sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cabo frio: Especialização e profissionalização para acompanhar o crescimento de Cabo Frio


Turismo firma parceria visando à qualificação profissional na cidade

Aprimorar o mercado de trabalho na área de turismo foi o foco da reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20/2) entre representantes da secretaria de Turismo de Cabo Frio e a coordenadora do curso de Turismo da UVA (Universidade Veiga de Almeida), profª Adriana Braga, quando aproveitaram para estreitar a parceria existente e divulgar o vestibular que ocorrerá no próximo dia 24/2, domingo, às 9h da manhã. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.uva.br.
Adriana lembrou que o curso de Bacharelado em turismo, prepara o aluno para atuar em hotéis, pousadas, aeroportos, companhia aérea, bares, restaurantes, parques temáticos, eventos, secretarias de turismo, centros de convenções e amplia a capacidade profissional para a gestão e administração.
- O curso acontece em três anos e está sendo oferecido em horário noturno, não tendo aula nas sextas feiras à noite. O aluno pode utilizar o FIES para financiar o curso e pode cursar devagar se tiver qualquer dificuldade.
Na ocasião, discutiram o leque de atividades que podem ser desenvolvidas pelos profissionais, a empregabilidade do setor e as oportunidades que podem ser exploradas na região da Costa do Sol.
 A turismóloga Vanina Navega defendeu a importância do curso de Turismo por ser “formador de mão de obra especializada para o trade turístico, atualmente, único existente na região da Costa do Sol”.
- É necessário que o trade perceba a necessidade dessa formação para profissionalizar a atividade turística. O profissional de turismo tem entre suas prerrogativas planejar os serviços e infra-estrutura para receber o turismo de maneira estruturada e assim fomentar o desenvolvimento social e econômico da localidade. Esse conhecimento técnico a universidade propicia – afirma Vanina.
De acordo com a coordenadora do curso de Turismo, a oportunidade de emprego é garantida na área. Segundo ela existem hoje, 65 vagas aguardando profissionais qualificados para trabalhar. 
- A empregabilidade é imediata. Existem inúmeras oportunidades e a melhor vertente é você quem vai escolher, estimulou a professora ao falar de segmentos, desde os mais tradicionais, como hotelaria, agências e operadoras de turismo, atividades mais especializadas, como companhias aéreas e cruzeiros marítimos, e, com a regularização da profissão, as vagas que surgirão em concursos públicos. Os grandes eventos como a Copa do mundo e as Olimpíadas estão gerando a necessidade de mão-de-obra especializada e não há profissionais em número suficiente para atender a essa demanda – ressaltou, acrescentando que há, inclusive, um nicho para o treinamento e aperfeiçoamento do pessoal que já trabalha na área. Em Cabo Frio, Adriana destacou novos investimentos anunciados recentemente, como, por exemplo, o Centro de Convenções do município, que vão exigir profissionais habilitados.
Os turismólogos da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira e Willian Bruce, também participaram da discussão.
Texto e fotos: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário