizou na manhã do último sábado (23/2), um encontro para a implantação das Unidades de Dor Torácica (UDT) nas emergências municipais. O evento contou com a participação do secretário de Saúde, Dr. Demócrito Jonathas Azevedo, do subsecretário de Saúde, Dr. Carlos Alberto Barrozo, além de diretores de hospitais, enfermeiros e médicos da Rede Municipal de Saúde.
O encontro foi considerado um passo muito importante para a implantação das Unidades de Dor Torácica nas emergências municipais. Segundo o Prof. Dr. Fernando Sant’Anna, um dos médicos palestrantes do encontro, a implantação da unidade é de extrema importância para o atendimento eficiente aos pacientes.
- O Protocolo de Dor Torácica é um procedimento simples, que não demanda equipamentos nem máquinas, mas sim, profissionais capacitados a prestar um atendimento eficiente. Ao ser adotado, ajuda a salva muitas vidas, evitando que um paciente que esteja quase enfartando, seja liberado para casa. Ao mesmo tempo em que evita que uma pessoa que não tenha uma dor anginosa, ocupe o leito de um hospital sem necessidade – afirmou o doutor.
As palestras foram ministradas por três renomados médicos cardiologistas. A Dra. Daniela Cook, médica rotina da Unidade de Emergência do Hospital Pró-Cardíaco, falou sobre o tema “Dor torácica na Sala de Emergência: experiência do Hospital Pró-Cardíaco”. O Prof. Dr. Fernando Sant’Anna, Chefe do Serviço de Hemodinâmica da Clínica Santa Helena, apresentou o tema “Uma nova realidade: angioplastia primária para todos”. Já o tema “Síndrome coronariana aguda sem elevação de ST: estratificação e tratamento” foi ministrado pelo Dr. Roberto Espocartte, Coordenador Médico da Unidade Coronariana do Hospital Pró-Cardíaco.
O subsecretário de Saúde, Dr. Carlos Alberto Barrozo afirmou que a capacitação dos profissionais de saúde será constante.
- Essa foi a primeira de muitas outras palestras e oficinas que traremos para os nossos profissionais de saúde. A capacitação deles é muito importante para a Saúde de excelência que queremos para Cabo Frio, declarou o subsecretário.
Sobre as Unidades de Dor Torácica (UDT):
As  unidades de dor torácica são  serviços especializados no diagnóstico e tratamento da doença arterial coronariana em sua forma aguda, ou seja, a angina do peito instável ou infarto do miocárdio (ataque cardíaco).

Essas unidades têm os seguintes objetivos: evitar uma liberação inapropriada de um paciente que apresenta alguma queixa, em geral, dor torácica, associada ao quadro clínico da angina do peito ou do infarto do miocárdio; diminuir a demora no atendimento desses pacientes dentro do hospital e, por fim, educar a população em geral sobre os sintomas de um ataque cardíaco, seus riscos e a necessidade de um pronto atendimento.

Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Ari dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário